SEO

FAQPage: conheça a funcionalidade dessa estratégia de Branding SEO

14
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

O nome pode até assustar, mas não se preocupe. FAQPage (ou FAQ Page) nada mais é que uma função do Google onde é exibida uma caixa de perguntas e respostas, aos moldes de uma FAQ (Frequently Asked Questions), que traduzido para o português significa Perguntas Mais Frequentes. Hoje em dia, implementar a FAQ Page é considerada uma das oportunidades de curto prazo com foco em Branding SEO.

O que é FAQ Page?

FAQ Page tem como função trazer, para determinadas consultas de busca, uma orientação com perguntas e respostas clicáveis e que são auto suficientes.

Na prática, a FAQ Page atua como um dado estruturado para gerar Rich Snippet, no formato do Schema.org. Com isso, o objetivo do Google é melhorar a experiência do usuário, sem que seja necessário tirá-lo das páginas de resultado de busca (SERP).

Para marcas, negócios que atuam na internet, ajuda a agregar valor e gerar autoridade de domínio. Além de tornar seus resultados mais clicáveis, a FAQ Page tende a aumentar o CTR, ou seja, é uma excelente estratégia de SEO para Branding.

Considerada uma das grandes inovações do Google, a FAQPage se tornou central para desenvolver melhorias na experiência do usuário. Veja seus principais benefícios:

Inovação: todas as marcas devem participar das inovações do mercado, e assim melhorar a sua percepção, agregando novas perspectivas de negócio, junto ao público.

Experiência do Consumidor: no marketing, sobretudo atualmente, as principais missões estão em pensar na Experiência do Consumidor (Customer Experience, “CX”). Aqui, o Google é um dos principais aliados diários do consumidor moderno.

Criar Snippets mais Atrativos: Snippets, se você ainda não sabe, é o formato de como uma página aparece nos resultados de busca. Reconhecendo a importância de uma FAQPage, o espaço ocupado aumenta mais do que 100%.

Aumento de CTR: a regra é clara, resultados mais atrativos geram maior atenção e, dessa maneira, maior probabilidade de cliques.

Mais tráfego: seguindo essa linha, como desdobramento do aumento de CTR (Taxa de Clique), há chances de haver um recebimento maior na quantidade de tráfego. 

FAQPage realmente vale a pena? E se eu perder cliques?

Antes de qualquer outra reação, mantenha a calma. O mais importante é ter paciência para sentir como as estratégias aplicadas são sentidas por seu negócio. Dessa maneira, ainda é muito cedo para dizer qual o impacto real que a FAQPage poderá gerar ao seu negócio. 

O que vale é compreender que o medo que muitas pessoas têm em implementar esta solução, certamente está relacionado ao pavor (com razão) de perda de tráfego, afinal, o usuário terá sua dúvida respondida na própria SERP.

Penso o seguinte sobre isso: mesmo que haja perda de cliques, isso seria um processo irreversível, e fato é que o site só perderia o clique desqualificado. Afinal, são usuários que apenas queriam uma informação, por outro lado, os cliques qualificados seguem. 

Nesse sentido, gosto de falar que é sempre bom implementar novidades e ser pioneiro neste movimento. Visionários, líderes, estão sempre à frente do seu tempo. 

Como implementar e testar

Implementar FAQ Page corresponde a detalhes centralmente técnicos, além disso, recomendamos que nas ligações externas estejam presentes para consulta documentação  de FAQ Page do Schema.org. 

Vamos lá, sendo assim, acreditamos que a melhor maneira, mais fácil e prática, de implementar é diretamente no HTML, sem edição de <heads>.

O código que criamos, e vamos mostrar abaixo, poderá ser utilizado por você através da cópia, feito isso, basta editar conforme seus objetivos de negócio.

FAQ Page Snippet: acreditamos como meio mais prático a implementação diretamente no <body>, com o código abaixo,  é possível que o processo seja feito inclusive numa página HTML. Observe: 

<div itemscope=”” itemtype=”https://schema.org/FAQPage” class=”faq wrapper”>

<div itemscope itemprop=”mainEntity” itemtype=”https://schema.org/Question”>

<h3 itemprop=”name”>O que é FAQPage?</h3>

<div itemscope itemprop=”acceptedAnswer” itemtype=”https://schema.org/Answer”>

<div itemprop=”text”>

Aqui, trata-se de um Rich Snippet de Perguntas Freqüentes, ele auxilia o Google a indexar melhor a informação da página. Há casos em que a FAQ poderá ser exibida nos resultados do Google, no formato de acordeão:

<a href=“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/”><strong>Clique para saber mais!</strong></a>

</div>

</div>

</div>

<div itemscope itemprop=”mainEntity” itemtype=”https://schema.org/Question”>

<h3 itemprop=”name”>Quais as vantagens da FAQPage?</h3>

<div itemscope itemprop=”acceptedAnswer” itemtype=”https://schema.org/Answer”>

<div itemprop=”text”>A FAQ Page tem sido uma das grandes inovações do Google, considerada um marco na internet, seu objetivo é melhorar a experiência do usuário. São muitos benefícios: além de gerar inovação, melhorar a experiência do consumidor, gerar aumento de CTR e aumentar cliques.

<a href=“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/#post_h2_vantagens”><strong>Clique para saber mais sobre SEO!</strong></a>

</div>

</div>

</div>

<div itemscope itemprop=”mainEntity” itemtype=”https://schema.org/Question”>

<h3 itemprop=”name”>Quais resultados posso esperar?</h3>

<div itemscope itemprop=”acceptedAnswer” itemtype=”https://schema.org/Answer”>

<div itemprop=”text”>

Os impactos não podem ser sentidos agora, ainda é cedo. Porém, nós conseguimos um aumento de CTR ao utilizar a FAQPage <a href=“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/#post_h2_resultados”><strong>Clique para saber mais sobre SEO!</strong></a>

</div>

</div>

</div>

<div itemscope itemprop=”mainEntity” itemtype=”https://schema.org/Question”>

<h3 itemprop=”name”>Como implementar FAQ Page?</h3>

<div itemscope itemprop=”acceptedAnswer” itemtype=”https://schema.org/Answer”>

<div itemprop=”text”>

Explicamos tudo em nosso artigo! Aproveite e descubra as diversas formas de implementar. <a href=“https://www.webpeak.com.br/blog/faqpage/#post_h2_implementar”><strong>Clique para saber mais!</strong></a>

</div>

</div>

</div>

</div>

</div> 

Prontinho! Você pode até utilizar esse código e realizar as alterações necessárias para otimizar o SEO. Não se esqueça que a WebPeak reúne soluções a partir de ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco



Últimas Postagens WebPeak

SEO

Intenção de busca: entenda a importância deste fator de ranqueamento

SEO

Entenda como aplicar SEO On-Page: otimizar páginas com eficiência

E-Commerce

WebPeak informa: as melhores práticas para e-commerce

SEO

Taxa de rejeição: como medir e ampliar os resultados