Ferramenta de Palavra-Chave para sugestões Matadoras

2/1/2018

Ferramenta de Palavra-Chave para sugestões Matadoras

Na realidade cada site ou negócio precisa da sua própria palavra, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização, entre outros aspectos. Todo profissional de marketing digital sabe da importância da palavra-chave. Ao fazer uma campanha é necessário criar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Para isto é preciso que seja feita a otimização SEO. Nesse caso, é fundamental buscar e analisar as palavras-chave que deseja utilizar. No entanto, antes de conhecer é preciso entender todo o processo.

Não deixe de ler: Como o SEO vai trazer seu primeiro pedido

O que é SEO?

O SEO significa Search Engine Optimization, que no traduzido para o português é: otimização para mecanismos de busca. De forma sucinta, o termo faz referência ao conjunto de técnicas, guias e diretrizes para o seu site. 

Através deste meio é possível garantir que sua página fique bem posicionada nos mecanismos de busca, como o Google e outros.

Mecanismos de busca 

O mecanismo de busca funciona como uma ferramenta que traz as respostas. Por exemplo, quando uma pessoa faz uma busca no Google, a ferramenta faz verificação em todos os sites e páginas da internet. Desse modo ele:

Apresenta apenas os resultados que possuem relevância com o que o usuário notificou ou pesquiso.Permite ranquear estes resultados conforme a popularidade ou relevância do conteúdo.

O processo melhora a busca conforme sua relevância e a popularidade de determinado conteúdo. Com isso ele direciona para o mecanismo de busca e faz com que ele fique melhor posicionado quando for feita a busca.

Leia também: Porque sua empresa deve investir em um blog já!

Como funciona a relevância

Para um mecanismo de busca, a relevância é definida conforme as palavras corretas. Na realidade o conteúdo é útil quando tem referência com a sua pesquisa.

Com o passar dos anos os mecanismos foram se desenvolvendo e criaram-se métodos para saber a relevância de um conteúdo.

Fatores do mecanismo de busca

Na verdade não se sabe quais são os fatores, porém, eles mudam conforme as atualizações do Google. Mas de acordo com suas características o Google mostrou alguns indícios que são importantes.

No entanto é possível levar algumas considerações, tais como:

  • Conteúdo diferenciado;
  • Estrutura da navegação de links da sua página;
  • Experiência para o usuário;
  • Otimização on page;
  • Quantidade de links externos que encaminham para o seu site;
  • Velocidade e desempenho do site, inclusive do meio mobile.

A partir desta etapa é preciso aprofundar melhor na importância da keyword.

O que são palavras-chave? 

Agora que você entendeu um pouco de SEO é preciso aprofundar em suas técnicas. O uso destas palavras são importantes. Deste modo, elas são palavras (ou um grupo delas) que apresentem uma descrição do assunto ou da página. Elas são utilizadas para que possa garantir resultados relevantes nas pesquisas de busca.

Estas keywords são os termos inseridos no seu site. Isto permite descrever o conteúdo desejado, assim o Google, Bing ou Yahoo sabe o que exibir nos resultados das buscas.

Leia mais: Por que usar o planejador de palavras-chave em minha loja virtual?

Importância das palavras-chave 

Com o entendimento da sua função fica mais fácil perceber a sua importância. Através do seu uso, o encontro de seu site é uma realidade. Entretanto, o uso correto é determinante para que garanta o sucesso do seu site. Quando são utilizadas corretamente ela são responsáveis pelo tráfego orgânico (gratuito).

Saiba como usar corretamente a palavra-chave no seu site 

Para ter o ranking é necessário que seja feita esta otimização para as ferramentas de busca. Para conseguir otimizar o seu site é necessário saber as palavras-chave ideais. Na realidade, cada site ou negócio precisa da sua própria palavra, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização e etc.

Para facilitar é preciso fazer com que elas apareçam nas ferramentas e qual sua relação com o seu produto ou serviço. Deste modo, a palavra precisa ser de três ou quatro palavras juntas.

Através dessa lista é possível utilizar diversas ferramentas para analisar a popularidade dessa palavra.  A dica é escolher os termos que possuem procura (que tenha interesse).

Onde buscar as palavras-chave 

As palavras podem ser aplicadas em diversos locais tais como:

Cabeçalhos e subtítulos.Conteúdo do site.Descrição do Site.Descrições das imagens.Links internos e externos.Título do Site.

