SEO

Ferramentas de Backlink para SEO da WebPeak

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Você que está trabalhando com SEO, já sabe que as técnicas de otimização interna são fortalecidas por métricas externas, nas quais não temos muito controle.

Após o trabalho de otimização de páginas e entendimento das etapas e técnicas a serem aplicadas para um projeto de SEO, nos deparamos com uma etapa muito importante do trabalho de referencia na internet, os Backlinks.

Backlink é um termo muito usado em Marketing Digital, particularmente quando falamos de Search Engine Optimization (SEO). Para aqueles que criaram um blog ou site agora, pode ser um pouco difícil entender o que backlink significa.

Qual a importância dos Backlinks?

Alguns especialistas do setor estimam que os backlinks podem representar até 80% do peso que os algoritmos de classificação dos mecanismos de pesquisa, como o Google, fornecem aos sites. Quando se trata de melhorar a forma como sua empresa aparece nas pesquisas, cultivar links de outros sites que apontam para seu próprio site é uma oportunidade muito grande para deixar passar por besteira.

Se você publicar conteúdo atraente, provavelmente já receberá links para seu site. Mas isso raramente é suficiente para tornar seu site competitivo nos resultados de pesquisa. Você deve ser proativo sobre o desenvolvimento de backlinks.

🧠 Tenha em mente os seguintes critérios:

  1. Os backlinks devem vir de sites relevantes que publicam conteúdo de qualidade.
  2. Eles não deveriam ser pagos. É uma estratégia de "black hat" que o Google não tolera. Seu site pode ser penalizado com essas ações no modo massivo. Esteja atento.
  3. Backlinks devem ser construídos lentamente. Se você os criar muito rapidamente, poderá parecer que está manipulando os rankings e acionando as penalidades dos mecanismos de busca.

Para encontrar sites que você pode segmentar para potenciais backlinks, primeiro veja quais sites vinculam a seus concorrentes. Após descobrir quais sites estão vinculados a seus concorrentes, visite esses sites para descobrir se seu conteúdo também é adequado.

Principais Tipos de Backlinks

1. Nofollow Links

Os links tagueados como nofollow não passam autoridade entre as páginas referenciadas. Adicionar essa tag em um link evita a criação de um relacionamento com o outro site.

Isso pode ser útil para quem precisa mencionar uma página não confiável e de conteúdo duvidoso. Uma da outra utilidade do link nofollow é também evitar que os links adicionados em comentários sejam lidos como backlinks pelo Google, o que pode afetar o ranqueamento de sua página.

2. Dofollow Links

Os links dofollow são os links que transmitem autoridade de uma página para outra. Se você fala sobre moda em seu blog e um grande portal relevante para esse público faz um link para sua página, isso reforça a relevância de seu conteúdo e domínio.

Resumindo, adicionar backlinks dofollow mostra para os usuários que você considera aquela página confiável. Isso aumenta o tráfego e transmite uma mensagem positiva para o Google, que percebe o valor das páginas relacionadas.

3. Links de Baixa Qualidade

Essa categoria de backlinks, também conhecidos como Low Quality Link, são originados em sites de spam, pornográficos ou qualquer outro site de baixa qualidade.

Como não possuem nenhuma qualidade, esses links irão prejudicar o rankeamento do blog ou site.

4. Root Domains Links

Refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio único. Sendo assim, mesmo se o site tiver uma dezena de links apontando para o seu blog, será considerado apenas um.

Conheça nossa categoria com Tudo sobre Backlinks para se manter atualizado!

Melhores Ferramentas de Backlink para melhorar o SEO do site

A WebPeak reuniu as melhores ferramentas para análise e controle de seus link. Veja alguns desses recursos a seguir:

Como ver a Qualidade dos Backlinks

Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, no menu Perfil de Backlinks > Meus Backlinks 🔗

Os Backlinks são importantes para SEO porque alguns motores de busca, especialmente o Google, darão mais crédito a sites que têm um bom número de backlinks de qualidade (com alto grau de relevância), considerando o seu blog mais importante do que outros nas páginas de resultados.

Dentro da WebPeak você encontra um módulo exclusivo para análise, acompanhamento e auditoria de backlinks, as principais ferramentas disponíveis são:

  • Qualidade dos Backlinks
  • Perfil de Links de seu Competidor
  • Páginas mais linkadas e text link mais utilizados
  • Backlinks perdidos
  • Links Prejudiciais
  • Páginas tóxicas reportadas ao Google
  • Espião de Backlink
  • Monitoramento de Links
  • Insira seu Link Nestas Listas

A prática de fazer backlinks é condenada na internet, porém é a mais eficaz quando feita da maneira correta, sem prejudicar o domínio referenciado.

1º Passo da Auditoria de Backlinks: Encontre o Backlinks de seu site

Antes de mais nada, você descobrir quais são os backlinks que existem e quais os sites que estão referenciando o seu. Essa não é uma etapa complicada, mas o volume de informações pode ser grande.

Existem algumas forma de realizar essa análise, a mais fácil é dentro da ferramenta de SEO WebPeak , indo direto no módulo ‘Backlinks’.

Outra forma de entrar nessas informações é acessando direto de sua Google Search Console. Veja:

auditoria de backlinks webpeak

Um ponto importante é observar a taxa de aquisição de backlinks ao longo do tempo e verificar se houve alguma anormalidade (crescimento muito rápido ou queda drástica). Esse pode ser um ponto de atenção (possível ataque ou técnicas de Black Hat), entenda como removê-los nos próximos passos.

2º Passo da Auditoria de Backlinks: Qualidade dos Backlinks de seu site

Esse é o passo central de toda a auditoria de backlinks, afinal, ela determinará se devemos tomar ações para remover links que podem ser prejudiciais ao seu domínio.

Mas o que torna um link prejudicial? Basicamente, seu link se torna prejudicial à partir da baixa relevância da página com o link, geração de backlinks de forma não orgânica, criação em páginas de destino inadequadas, por tanto muita atenção com esses pontos.

Dentro da ferramenta de SEO WebPeak você pode analisar os pontos mais importantes:

  • URL das Paginas Likando - Qual páginas externa está linkando seu site;
  • Nível de Confiança da URL - É a relação entre a URL de confiança de fluxo e a URL Citação de Fluxo. Se esta relação é igual ou menor a 0,30, essa URL é considerada de baixo nível de confiança. Se o nível de confiança estiver entre 0,31 e 0,50, a URL é considerada questionável ou suspeita, e deve ser verificada a sua toxicidade;
  • Nível de Confiança do Domínio - É a relação entre a confiança de fluxo URL e a Citação de Fluxo de domínio. Se esta relação é igual ou menor a 0,30, esse domínio é considerado de baixo nível de confiança. Se o nível de confiança estiver entre 0,31 e 0,50, o domínio é considerado questionável ou suspeito, e deve ser verificado a sua toxicidade;
  • Rank do Alexa - Alexa Traffic Rank mede a popularidade de um site, em comparação com todos os outros sites na internet. O site com a maior combinação de visitantes únicos e páginas vistas é classificado #1;
  • Links para Fora - O número de links que apontam para recursos externos em uma página;
  • Mesmo Domínio - Número de backlinks localizado no mesmo domínio;
  • Mesma Subnet - O número de domínios localizados na mesma subnet;
  • Sitewide - O número de backlinks apontando para o seu site. Esta ligação pode ser encontrada na maioria das páginas do site. Geralmente utilizados no rodapé dos sites, mas pode ser colocado em qualquer lugar da página;
  • Coluna de Status - Apresenta o status do link, se ele foi ou não, marcado manualmente.

Veja um exemplo da qualidade dos domínios que estão apontando para o site:

auditoria de backlinks webpeak

Todos os +30 fatores de qualidade analisados pela WebPeak, são os mesmos utilizados pelos buscadores, dessa forma você tem mais qualidade e assertividade na correção dos problemas detectados pela auditoria de backlinks.

Veja em todos os detalhes a Auditoria de Backlinks

Como fazer Backlinks grátis

Agora que você entende o que o termo backlink significa dentro do universo de SEO, é hora de aprender algumas técnicas simples para gerá-los para o seu site. Lembre-se que a qualidade importa mais do que a quantidade.

1 - Produza conteúdos excelentes

 Este é a melhor e mais simples maneira de obter backlinks para o seu blog. Tutoriais e artigos estilo “top 10” são bons exemplos dos tipos de mensagens que têm um grande potencial para obter backlinks de outros sites como referências.

2 - Comente em outros sites

 Os comentários são uma forma ótima, fácil e gratuita de obter backlinks para o seu site. Priorize sites que tenham a ver com o seu nicho.

3 - Envie para diretórios da web

 Submeter o seu blog para diretórios da web é outra forma de obter backlinks. Com isso dito, este método não é muito popular nos dias de hoje, porque encontrar um diretório web legal não é fácil. Você deve, sobretudo, evitar esses diretórios de web que pedem que você crie um backlink para o site deles, para aí então conseguir enviar o seu site para o diretório.

Bom, existem diversas formas de se gerar Backlinks e uma delas, é inserir seu link em um site Agregador de links, ou diretórios. Nós separamos os principais e fizemos uma lista com o melhor do Agregador de Links, dentro da Ferramenta de SEO WebPeak. Então vamos lá!

Como acessar o módulo "Insira seu Link Nestas Listas":

Ferramentas de Backlink para melhorar o SEO do site

Esta categoria estarão dispostos vários tópicos, onde estarão distribuídos todas as opção de domínios e diretórios mundiais para você inserir o seu site com segurança!

Mas como criar backlinks?

Além dos locais disponíveis na WebPeak, nós listamos na postagem Diretórios Brasileiros mais lugares que podem e ajudar nisso. A maioria dos sites tem planos free e pagos. Analise e veja qual se encaixa melhor em sua estratégia.

Aqui vai um exemplo:

cade-tu.jpg

No menu superior horizontal no topo, clique em Faça seu Cadastro.

Submeta o formulário com os dados da sua empresa.

É grátis, conforme informa no formulário do Agregador de Links: “Cadastre sua empresa no Cadetu GRATUITAMENTE”.

Temos uma outra listagem com Diretórios Brasileiros para você gerar novos backlinks

É possível manipular os Backlinks?

É importante conhecer as práticas recomendadas, bem como as práticas não recomendadas. Assim, você poderá se prevenir de adotar ações que infrinjam as práticas sugeridas e manter seu site a salvo.

Afinal, ter seu site penalizado ou até mesmo banido dos motores de busca não é algo simples de se consertar.

Dentro do Marketing Digital há basicamente três técnicas para gerar links para SEO: White Hat e Black Hat. 🤠

Técnicas de White Hat SEO

  • Conteúdo de qualidade: Criar conteúdo de qualidade é importante, porque indica relevância para os motores de busca e promove informações úteis aos visitantes.
  • Palavras-chave: Otimizar seus conteúdos para palavras-chaves específicas, curtas ou longas, define um ponto focal e parâmetro de qualidade. Quanto mais rico em conteúdo o seu site for, maior as chances de ele ser avaliado positivamente pelos mecanismos de busca, usuários e webmasters.
  • Análise de palavras-chave: Descobrir quais são as palavras-chave que seus prospectos estão usando ou são suscetíveis a usar no no Google ou outros motores de busca.
  • Reescrever meta tags: O objetivo de reescrever as meta tags é torná-las mais relevantes.
  • Backlink: São links que apontam para o seu site. Devem ser de qualidade e contextuais. Isto é, se você tem um site sobre moda, de nada adianta um site de pesca linkar para o seu site.
  • Link Building: É o processo de gerar links para um determinado site ou página na web, com o intuito de gerar relevância para os usuários e motores de busca.
  • Blog posts: Consiste na criação e publicação de artigos em blogs corporativos. Eles podem ser guias (no estilo passo a passo), dicas, atualizar os clientes sobre tendências da indústria, etc.
Não deixe de ler: Link Building, o que é

Vantagens do White Hat SEO

  • É uma estratégia de longo prazo.
  • Promove uma melhor experiência ao usuário.
  • Não há riscos envolvidos.

Desvantagens do White Hat SEO

  • É demorado alcançar o topo dos rankings de mecanismos de busca.

O que é Black Hat SEO?

O Black Hat SEO refere-se a estratégias usadas para ranquear melhor e burlar as regras dos motores de busca. Essa tática concentra-se prioritariamente nos motores de busca, colocando a audiência humana em segundo plano.

É geralmente usado por aqueles que estão procurando um retorno rápido em seu site, ao invés de um investimento em longo prazo. As consequências de usar Black Hat SEO incluem: banimento do site dos motores de busca e penalização por uso de técnicas anti-éticas.

Técnicas de Black Hat SEO

  • Keyword Stuffing: Ocorre quando uma página da web está lotado de palavras-chave em suas meta tags ou em seu conteúdo.
  • Link Farming: Consiste em um grupo de hiperlinks, que apontam-se entre si com fins de link building. Pode ser feito manualmente ou por processos automatizados.
  • Textos ocultos: São textos que o visitantes não vê, mas que ainda podem ser lidos pelos motores de busca. Atualmente, os textos ocultos são identificados como spam e devidamente penalizados.
  • Conteúdo de blog spam: É feito ao publicar comentários aleatoriamente ou promover quaisquer tipos de conteúdos (links, posts, ebooks, guias) na área de comentários.
  • Links pagos: É a prática de comprar links em outros sites, com o objetivo de gerar popularidade e bom posicionamento nos motores de busca.
  • Parasite hosting: É o processo de hospedar seu site em um servidor alheio sem consentimento, geralmente com o propósito de se beneficiar nos motores de busca.
  • Cloaking: É uma técnica de Gray Hat SEO, na qual o conteúdo apresentado para os motores de busca escanearem é diferente daquele apresentado para o usuário.
Saiba mais: 7 Pontos estratégicos que mostram a importância do SEO para E-commerce

Vantagens do Black Hat SEO

  • Alcançar o topo dos resultados de pesquisa nos motores de busca com rapidez.

Desvantagens do Black Hat SEO

  • É uma estratégia de curto prazo.
  • Alto risco envolvido.
  • Promove uma experiência pobre ao usuário.

Como escolher a técnica ideal para gerar links?

A única técnica 100% segura é o White Hat SEO. Ela sempre prevalecerá sobre as técnicas de Black Hat SEO e Gray Hat SEO, porque seu objetivo é criar credibilidade a longo prazo e gerar conteúdo de qualidade para seus visitantes.

Investir em estratégias de Black Hat ou Gray Hat SEO, ambas fundamentalmente opostas às diretrizes pregadas pelo Google, é uma perda de tempo, recursos e ainda coloca sua credibilidade em risco.

o que é SEO e como fazer SEO - webpeak

Para melhores resultados, concentre-se na criação de conteúdo exclusivo e que seu público-alvo deseja ler, com CTAs claras. A partir daí, concentre-se em realizar parcerias e ganhar links de qualidade!

Até a próxima! 🖖

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