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Ferramentas de Marketing Indispensáveis para o Sucesso

Fizemos uma lista com as Ferramentas de Marketing Indispensáveis para o Sucesso online. Acesse e confira! Não se esqueça de compartilhar.
Ferramentas de Marketing Indispensáveis para o Sucesso
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
8/2/2024

Conforme as empresas vão se voltando para o marketing digital como alternativa de gerar mais oportunidades, vem a necessidade de tornar mais ágil os processos que são necessários na estratégia.

Nisso estão incluídos links patrocinados, SEO, produção de conteúdo, geração de leads, relacionamento com leads, criação de landing pages vendedoras, entre outros.

Fato é que o marketing tradicional não funciona da mesma forma que funcionava antes, o marketing digital veio para mudar tudo: relacionamento, experiência, comunicação, abordagem, monitoramento, e tudo mais que o marketing deve acompanhar.

Nesse conteúdo, listei ferramentas indispensáveis para você ter sucesso e vender muito online!

Aqui você irá encontrar informações sobre:

  1. Construtor de Sites WebFlow
  2. Contas no Google Analytics
  3. Google Search Console
  4. Ferramenta de SEO WebPeak
  5. Planejador de Palavras-chave
  6. Banners e Comunicação Visual com Canva
  7. Console aplicativos Zoho

Então se liga na lista das Ferramentas de Marketing Indispensáveis!

1. Construtor de Sites WebFlow

Você já deve conhecer plataformas como Wix, plataformas de criação de sites que facilitam a criação de sites sem a utilização de códigos, ou seja, criar um website apenas arrastando e soltando elementos.

Estamos no século 21 e muita coisa foi aprimorada para ajudar as pessoas a produzirem mais, com o mesmo ou menos recursos disponíveis, então chegou a hora de você conhecer mais um facilitador para o seu dia a dia.

O WebFlow é uma ferramenta baseada na nuvem, que permite você criar um website ou blog, rapidamente, arrastando, soltando e estilizando elementos básicos para desenvolver seu website.

Elegante e com a promessa de ser altamente eficiente, o Webflow foi construído pela união dos esforços dos irmãos Magdalin – Vlad é desenvolvedor e Sergei é designer – o que permitiu que a ferramenta se tornasse uma promissora mistura das duas expertises. 

A principal preocupação de Vlad era fazer com que conceitos complicados de CSS, como os seletores e o cascateamento, pudessem ser abstraídos, permitindo que os usuários simplesmente clicassem e arrastassem itens e fossem percebendo na prática quais mudanças ocorrem com as configurações que são feitas.

WebFlow é considerado uma alternativa profissional ao Wix, mas eu não gosto de compara-los.

As principais funções do Webflow podem ser resumidas em:
  • Criar DIVs e Sessões
  • Incluir Imagens, Sliders, etc
  • Formulários nativos
  • Criação de CMS
  • Ecommerce
  • Editor de CSS visual
  • Edição Multi Dispositivos
  • Grids Flexíveis
  • Interação com Elementos
  • Otimizado para SEO
  • Exportar código e estrutura de pastas
  • White Label
  • Hospedagem com CDN
  • Otimização de imagens com CDN
  • API aberta
  • Dentre outra funções

Quero destacar que o WebFlow tem todas as funções necessárias para você migrar seu site Wordpress para Webflow, eu mesma fiz isso há pelo menos 5 anos e não sinto necessidade de voltar para o Wordpress (nem penso em voltar).

WebFlow - Tudo sobre o melhor CMS para sites do mundo

Pontos Importante ao Criar um Site

Mantenha a objetividade: Informações pouco claras, sem um objetivo definido, textos longos e explicativos em demasia podem confundir e fatigar um usuário de landing site. Use parágrafos curtos e concisos. Criar uma sensação de necessidade ou vantagem ao visitante compensam a pergunta em suas mentes, que é: "Por que eu deveria tomar a ação que você quer”.