Cada elemento possui uma regra especifica, portanto é preciso saber onde inserir no texto. No entanto, para funcionar é preciso que elas apareçam no site de modo natural. Na realidade as ferramentas de busca são boas em perceber quando está exagerando. Quando isto acontece podem surgir penalidades.

Leia também: Como você pode melhorar o ranqueamento de conteúdos com técnicas de SEO

Ferramentas para busca de palavra-chave

Para auxiliar no processo é preciso conferir e conhecer um pouco de cada uma delas. Devido a isso, é preciso verificar o detalhe de cada ferramenta. Confira.

KEYWORD PLANNER

O Keyword planner funciona como planejador. Além de ser gratuito ele também é disponibilizado pelo Google. Através da ferramenta é possível encontrar o assunto e obter diversas keywords com relação as busca do usuário do Google.

Utilizando esta lógica, ela também mostra o volume de busca de cada, assim como competição e valor sugerido do lance no Adwords.

Para quem está iniciando é uma boa ferramenta e pode ajudar no seu planejamento. Deste modo ela pode funcionar no processo de marketing de conteúdo.

SEMRUSH

O Semrush permite que o usuário analise o domínio e ainda tenha a análise de competição de uma determinada palavra.

Ainda a ferramenta  mostra os dados presentes no keyword planner. Com isto é possível ver quais estão ranqueando organicamente determinada palavra. Apesar de completa ela apresenta dificuldade nas palavras com pouco volume. Além disso, a versão gratuita apresenta um número de análises diárias limitadas.

KEYWORD TOOL

O Keyword tool facilita quem deseja procurar novos termos, além de ranquear o mecanismo de pesquisa. Esta versão apresenta a opção grátis e também a premium. Na opção paga é possível ter acesso a algumas informações adicionais como volume de buscas, CPC e concorrência.

Mas além das funcionalidades tradicionais o diferencial fica por conta da sua interface. Por isto o usuário não vai ter dificuldade em utilizar.

“AUTOCOMPLETE” DO GOOGLE

Neste caso o usuário pode usar o “Autocomplete” do Google. Para isto basta abrir a caixa o Google e será possível ver informações semelhantes que você procura.

Este algoritmo de preenchimento automático usa como base diversos fatores. Isto também vale para quando o usuário procura o termo no passado. Deste modo ele é útil quando o usuário está buscando palavras baseadas em frase. Para utilizar, basta escrever a palavra principal na caixa de busca para ver as pesquisas relacionadas.

UBERSUGGEST

O Ubersuggest é ideal para busca de keywords longa. Nesta ferramenta o seu foco são as buscas do Google.

Além disso, entre os seus diferenciais é a possibilidade de conseguir resultados do Google em diversos nichos. Como em texto, imagens, notícias, shopping, vídeo entre outros.

Para pesquisa a ferramenta utiliza dados do Google e outros buscadores. Com isto é possível fazer inúmeras buscas, porém é um serviço mais básico. Ele pode ser utilizado para garantir ideias e expandir sua lista de palavras. Outra característica é que o Ubersuggest mostra as palavras chaves que não aparecem no Google Keyword Planner.

SEARCH COMBINATION TOOL

Através desta ferramenta é possível criar uma lista. A função do search combination tool é inserir a palavra relacionada no campo assim é possível gerar uma combinação de termos.

Além disso, ela é bem útil, pois ajuda a ter novas ideias para palavras mais longas.

GOOGLE SEARCH CONSOLE

O Google Search Console pode ajudar se o usuário já utiliza alguma estratégia de marketing de conteúdo. Com a ferramenta é possível direcionar as palavras e garantir um maior resultado para o seu negócio. Com isto é possível gerar termos de mais velocidade e volume.

Não deixe de ler: Google Search Console: tudo que você precisa saber sobre Webmaster tools

WORDSTREAM

Mesmo com recursos limitados a ferramenta é sofisticada e pode ajudar a fornecer temos mais relevantes. Ainda ele apresenta frases longas inclusive opções diversificadas do Keyword Planner do Google.

Deste modo todas estas sugestões são fornecidas conforme desejado. Ainda o serviço alega apresentar mais de um trilhão de consultas. Apesar de interessante algumas métricas como o volume de pesquisa levam o usuário a se inscrever na versão paga. Entretanto, a opção gratuita, oferece pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas entre outros.

