Fanpage no Facebook: motivos para ter e como criar uma fanpage

1/6/2018

Fanpage no Facebook: motivos para ter e como criar uma fanpage

Sabe aquelas páginas que você se identifica e vive curtindo no facebook? Pois é, estas páginas são as nossas queridas fanpages, e podemos encontrar de tudo nessas páginas.

O que muitos empreendedores ainda não sabem é que as fanpages podem ser um excelente recurso de propagação de conteúdo, assim como é uma plataforma eficaz para gerar ainda mais vendas.

Quem tem uma fanpage consegue fazer anúncios, promover post, criar eventos e tudo com a possibilidade de mensuração de cada uma destas atividades. No final das contas acaba sendo um investimento vantajoso para os negócios.

Leia também: Facebook: como impulsionar seu negócio através dessa rede social

Então, o que exatamente é uma fanpage no Facebook?

Uma fanpage é uma página criada dentro do Facebook feita exclusivamente para ser um canal de comunicação com “fãs” dentro da rede social. Diferente dos perfis comuns, as fanpages é o espaço reservado para pessoas que tem interesse em determinado assunto, marca, causas ou personalidades.

Em outras palavras são as pessoas que decidem se seguirão a página ou não, para isso as mensagens transmitidas dentro da fanpage precisa ir de encontro com o público-alvo de maneira inteligente.

Para as empresas esta é sem sombra de dúvidas uma jogada de mestre. A partir do momento que o empreendedor conhece seu público e como alcançá-lo as fanpages se tornar uma ferramenta de marketing digital extremamente eficaz para determinados fins.

Ainda é muito comum vermos enquanto assistimos uma programação os famosos comerciais de TV. Hoje é possível alcançar muito mais pessoas, de forma certeira, com gastos mínimos e sem incomodar ninguém através da internet. Amém!

As fanpages também são uma mão na roda quanto a isso. É como se você tivesse o seu próprio espaço, assim como em outros canais como TV, jornal ou rádio, só que bem mais eficiente e talvez umas “1.000 vezes” mais barato.

Como criar uma fanpage no Facebook

Vamos ao que interessa. Afinal, é muito difícil ter uma fanpage no Facebook?

Acredite, falando em termos bem informais se bobear seu sobrinho mais novo pode dar um show nesse quesito.

Agora, se tratando em termos comerciais, a coisa muda de figura, porque assim como todas as estratégias inseridas no mercado, essa não é diferente. O problema não está em criar a página e sim em saber administrá-la, manter as frequências de posts, e sempre fazer as análises que a fanpage disponibiliza em números.

Se você nunca criou uma página no Facebook, vamos dar o tutorial para você criar já, sem precisar pedir a ajuda do sobrinho.

Não deixe de ler: Quanto custa anunciar no Facebook

Passo 1: Selecionando a categoria

Antes de qualquer coisa você vai precisar acessar o seguinte link http://www.facebook.com/pages/create.php.

E aqui tudo começa a acontecer, você precisa escolher o tipo de página que você deseja criar. As opções são:

  • Negócios locais ou local: você pode escolher essa opção se você possui um negócio de pequeno porte com abrangência local, como uma farmácia ou uma padaria, por exemplo. Importante! Se você possui um empresa pequena não utilize este. Use a categoria à seguir.
  • Empresa, organização ou instituição: independente do tamanho da sua empresa, essa seria a melhor opção para criar sua fanpage.
  • Marca ou produto: se sua empresa deseja divulgar um produto ou uma marca específicos, selecione essa categoria para criar uma fanpage exclusivamente para este fim. É uma opção interessante se sua empresa possui uma grande variedade de produtos.
  • Artista, banda ou figura pública: a menos que você tenha uma banda, ou seja um artista, pode descartar essa categoria.
  • Entretenimento: esta é uma categoria para estabelecimentos como casa de shows ou um canal de TV, por exemplo.
  • Causa ou comunidade: possui uma ONG ou gostaria que seu público lhe apoiasse em uma causa, então essa é uma excelente forma de começar a divulgar.

Passo 2: Personalize a sua fanpage

Após escolher a categoria que se encaixa melhor é hora de personalizar a sua fanpage no Facebook.

Sobre

Aqui é a parte que você precisa atrair seu público. Fale sobre o que se trata a página, e qual é o seu principal objetivo.

Criar uma boa descrição é importante, assim como adicionar o endereço do seu site, para que se possa alcançar uma boa classificação nas buscas.

Não esqueça de personalizar a URL da sua fanpage.

Foto do Perfil (Avatar)

As imagens falam bem mais do que mil palavras. Seguindo este conceito, pense em uma imagem que represente o seu negócio. O mais comum é utilizar o logotipo da marca para chamar mais atenção e fixar imagem na mente dos seus consumidores.

Adicione aos favoritos

Essa é uma opção não necessária, mas muito importante no quesito praticidade. Para que você possa acessar sua página com facilidade, o Facebook te dá a opção de incluí-la em seus favoritos.

Público preferido para a página

A mágica acontece aqui, quando você começa a definir o seu público. Isto irá facilitar para que sua fanpage apareça para as pessoas certas. Use a sua persona para poder definir bem os dados dentro da página.

Assim que concluir você já estará pronto para começar a chamar os amigos e divulgar sua fanpage.

Para complementar, leia nosso artigo para você fazer sucesso nos posts do facebook: Conteúdos que fazem sucesso no Facebook

Fanpage no Facebook: considerações finais

Todos os canais de divulgação que podem gerar mais visualizações, leads e vendas para o seu negócio são uma excelente pedida.

Além da fanpage ser uma opção muito prática, ela também é gratuita e você só aplica em valores a quantia que você achar por bem em seus anúncios.

Então não perca a chance de aumentar sua rede de seguidores, e propagar sua marca de forma eficaz para todo mundo.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando.

Já pode começar.

Boa sorte e até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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