Sua marca exposta: Ao clicam em um anúncio para comerciantes em uma newsletter, um link em um e-mail solo por exemplo, eles estão sendo transportados de um meio para outro. Colocar a logomarca da empresa no topo da página de destino, além de informações de contato visíveis é um indicativo ao usuário de que pousou no lugar certo, além de demonstrar profissionalismo e confiança.

Crie diversos landing sites: Quantos de você realmente tem o  trabalho de criar mais de uma página a fim de testar as diferentes variáveis? Um landing site sozinho pode atrair todos os perfis de potenciais clientes para sua empresa? Uma boa ideia é testar quantos campos você pedir em seu formulário de pedido. Pode ser que você vá encontrar menos pessoas dispostas a preencher o formulário de inscrição, mas são mais qualificados e com um perfil muito melhor traçado do que os dos usuários que preenchem menos campos de informação. Campanhas sazonais, direcionados a datas comemorativas, black friday entre outros também cria uma atmosfera mais personalizada, melhor direcionada ao nicho de oferta/procura de épocas específicas.

2. Google Analytics

De acordo com a definição do Wikipedia:

"Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site."

Ou seja, o Google criou o Analytics como uma ferramenta para monitoramento de comportamento e ações dos usuários no site. Ele foi criado para que você entenda melhor seus clientes. O Google Analytics reúne ferramentas gratuitas em um só lugar para você analisar os dados de seu site.

Dentro da Console do Google Analytics é possível:

- Ver quem visita o site: localização geográfica do usuário, que navegador que eles usam, qual é a sua resolução de tela, que língua os usuários falam etc.

- Ver o que eles fazem quando estão em seu site: quanto tempo os usuários permanecem nele, as páginas mais visitadas, quantas páginas em média um visitante acessa etc.

- Ver quando eles visitam seu site: saiba qual o horário com mais acessos no site. Isso ajuda você a escolher o momento para publicar seus posts e páginas.

- Ver como o usuário encontrou o seu site: se foi através de um motor de busca (Google, Bing, Yahoo), redes sociais (Facebook, Twitter) ou link de outro site.

- Ver como os usuários interagem com o conteúdo do seu site: número de páginas e tempo de visita médio no site.

- Ver quantos usuários clicaram em um link específico: acompanhar por UTM, por origem ou também por eventos.

Utilizando o Google Analytics, você recebe dados muito valiosos sobre o site e sobre os seus clientes em potencial, tudo isso sem custo adicional. A linha de pensamento do Google é que, quanto mais pessoas experimentam o Analytics, mais elas perceberão o potencial de publicidade inexplorado em seus sites, e poderão investir no Google Ads com maior acertividade.

A melhor maneira de conhecer o seu público é através de suas estatísticas de tráfego. Isso é justamente o que o Google Analytics oferece gratuitamente. Há uma abundância softwares de estatísticas e plug-ins, mas o Google Analytics ainda é o melhor.

ferramentas de marketing - ga4 webpeak
Esse é o novo painel do Google Analytics (lançamento 14/10/2020), conhecido como GA4.
Por que utilizar o Google Analytics no dia-a-dia?

Podemos dizer que uma das grandes vantagens de otimizar campanhas de marketing digital no Google Analytics está em torno da gama de possibilidades de análise que ele leva à empresa.  A partir dessa poderosa ferramenta, é possível mensurar os resultados de qualquer canal que tenha levado visitantes ao seu site. Desse modo, as análises podem ser feitas de forma separada, fornecendo dados que comprovem quais desses canais estão trazendo mais resultados.

O Google Analytics é a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais que acompanham os resultados dos seus sites e de campanhas digitais. O uso da plataforma é simples e entrega dados bem completos sobre seu negócio online.

3. Google Search Console

Você já ouviu falar em Google Search Console? Esse serviço do Google é essencial para qualquer pessoa que tem um site e se preocupa com o desempenho de suas páginas no buscador. Inclusive, ele se "conecta" com o Google Analytics, afim de trazer mais dados.

É também chamado de Webmaster Tools ou Google Webmasters, mas não por ter esse nome que pode ser usado apenas por desenvolvedores. Se você tem um site, blog ou e-commerce, não sinta-se intimidado pois a interface do Search Console assim como a de todos os serviços da Google é de muito fácil utilização.

Você vai conseguir dentro do Search Console entender as suas páginas indexadas. É um conjunto de ferramentas de análise e acompanhamento de usuários essencial para todo e qualquer site. Utilizar essa ferramenta é essencial para encontrar problemas e diversas informações vitais para o negócio online. 

Sua utilização diária e com frequência não irá consertar suas páginas, mas te dará uma excelente direção dos passos a serem tomados. Definitivamente é uma das plataformas mais fáceis de se trabalhar, embora às vezes exige um pouco mais de dedicação para compreendê-la.

google search console - webpeak
Um exemplo de Dashboard do GSC.

Dicas para utilizar o Google Search Console

Quando você passa a utilizar o serviço, caso ocorra algum problema com o seu site, você receberá um e-mail informativo sobre o evento. Você também tem acesso a uma lista de principais problemas detectados pelo serviço, mas em geral, eles estão relacionados a tentativas de invasão e problemas para indexar sua página.

Mensalmente você deverá verificar o painel do Google Search Console. No painel você poderá verificar a integridade do seu site, com a análise dos erros e estatísticas de cliques, com a indicação de tempo onde houve aumento ou diminuição para que você não tome susto algum em épocas onde é normal que os acessos diminuam. Tudo isso lhe será indicado por esse serviço poderoso.

Todas as vezes que alterar o conteúdo do seu site ou blog, você deverá fazer algumas verificações para que o serviço continue funcionando e coletando suas informações. A Google lista algumas dessas verificações, selecionamos as mais relevantes para você. Acompanhe:

Se adicionar conteúdo novo ao site:

Você deverá testar se o Google consegue acessar suas páginas com o Google Bot Fetch.

Informe ao Google quais as páginas que serão rastreadas atualizando seu sitemap.

Informe ao Google quais páginas não deverão ser rastreadas com robots.txt.

Semanas após a postagem, você deverá confirmar se o número de páginas indexadas no seu site está aumentando e se você não tem recursos bloqueados que possam prejudicar o rastreamento do Google das suas páginas.

Se adicionar propriedades novas:

1. Configurar um site para dispositivos móveis: A Google recomenda usar um único site que possa ser exibido em qualquer dispositivo, ainda assim, se você tem um site separado para mobile, adicione ao Google Webmasters e adiciona as tags <link rel="”alternate”"> para conectar ao seu site principal.

2. Alterar o nome de domínio do seu site: Você deverá usar a ferramenta Alteração de endereço para informar à Pesquisa Google o novo domínio de seu site.

3. Quiser remover uma página dos resultados da pesquisa: Você deverá utilizar a ferramenta de remoção de URL ou impedir a indexação da página configurando em seu código-fonte o robots.txt

4. Ferramenta de SEO WebPeak

Depois de conhecer o público do site, você pode se arriscar mais no marketing digital. Mas antes de gastar muito dinheiro, é importante ter um bom site, apresentável, com informações e páginas relevantes aos usuários. E é aqui que o SEO vai te ajudar a gastar menos e vender mais.

Sim o SEO funciona, mas é preciso ter paciência e constância nas ações. Pode confiar, já trabalho com SEO há mais de 5 anos e já vi resultados impressionantes.

Como SEO se trata de um trabalho de várias frentes, ter uma ferramenta que analisa e te indica o caminho das pedras, é estratégico e de grande ajuda aos gestores.

A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Quanto tratamos de ferramentas de SEO, certamente, podemos citar diversas ferramentas que são conhecidas por você. 

Porém, a WebPeak possui um diferencial central: a plataforma agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância.

Com o SEO você consegue ficar atento às melhorias tanto na estrutura, quanto no conteúdo do seu site.

ferramentas de marketing digital SEO WebPeak

Tudo isso levando em consideração quatro pontos extremamente importantes:

Palavras-chave

As palavras-chave são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.

O ideal é que estas palavras estejam muito bem colocadas, distribuídas de forma eficaz e natural em todo conteúdo. Produzir conteúdos envolve atenção ao que é colocado no site.

O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chaves. A escolha de palavras-chave a partir de ferramentas de palavras-chave, é uma excelente opção para produção de conteúdos originais e bom ranqueamento. 

Link Building

O Google também leva em consideração os links que sua página possui. Basicamente, contam os links internos e externos (backlinks). O link building é a etapa de construção dessas links.

Os links internos são aqueles usados dentro do seu post, fazendo referências a outros conteúdos do seu próprio endereço. Já os links externos, são quando outras páginas fazem referência ao seu conteúdo.

Experiência do usuário

Outra questão muito importante é a experiência do usuário em seu site. O SEO possibilita que organize seu site também levando em consideração:

1. Tempo de carregamento da página;

2. Design que facilita a interação;

3. Adaptação de site para mobile;

4. Códigos limpos.

Elaboração de meta descrições de maneira correta

Uma meta descrição trata de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

O mais interessante é que, o que antes era uma coisa difícil, que mais parecia um bicho de sete cabeças, hoje não é mais algo complicado quando se busca auxílio no lugar certo. 😉

5. Planejador de Palavras-chave

Uma duvida comum, mas como descobrir se aquela palavra que escolhi vale a pena?

Deve-se levar em consideração o produto e a marca dele, assim como o posicionamento que você deseja ter no mercado. Vende marcas já consolidas? Seu produto é uma inovação? Tais pontos interferem grandemente na hora de se rankear na internet. Seu conteúdo precisa ter qualidade e relevância, por isso a escolha das palavras-chave é tão importante.

De acordo com o Google Ads:

"O Planejador de palavras-chave ajuda você a encontrar palavras-chave para suas campanhas de pesquisa. Use essa ferramenta gratuita para descobrir novos termos relacionados à sua empresa e ver estimativas do número de vezes em que eles são pesquisados e do custo para segmentá-los. Ela também oferece outra forma de criar campanhas de pesquisa com base em pesquisas de palavra-chave detalhadas."

Resumidamente, o Planejador ajudará você que faz campanhas de links patrocinados a saber quais palavras-chave deve escolher para que seus anúncios fiquem melhor posicionados. Não é somente importante estar na primeira página dos resultados de um mecanismo de busca para termos de busca relevantes, mas é igualmente importante estar nas primeiras posições da primeira página.

ferramentas de marketing digital - planejador de palavras-chave

Além disso, a ferramenta também ajudará você que quer montar sua loja online, mas ainda tem dúvidas sobre o que vender. Através do Planejador, você conseguirá observar o volume de buscas mensais de determinada palavra-chave e entender se existe demanda para o produto/segmento que você deseja explorar.

Vantagens em Utilizar o Planejador de Palavras-chave

  • Descobrir novas palavras-chave: receba sugestões de termos relacionados a seus produtos ou serviços ou ao site da sua empresa.
  • Volume de pesquisas mensais: consulte estimativas sobre o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada por mês.
  • Conhecer custos de exibição: saiba qual é o custo médio de exibição do seu anúncio nas pesquisas de uma palavra-chave.
  • Organização de palavras-chave: veja como esses termos se adequam a diferentes categorias relacionadas à sua marca.
  • Novas campanhas: use seu plano de palavras-chave para criar novas campanhas com base em pesquisas detalhadas.

É importante lembrar que, apesar de a ferramenta fornecer informações sobre a segmentação por palavras-chave, o desempenho das campanhas depende da configuração de vários fatores. Por exemplo, lance, orçamento, produto, comportamento do cliente, páginas de destino, entre outros.

Use e abuse desse recurso. Para ter acesso, crie uma conta no Google Ads agora mesmo.

6. Banners e Comunicação Visual com Canva

Se você ainda não conhece ou nunca utilizou o Canva e gasta dinheiro com softwares de design, você pode estar "moscando". Esse software foi criado em Sydnei, no ano de 2012, tem mais de 20 milhões de usuários em 190 países, e veio com uma forte proposta de popularizar o design gráfico.

De acordo com o Wikipedia:

"Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Os usuários podem escolher entre muitos modelos projetados por profissionais, editar os designs e fazer upload de suas próprias fotos através de uma interface de arrastar e soltar. A plataforma é gratuita e assinaturas pagas, como o Canva Pro e o Canva for Enterprise, oferecem funcionalidade adicional".

Criar designs para tudo. É com esse lema que o Canva, ferramenta simples e intuitiva, permite que qualquer pessoa crie conteúdos visuais sem dificuldade. Além da versão web para computadores, o software está disponível também para smartphones com sistema Android ou iOS.

Sério, é muito fácil. Além disso, a plataforma conta com uma série de laytous prontos que você pode adaptar para seu negócio. SEM CUSTO!

ferramentas de marketing digital - canva

Vantagens de utilizar o Canva

  • Interface intuitiva na versão web
  • Suporte para diversos formatos diferentes na versão web
  • Mais completo do que boa parte dos sites da categoria
  • Integração com recursos de imagens fotos, ícones e vídeos
  • Download em diversos formatos
  • Definição de tamanhos personalizados

Vale a pena conhecer e utilizar!

7. Console aplicativos Zoho

Hoje, grande parte das pessoas estão conectadas aos smartphones. Podemos inclusive afirmar que o acesso e uso da internet via aparelhos móveis são constantes, durante o dia inteiro.

O Zoho One conecta seus departamentos de vendas, marketing, atendimento ao cliente, contabilidade e muitos outros, e proporciona também integrações contextuais para comunicação e colaboração com colegas, clientes e fornecedores.

Com um pacote integrado como o Zoho One, você encontra a informação que está correta no local certo, revelando o melhor dos esforços dos seus funcionários. Todos que trabalhamos com tecnologia sabemos que essas funcionalidades demandam orçamentos astronômicos para o departamento de TI e um exército de consultores para comandar toda essa integração.

Com a Zoho sua empresa poderá:

  1. Gerenciar o Marketing (CRM, Campaigns (envio de emails), Chat, Social, Survey (questionários));
  2. Gerenciar Vendas e Relacionamento (CRM, Desk, Reports, Motivator, Contact Manager, Assist, Projects);
  3. Melhorar a Produtividade e a Gestão de Equipes (Recruit, People, Connect, Mail, Cliq, Docs, Expense, CRM, Projects, Meeting, etc);
  4. Gestão de Processos (Recruit, People, Creator, Projects, Forms, Reports, CRM).

Tenha todas essas soluções em um único nome de usuário e senha. E melhor, a partir de qualquer dispositivo, pois todas as aplicações são móveis.

Resumindo, com os recursos da Zoho, você terá em mãos recursos profissionais para envio de emails, acompanhamento de redes sociais, criar réguas de email marketing, chamadas por vídeo com gravação, formulários, chat integrado, e muito mais. Conheça!

Por que usar Ferramentas de Marketing?

Você ainda te dúvidas das vantagens de utilizar ferramentas de marketing? Ora, ora, vou listar os principais motivos hein!

  1. Controle do investimento
  2. Gerenciamento de tarefas
  3. Automação de comunicação
  4. Analise e conhecimento do público
  5. Controle de problemas no site
  6. Pontos de contato com cliente
  7. Criação de relatórios personalizados
  8. Automação de processos
  9. Compartilhamento de atividades
  10. Economia de tempo e dinheiro
  11. Cronograma de atividades
  12. Equalização de comunicação
  13. Previsão de cenários
  14. Tomada de ações mais rápidas e certeiras
  15. Criação de páginas personalizadas
  16. Ganho de produtividade
  17. Maior visibilidade online
  18. Ficar olho nos concorrentes
  19. Acompanhamento de resultados
  20. Maior alcance de público qualificado
  21. Profissionalização do negócio

Uffa, tem tudo isso e ainda muitos outros motivos 🥴

Minha sugestão, é que você inicie pela ordem que listei aqui. E para uma parceria de SEO com resultados, conheça no plano Lite!

Ah! Não esqueça de compartilhar e comentar sobre as ferramentas de marketing que são indispensáveis para você.

Até a próxima! 🖖

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Helder Santos

Marketing Manager