KEYWORD EYE

O Keyword Eye é mais básico e permite a pesquisa da palavra-chave como uma nuvem de sugestões. Nela o tamanho e a cor fazem a representação do volume de pesquisas.

Além disso, o usuário pode verificar as sugestões exibida em uma grade e fazer a classificação dos resultados com métrica.

Para quem for usar a versão gratuita, é possível pesquisar até 20 buscas por dia, até 100 palavras-chave por relatório. Para isto ele leva como base 25 domínios do Google. Ainda a ferramenta permite ter o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Como consequência ela apresenta os dados de textos longos.

KEYWORD SPY

O Keyword Spy é diferente das outras ferramentas. Com ele além de buscar as palavras que possuem relação ao tema, ele também permite analisar as que estão ranqueando.

Com isto é possível saber o que os seus concorrentes estão utilizando. Um modo de criar uma estratégia para superar as competições.

KEYWORD REVEALER’S

O Keyword Revealer’s permite que o usuário veja as sugestões de palavras-chave relevantes, assim como as métricas. Ainda ele permite que o usuário consulta o volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. 

Ainda ele permite prever quais palavras são rentáveis, assim elas estas sugestões são relevantes e úteis. No entanto, quem utiliza conta gratuita pode fazer apenas três buscas por dia.

MOZ

O Moz possui uma variedade de ferramentas. Com isso é possível analisar os termos de análise onde a keyword difficulty. Esta ferramenta diferente do keyword planner, demonstra o nível de competição orgânica em uma escala de 0 a 100.

Em meio a estes benefícios é preciso lembrar que a ferramenta é paga, portanto é preciso investir.

MOZBAR

O Mozbar é uma expansão de navegador do Moz. Com a ferramenta é possível entrar em uma página e garantir as informações sobre domínio do site e também sobre as palavras-chave que estão sendo focadas. O interessante é que a ferramenta é gratuita então é uma boa pedida para os usuários.

SPY FU

O Spy Fu garante a avaliação do impacto, além do valor da palavra-chave. Com isto ela funciona muito além das estatísticas, pois ela permite informações mais elaboradas e detalhadas.

Com a ferramenta é possível verificar como os competidores se saíram. No entanto, estas informações são conseguidas apenas para as pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Inglaterra.

KEYWORD TOOL DOMINATOR

O Keyword Tool Dominator é bastante prático, através da ferramenta é possível fazer a pesquisa em diversas plataformas como Google Shopping, Amazon, Bing, Etsy e etec.

WORDSTREAM

O WordStream permite frases longas e bastante  diversificadas. Todas as sugestões são fornecidas conforme pesquisa. Para usuários não pagantes é possível pesquisar até 30 vezes por dia.

Saiba mais: Como usar a WebPeak para melhorar os resultados de seu ecommerce

Qual ferramenta escolher? 

Na realidade não existe uma resposta certa para isso, já que cada uma possui sua particularidade. Em resumo: das ferramentas mais conhecidas e mais citadas, podemos fazer uma nova lista de cinco que são:

KEYWORD PLANNER

O Keyword Planner faz a identificação permite a possibilidade de exportação xls, segmentação; Incorporado ao Adwords além de ser gratuita. Entretanto, ela peca na possiblidade de não analisar os competidores.

SEARCH COMBINATION TOOL

O Search Combination Tool é uma boa opção para criar palavras-chave longas, porém, ele serve apenas para isto.

GOOGLE SEARCH CONSOLE

O Google search console é uma ferramenta obrigatória para quem deseja atuar na área. Ele apresenta precisão nos dados e permite ver volume de busca; Identificação de posicionamento. Neste caso o problema é que ele não apresenta relatório e não deixe sincronizar Páginas x Consultas.

MOZ

O Moz garante a estimativa da competição orgânica para cada keyword. Ainda a ferramenta oferece a opção de comparar as palavras e é útil para palavra-chave longa. Já o problema é que suas estimativas de volume e competição são um pouco imprecisas no Brasil, além da plataforma ser cara.

O indicado antes de escolher qualquer uma é fazer uma combinação entre as ferramentas. Com isso é possível completar todas as funções na qual você deseja. Deste modo, o usuário pode definir qual item se adapta ao que você deseja.

Continue nos acompanhando e receba sempre sugestões de como melhores seu negócio!

Até mais!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak