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Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

6/6/2018

Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

É comum, sobretudo nos tempos atuais, nos depararmos com estratégias do marketing digital voltadas para redes sociais e rankeamento no Google, essas ações são ótimas (e indispensáveis) para seu negócio, claro, entretanto, é preciso ir um pouco mais além para trabalhar todas as áreas.

O email marketing está ligado a ação de enviar uma campanha, ou informações úteis relacionadas ao seu negócio, para todos seus clientes. Para que isso seja realizado da melhor forma, existem estratégias que devem ser utilizadas para uma análise mensurável a respeito de cada envio para sua lista.

Vamos destacar neste conteúdo as ferramentas de email marketing mais importantes do mercado para você usar aquela que mais tem a ver com seu negócio.

Vamos lá!

Leia também: Comparativo de plataformas de ecommerce: Tray Commerce, Xtech Commerce, Loja Integrada, Ecomclub e Nuvem Shop

Motivos que tornam o email marketing essencial ao seu negócio

Alcance

Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

Embora exista o preconceito de que o email marketing não é viável, podemos provar o contrário partindo do princípio de que o email é a atividade mais corriqueira da internet. Se você conseguir explorar esse potencial, será a porta de entrada para grandes transações.

A partir do momento em que é criado uma base de contatos (e isso exige um bom tempo de atuação), é possível interagir com um número maior de pessoas e com um custo bem mais baixo, e quando se trata de engajamento essa estratégia não pode ser deixada de lado.

As estratégias de marketing digital englobam muitas ações, e por isso desenvolver em muitas delas é extremamente importante.

Não deixe de ler: O Email Marketing NÃO está ultrapassado: entenda os motivos

Segmentação

O alcance de mais pessoas é o fator inicial do processo. Da mesma maneira que você pode conseguir um alto alcance com email marketing, também é possível segmentar os leads com base em outras informações, como localidade, produto ou serviço que foi consumido, interesses, ou qualquer outra informação que você considerar importante para o seu negócio. O melhor de tudo é que, ao segmentar sua base de comunicação com o cliente irá melhorar muito, até mesmo para a produção de outros conteúdos.

Uma sugestão é criar campanhas para clientes que consumiram determinado produto ou serviço, oferecendo coisas que sigam a mesma linha de interesse. Também é possível criar ações exclusivas para a audiência de determinada localidade, ou elaborar conteúdos para que esses leads consumam previamente.

Personalização

Na hora de pensar em uma boa prática de relacionamento com seus leads o email marketing é ideal, você pode criar uma comunicação completamente personalizada para encantar os usuários de forma bem pessoal. Receber um email onde você é chamado pelo nome, ou pelo jeito que prefere ser chamado, tendo em vista os produtos consumidos e onde ele está localizado pode fazer toda diferença.

A melhor parte do email marketing é a possibilidade de falar com cada grupo ou pessoa de maneira específica, ou seja, dá para fugir do padrão com conteúdos genéricos e títulos desinteressantes, e tornar a leitura atrativa e acolhedora.

Ao elaborar um bom conteúdo de email marketing com toda certeza você terá mais engajamento para sua marca. Tenha muito cuidado na elaboração e programe os envios de forma estratégica para não se tornar spam.

Leia também: Automatizar o processo de SEO de seu negócio para maximizar resultados

Aumento de vendas

Infelizmente grande parte das empresas não sabem que já possuem leads e por conta disso acabam mantendo sua base de contatos esquecidas, e isso pode ser um problema bem grande em questões de relacionamento com o cliente. A partir do momento que esse potencial for reconhecido os clientes podem ser surpreendidos com novos emails, fazendo com que eles se lembrem da sua marca.

Quando você envia um email precisa estar preparado para o que pode vir a seguir, pode ser um pedido de orçamento, ou então mais visitas em seu site, então tudo precisa se encaixar.

Vale lembrar que o aumento de vendas se dá por consequência de muita dedicação, ter uma estratégia de envio de conteúdos e possuir um bom relacionamento com o cliente já é um bom começo, sem contar que é essencial para os negócios.

Ferramentas de Email Marketing para seu sucesso

Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

1ª ferramenta de email marketing: Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing com modalidade totalmente gratuita no Brasil. No mercado desde 2006, o Nitronews alia facilidade de uso e eficiência. Com uma interface limpa e bonita, a ferramenta tem ganhado cada vez mais admiradores. Totalmente brasileira, além de ter a vantagem de ser em português, o atendimento especializado é o grande diferencial.

Um recurso muito interessante é o Ranking de Contatos, onde a ferramenta dá nota de 0 a 10 aos contatos, conforme as interações dos destinatários com as mensagens. Contatos com ranking baixo acabam sendo automaticamente desativados, proporcionando economia e higienizando a base.

Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas.

2ª ferramenta de email marketing: MailChimp

Vamos abrir esta lista com uma plataforma que provavelmente você já ouviu falar, até porque esta ferramenta é gratuita e bastante famosa no mercado. O MailChimp é completo e perfeito para iniciantes, por ser bastante intuitiva, e melhor, oferece ainda mais ferramentas para quem já tem experiência com email marketing.

No Mailchimp você consegue criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensurar os resultados de cada um dos seus esforços.Outra preocupação pontual na hora de criar emails está em torno dos layouts. Afinal, nem todo mundo é mestre das artes, do design ou da programação, não é mesmo? O MailChimp possui diversos templates e um editor drag and drop, ou seja, aquele que você só precisa arrastar e soltar para montar emails.

As integrações também merecem destaque, principalmente se você possui um ecommerce, isso porque pode ser integrada com as plataformas Shopify, Magento, Woo Commerce e até com o Google Analytics. A versão grátis permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos, já as versões pagas começam a partir de 10 dólares mensais, disponibilizam automação, recomendação de produtos e outras muitas vantagens.

Leia também: [Plataforma de Ecommerce] Comparativo Completo: Vtex, Magento, Oracle Commerce, Shopify, Tray Commerce

3ª ferramenta de email marketing:  E-GOI

E-GOI é uma ferramenta de email marketing originária de Portugal que está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Além de agregar muitas funções de automação de marketing, como disparos automáticos, criação de fluxos, templates de emails, nesta plataforma também é possível trabalhar multi e omnicanais, ou seja, SMS’s, pushs e até mensagens de voz.

Uma função muito interesse é a chama ‘’piloto automático’’, que mantém seu negócio em contato com o lead constantemente após a primeira interação, e dessa forma é possível controlar todos os aspectos desse contato.Escolha entre planos com envio de emails ilimitados, envios mensais e mensagens pré-pagas.

Os planos desta plataforma começam em R$ 62,50, e também pode ser feita a cobrança pelo modo disparo.

4ª ferramenta de email marketing:  Mad Mimi

Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

Iniciamos o conteúdo abordando acerca do MailChimp, o  Mad Mimi é uma ferramenta de criação, edição, envio e acompanhamento de emails muito semelhante a ela, possui um dos editores mais completos para criação de mensagens e é totalmente grátis para até 100 contatos, o que é uma grande vantagem se comparado a outras ferramentas.

 Nela você vai poder partir de templates HTML ou criar seus emails do zero, além de exportar o código HTML, caso queira utilizar outra plataforma para o envio das campanhas.

As integrações são bem interessantes, inclui desde o Analytics, até o Pinterest e Shopify.

Não deixe de ler: As melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google

5ª ferramenta de email marketing: Litmus

Se tratando das campanhas de marketing, teste e análise fazem parte da alma deste setor. Nem todos nós, que estamos inseridos no marketing, dominamos programação e códigos, e esse é um aspecto que facilita testes A/B e pequenas alterações nos emails.

Com a ferramenta Litmus, você consegue criar diferentes versões da sua mensagem e testá-la em diferentes provedores de email, e isso garante que todas sejam carregadas corretamente em qualquer caixa de entrada, assim como que não caiam nas pastas de SPAM e sejam construídas dentro das melhores práticas de emails.

É possível analisar cada aspecto do envio e otimizar suas campanhas para garantir a maior taxa de abertura e cliques possível. Os planos da plataforma começam em 60 dólares por mês, entretanto a vantagem é que você pode aproveitar 90 dias grátis para testar a plataforma antes de contratar algum plano. Aproveite!

6ª ferramenta de email marketing: LeadLovers

A LeadLovers é uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads, afinal, quando o assunto é Inbound Marketing este tema é extremamente importante. A partir de inúmeras páginas de captura, você pode gerar leads a partir de anúncios no Facebook, comentários em redes sociais, landing pages, entre outros formatos que são lançados em constante frequência.

Usuários que estão mais avançados podem importar sites inteiros em HTML para dentro da ferramenta. Além disso, existem diversos gatilhos que podem ser utilizados para o disparo de mensagens automatizadas, criando uma boa estratégia de nutrição de leads e armazenando todas as informações relacionadas ao comportamento dos usuários.

Os valores dos planos começam em 154 reais por mês, e você tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma, sem exceções.

Leia mais: Facebook Ads, como criar anúncios eficientes

7ª ferramenta de email marketing: Optin Monster

Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

A Option Monster é monstra quando o assunto é campanha de email matadora. Você precisa ter contatos de qualidade, não é mesmo? A ferramenta é uma das melhores ferramentas para isso.

A partir de formulários personalizados, você consegue otimizar a sua captura de emails e criar forms automáticos para quando o usuário realizar ações que apontam que ele vai sair de uma página, ou permanecer inativo por um tempo, e por outro lado, até mesmo quando eles entram na sua página.

É possível realizar diversos testes A/B, além de segmentar suas listas, criar pop-ups para atrair a atenção dos visitantes e mensurar tudo com a ferramenta de análise embutida.

Os preços iniciam-ser em 9 dólares por mês e você tem acesso às ferramentas básicas para criar formulários.

8ª ferramenta de email marketing: MailJet

O MailJet é uma ferramenta conhecida por concentrar tudo em um único lugar. Através dela é possível automatizar sua nutrição, enviar emails transacionais e até campanhas diretas de marketing para sua lista. Toda plataforma de automação permite a segmentação de lista de contatos, criar emails dentro de um editor completo e até personalizar cada mensagem de acordo com a lista, ou dispositivo de visualização.

São três funcionalidades que são realmente interessantes; experts em entregabilidade otimizam as mensagens para garantir que suas campanhas cheguem até o inbox dos seus contatos. Da mesma forma, a ferramenta fornece opções avançadas de código, possibilitando que toda sua mensagem seja personalizada de modo automático de acordo com o sexo do destinatário e até sua localização.

Esta ferramenta utiliza uma linguagem open source de código usada para otimizar a criação de emails responsivos. Além disso, você pode começar a utilizar a ferramenta de modo gratuito, com 6 mil emails mensais, limitados a 200 envios por dia. Os planos pagos começam em 7,50 dólares por mês e você pode adicionar algumas premium features por mais alguns dólares.

Não deixe de ler: Ferramentas de Automação para Instagram

9ª ferramenta de email marketing: AWeber

AWeber é uma ferramenta de automação de marketing, mas as pessoas que estão inseridas na dinâmica desta plataforma não deixam de pontuar que ela é simples de usar e os resultados parecem tão profissionais que é considerada o melhor custo benefício do mercado.

É possível criar campanhas, autoresponders, métricas, formulários e newsletters que podem ser criados em um editor super prático, que também possui diversos templates a serem utilizados.Você também pode segmentar sua lista criando outras listas menores, e para o envio de campanhas personalizadas, é possível acompanhar todos os resultados através da ferramenta de email marketing tracking. Você pode testar o AWeber por 30 dias, e os planos pagos começam a partir de 19 dólares por mês.

10ª ferramenta de email marketing: Zoho

O Zoho Mail é considerada muito mais que uma plataforma de email marketing, é um excelente CRM e pode até ser usado como provedor de email personalizado para seu negócio. Você pode criar campanhas de email marketing, gerenciar as ações de vendas e marketing, integrar sua equipe para colaboração, entre muitas outras funções. O Zoho é indicado para empresas que almejam utilizar o email marketing como ferramenta de auxílio ao time de vendas, afinal, através do CRM é possível acompanhar de perto os possíveis clientes e as ações que o time de vendas deve executar para converter essas oportunidades.

Caso sua intenção seja utilizar todas as ferramentas em conjunto, essa é uma das opções mais completas para empresas que desejam integrar seus times dentro de um único lugar.

Além disso, você pode automatizar o marketing, criar emails, gerenciar vendas e clientes.

11ªferramenta de email marketing: Get Response

Já existiu o ano em que o Get Response ganhou o título de ” o marketing por email mais fácil do mundo”. Isso porque seu editor é um dos mais eficientes do mercado, e possibilita a criação de mensagens personalizadas, automação de marketing de sua empresa e criação de landing pages personalizadas. A ferramenta possui muitos clientes, que estão espalhados em 182 países e os planos de aquisição iniciam-se em 15 dólares por mês e você pode adequá-los ao tamanho da sua lista de contatos, começando em 1.000 assinantes.

12ª ferramenta de emaio marketing: Mailify

Mailify é uma ferramenta para enviar e-mail marketing, SMS massivos e fazer sequencias automatizadas de emailing em poucos minutos. Mailify conta com um moderno editor gráfico, EmailBuilder, e uma ampla variedade de templates personalizáveis e responsivos que facilitam com efetividade a tarefa de criar campanhas multicanal.

Vantagens:

·        75 templates personalizáveis e responsivos.

·        Editor gráfico com sistema "drag&drop" para criar newsletter em poucos minutos.

·        Gestão de contatos, listas negras, correção de e-mails, etc.

·        Integração com Prestashop, Magneto, WordPress, Google Analytics, etc.

·        Desenho de landing pages e formulários.

·        1.000 imagens livres de direito de Getty Images.

·        Configuração de respostas automáticas.

·        Suporte técnico em espanhol, inglês, alemão, francês e português.

·        Acompanhamento de campanhas em tempo real.

·        Geolocalização.

·        Campanhas automáticas multicanal (mensagens de boas-vindas, mensagens de aniversário, mensagens de atualização).

·        Envio de SMS automatizados (confirmar compra, lembretes de eventos, comprimento de aniversário, etc.).

Considerações finais

Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

Para campanhas de sucesso, as ferramentas de email marketing são fundamentais.

É muito importante que sua mensagem esteja alinhada com a proposta de interação com os contatos da melhor forma possível.

A segmentação de listas também é um ponto muito importante, para isso você precisa de listas de contato muito bem estruturadas que vão garantir que suas campanhas atinjam a audiência que realmente é relevante para seu negócio.

Se possível, faça testes das ferramentas que apresentamos, pois escolhemos as melhores do mercado para que você consiga atingir seus objetivos.

Sentiu falta de alguma? Escreva nos comentários!

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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