5 minutos

FAQPage: conheça a funcionalidade dessa estratégia de Branding SEO

O nome pode até assustar, mas não se preocupe. FAQPage (ou FAQ Page) nada mais é que uma função do Google onde é exibida uma caixa de perguntas e respostas, aos moldes de uma FAQ (Frequently Asked Questions), que traduzido para o português significa
FAQPage: conheça a funcionalidade dessa estratégia de Branding SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

O nome pode até assustar, mas não se preocupe. FAQPage (ou FAQ Page) nada mais é que uma função do Google onde é exibida uma caixa de perguntas e respostas, aos moldes de uma FAQ (Frequently Asked Questions), que traduzido para o português significa Perguntas Mais Frequentes. Hoje em dia, implementar a FAQ Page é considerada uma das oportunidades de curto prazo com foco em Branding SEO.

O que é FAQ Page?

FAQ Page tem como função trazer, para determinadas consultas de busca, uma orientação com perguntas e respostas clicáveis e que são auto suficientes.

Na prática, a FAQ Page atua como um dado estruturado para gerar Rich Snippet, no formato do Schema.org. Com isso, o objetivo do Google é melhorar a experiência do usuário, sem que seja necessário tirá-lo das páginas de resultado de busca (SERP).

Para marcas, negócios que atuam na internet, ajuda a agregar valor e gerar autoridade de domínio. Além de tornar seus resultados mais clicáveis, a FAQ Page tende a aumentar o CTR, ou seja, é uma excelente estratégia de SEO para Branding.

Considerada uma das grandes inovações do Google, a FAQPage se tornou central para desenvolver melhorias na experiência do usuário. Veja seus principais benefícios:

Inovação: todas as marcas devem participar das inovações do mercado, e assim melhorar a sua percepção, agregando novas perspectivas de negócio, junto ao público.

Experiência do Consumidor: no marketing, sobretudo atualmente, as principais missões estão em pensar na Experiência do Consumidor (Customer Experience, “CX”). Aqui, o Google é um dos principais aliados diários do consumidor moderno.

Criar Snippets mais Atrativos: Snippets, se você ainda não sabe, é o formato de como uma página aparece nos resultados de busca. Reconhecendo a importância de uma FAQPage, o espaço ocupado aumenta mais do que 100%.

Aumento de CTR: a regra é clara, resultados mais atrativos geram maior atenção e, dessa maneira, maior probabilidade de cliques.

Mais tráfego: seguindo essa linha, como desdobramento do aumento de CTR (Taxa de Clique), há chances de haver um recebimento maior na quantidade de tráfego. 

FAQPage realmente vale a pena? E se eu perder cliques?

Antes de qualquer outra reação, mantenha a calma. O mais importante é ter paciência para sentir como as estratégias aplicadas são sentidas por seu negócio. Dessa maneira, ainda é muito cedo para dizer qual o impacto real que a FAQPage poderá gerar ao seu negócio. 

O que vale é compreender que o medo que muitas pessoas têm em implementar esta solução, certamente está relacionado ao pavor (com razão) de perda de tráfego, afinal, o usuário terá sua dúvida respondida na própria SERP.

Penso o seguinte sobre isso: mesmo que haja perda de cliques, isso seria um processo irreversível, e fato é que o site só perderia o clique desqualificado. Afinal, são usuários que apenas queriam uma informação, por outro lado, os cliques qualificados seguem. 

Nesse sentido, gosto de falar que é sempre bom implementar novidades e ser pioneiro neste movimento. Visionários, líderes, estão sempre à frente do seu tempo. 

Como implementar e testar

Implementar FAQ Page corresponde a detalhes centralmente técnicos, além disso, recomendamos que nas ligações externas estejam presentes para consulta documentação  de FAQ Page do Schema.org. 

Vamos lá, sendo assim, acreditamos que a melhor maneira, mais fácil e prática, de implementar é diretamente no HTML, sem edição de <heads>.</heads>

O código que criamos, e vamos mostrar abaixo, poderá ser utilizado por você através da cópia, feito isso, basta editar conforme seus objetivos de negócio.

FAQ Page Snippet: acreditamos como meio mais prático a implementação diretamente no <body>, com o código abaixo,  é possível que o processo seja feito inclusive numa página HTML. Observe: </body>

<div itemscope="””" itemtype="”https://schema.org/FAQPage”" class="”faq" wrapper”=""></div>

<div itemscope="" itemprop="”mainEntity”" itemtype="”https://schema.org/Question”"></div>

<h3 itemprop="”name”">O que é FAQPage?</h3>

<div itemscope="" itemprop="”acceptedAnswer”" itemtype="”https://schema.org/Answer”"></div>

<div itemprop="”text”"></div>

Aqui, trata-se de um Rich Snippet de Perguntas Freqüentes, ele auxilia o Google a indexar melhor a informação da página. Há casos em que a FAQ poderá ser exibida nos resultados do Google, no formato de acordeão:

<a href="“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/”"><strong>Clique para saber mais!</strong></a>

<div itemscope="" itemprop="”mainEntity”" itemtype="”https://schema.org/Question”"></div>

<h3 itemprop="”name”"></h3>Quais as vantagens da FAQPage?

<div itemscope="" itemprop="”acceptedAnswer”" itemtype="”https://schema.org/Answer”"></div>

<div itemprop="”text”">A FAQ Page tem sido uma das grandes inovações do Google, considerada um marco na internet, seu objetivo é </div>melhorar a experiência do usuário. São muitos benefícios: além de gerar inovação, melhorar a experiência do consumidor, gerar aumento de CTR e aumentar cliques.

<a href="“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/#post_h2_vantagens”"><strong>Clique para saber mais sobre SEO!</strong></a>

<div itemscope="" itemprop="”mainEntity”" itemtype="”https://schema.org/Question”"></div>

<h3 itemprop="”name”">Quais resultados posso esperar?</h3>

<div itemscope="" itemprop="”acceptedAnswer”" itemtype="”https://schema.org/Answer”"></div>

<div itemprop="”text”"></div>

Os impactos não podem ser sentidos agora, ainda é cedo. Porém, nós conseguimos um aumento de CTR ao utilizar a FAQPage <a href="“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/#post_h2_resultados”"><strong>Clique para saber mais sobre SEO!</strong></a>

<div itemscope="" itemprop="”mainEntity”" itemtype="”https://schema.org/Question”"></div>

<h3 itemprop="”name”">Como implementar FAQ Page?</h3>

<div itemscope="" itemprop="”acceptedAnswer”" itemtype="”https://schema.org/Answer”"></div>

<div itemprop="”text”"></div>

Explicamos tudo em nosso artigo! Aproveite e descubra as diversas formas de implementar. <a href="“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/#post_h2_implementar”"><strong>Clique para saber mais!</strong></a>

 

Prontinho! Você pode até utilizar esse código e realizar as alterações necessárias para otimizar o SEO. Não se esqueça que a WebPeak reúne soluções a partir de ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco



Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager