Plataforma de E-commerce

Fazer SEO na Nuvem Shop é bom?

14
Jan
2021

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Se você já possui uma loja virtual na Nuvem Shop, chegou a hora de configurar o seu e-commerce para aparecer no Google de forma orgânica. Não precisa se preocupar, o processo é bem simples. Mas é necessário praticar um exercício que deve ser feito sempre para tudo em sua loja.

O que o seu cliente busca? Como ele encontrará o que necessita dentro da sua loja virtual? Quais são as palavras que ele mais utiliza para encontrar os produtos?

Com tudo bem estruturado, é importante saber que existem duas formas de fazer SEO na plataforma. Se você quer saber se o Nuvem Shop é bom, precisa aplicar antes o seguinte:

  • SEO externo - quando outros sites estão falando ou interagindo com a sua loja. Por isso, é necessário que outras lojas insiram links que direcionem para seu e-commerce. Pode até ser um blog criado por você, uma publicação em uma página ou perfil nas redes sociais, tudo o que gerar links externos, comentários e acessos para sua loja;
  • SEO interno -  é a configuração feita nos códigos da sua loja, nos nomes dos produtos, páginas, categorias etc.

Uma grande vantagem é que a Nuvem Shop já é otimizada para o SEO, não tem a necessidade de acessar os código internos da sua loja para fazer essas configurações. A única coisa que será necessário fazer é pensar bem nos títulos e descrições dos produtos, páginas e categorias para que as otimizações da ferramenta possam surtir melhor efeito.

Vamos te dar algumas dicas importantes de como fazer SEO para você configurar sua loja e aparecer entre os primeiros no Google. São exatamente 4 etapas que farão toda diferença:

  1. Nome do Domínio
  2. SEO da Página inicial
  3. SEO das Categorias
  4. SEO dos Produtos

Confira!

Nome do domínio

Primeiramente, é necessário ter um domínio que seja fácil de pesquisar e memorável. A maioria das pessoas tende a escolher nomes pessoais para suas marcas, e acabam fazendo um domínio igual, mas isso não é recomendado. O mais indicado é usar palavras-chaves que as pessoas irão pesquisar para encontrar seus produtos.

Fora isso, seu domínio precisa ser fácil de encontrar. Resumindo: o buscador precisa associá-lo ao que o consumidor buscou. Caso tenha uma marca de sapatos chamada "Ana Rosa", por exemplo, existem mais chances que um domínio como "anarosasapatos.com.br" tenha mais visitas do que "anarosa.com.br". 

Importante: Mantenha o domínio curto, descritivo e fácil de ler e escrever. 

Fazer SEO: Página inicial

Em primeiro lugar, para fazer SEO, é necessário acessar o painel de administração da sua loja e seguir pelo caminho Minha conta > Dados do meu negócio. Quando abrir a tela, altere os dados campos: Nome da sua loja e Breve descrição do seu negócio.

  • Nome da sua loja: 70 caracteres, no máximo.
  • Breve descrição do seu negócio: 156 caracteres.

Depois que escolher um nome e um título, selecione "Utilizar o nome e a descrição do negócio para o SEO da loja".

Assim que selecionar essa opção, o Google irá considerar as informações que você acabou de configurar, assim não irá considerar a descrição padrão da Nuvem Shop. Não se esqueça de clicar em "Salvar as alterações" quando tiver acabado de editar. 

Leia também: Fortaleça sua presença digital com o SEO

Fazer SEO: Categorias

Antes de começar a discorrer sobre fazer SEO nas categorias, é necessário compreender que cada categoria criada na loja é uma página diferente na Internet, e mais uma oportunidade do seu site ser encontrado pelos mecanismos de busca. Por isso, é fundamental seguir as estratégias descritas acima para também editar as categorias da loja.

Na sequência, clique sobre a categoria que deseja modificar e, do lado direito, no símbolo de editar que é representado por uma engrenagem.

Na tela seguinte, estarão disponíveis os campos Título para SEO e Descrição para SEO. Basta aplicar as mesmas estratégias aplicadas no nome da loja e na descrição do seu e-commerce para preencher esses dois.

Fazer SEO: Produtos 

Os produtos são um caso à parte, isso porque neles, você não só pode editar as Configurações Avançadas de SEO (Seção "Mais opções" no formulário de cadastro do produto), como também pode editar alguns campos especiais e que podem fazer muita diferença. Antes de começar a fazer SEO, acesse a aba de Produtos > Lista de produtos e escolha um dos produtos para editar. 

  • No Título do seu produto - tente não inserir informações genéricas. Busque detalhar bem o que você está oferecendo, apontando as principais características do produto como, modelo, marca e fabricante.
  • Na Descrição do seu produto -  o mais recomendado é criar a sua própria descrição para os produtos (máximo de 156 caracteres) e usar as palavras-chaves que você está trabalhando dentro do site ou no texto alternativo das imagens. Não tenha receio de destacar as palavras-chaves, negritando-as se for preciso.

Se for possível, coloque vídeos nas descrições dos seus produtos, esta é uma excelente forma de criar conteúdo e atrair mais visitantes para a loja. 

Para as Configurações Avançadas de SEO dos seus produtos, presente na aba Mais Opções, basta usar as mesmas estratégias que ensinamos nas outras etapas mencionadas acima.

É isso!

Sua loja estará com toda a configuração de SEO necessária! Agora, é o momento de trabalhar no SEO externo do seu e-commerce na Nuvem Shop e dar mais visibilidade à sua marca. 

Fazer SEO não tem segredo. É preciso apenas estratégia e muita dedicação para as páginas darem os resultados esperados. A WebPeak pode te ajudar no processo de análise SEO, entre em contato com a gente e fique por dentro das novidades. 


Últimas Postagens WebPeak

SEO

Intenção de busca: entenda a importância deste fator de ranqueamento

SEO

Entenda como aplicar SEO On-Page: otimizar páginas com eficiência

E-Commerce

WebPeak informa: as melhores práticas para e-commerce

SEO

Taxa de rejeição: como medir e ampliar os resultados