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Ferramentas de SEO: tudo o que você precisa para otimizar seu site

21/5/2019

Ferramentas de SEO: tudo o que você precisa para otimizar seu site

Se você possui um site, e quer melhorar o seu negócio, talvez seja a hora de otimizar suas páginas utilizando ferramentas de SEO.

O Google é o buscador mais famoso e utilizado pelos usuários da internet, ele foi criado em 1996 e, não demorou para que em 1997, o termo Search Engine Optimization (SEO) começasse a fazer parte do vocabulário dos webmasters.

Em meados de 2014, a produção de conteúdo passou a ser algo extremamente significativo e relevante, sendo assim a prática tornou-se viral e hoje temos tantas pessoas que compartilham conteúdo.

Com o crescimento no mercado e tanta gente fazendo uso de conteúdo relevante, começamos a ouvir com frequência frases como “o SEO morreu!” e claro que muitas pessoas abraçaram essa  ideia deixando de lado as boas práticas das ferramentas de SEO.

Agora, se formos parar para pensar se isso é realmente verdade, qual o sentido de tantas empresas fazerem o uso de ferramentas de SEO para alavancar seu negócio?

Neste artigo, vamos apresentar algumas ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o seu site e conseguir melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

ferramenta de seo

1 – Ferramentas de SEO para pesquisa de palavra-chave

As palavras-chaves são o grande segredo para o sucesso da otimização, porque é com elas que o usuário encontra aquilo que está procurando nos mecanismos de busca.A pesquisa de palavra-chave é imprescindível para um trabalho de SEO. Sendo assim, é de extrema importância que você se esforce para garantir à  qualidade possível nessa etapa.

 Existem algumas ferramentas de SEO que facilitam esse processo, e te ajudam à potencializar a qualidade e a variedade de suas keywords:

Keyword Planner – AdWords

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza na sua plataforma de anúncios (AdWords). Ela foi desenvolvida para auxiliar os analistas de mídia paga logo na primeira etapa de planejamento das suas campanhas, mas não demorou muito para ser muito bem utilizado por profissionais de SEO.

 

No Keyword Planner é possível checar o volume de busca de qualquer palavra-chave, assim como obter sugestões de keywords relacionadas com as palavras-chave que você já tem.

Übersuggest

Com certeza você faz partes dos internautas assíduos do Google, sendo assim, em algum momento você já deve ter percebido o algoritmo de sugestão de pesquisa funcionando. Quando você começa a digitar na barra de busca, antes mesmo de terminar, o Google oferece algumas opções prontas de pesquisa na tentativa de prever o que você gostaria de pesquisar.

Com a ferramenta Übersuggest você digita uma palavra-chave e ela irá listar de A a Z todas as possibilidades baseadas nas intersecções das buscas.

Com certeza essa é uma excelente ferramenta para ter insights de novas palavras-chave. Assim como o Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta muito conhecida e utilizada por vários profissionais de SEO, muito útil em pesquisas de palavras-chaves. O objetivo é conseguir extrair novas informações das palavras-chave que já constam no seu plano.

O Google Trends se destaca em:

  • Evidenciar sazonalidades de busca para uma determinada palavra-chave;
  • Comparar o volume de busca de até 5 keywords de uma só vez, dentro de um período pré-determinado;
  • Ver a distribuição de busca de uma keyword por regiões (país, estado, cidade).

Assim como as demais ferramentas do Google o Google Trends é gratuito.

2 – Ferramentas de SEO para análises on-page

As correções e otimizações on-page de um site são essenciais. Tudo precisa estar em ordem para que todos seus esforços de SEO sejam 100% proveitosos para seu site. Sendo assim é necessário o uso de ferramentas adequadas para esse caso.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta utilizada para qualquer projeto de site que você venha a começar.

Durante os anos, a ferramenta praticamente se tornou protocolo de qualquer estratégia de SEO logo no seu início, o que a torna indispensável. E não apenas por ser uma ferramenta de SEO gratuita, como também funciona muito bem juntamente com o Google Analytics.

Se está começando o seu site do zero e quer que ele seja otimizado para os motores de busca, o Google Search Console precisa ser prioridade nas ações.

Google PageSpeed

Em um mundo onde tudo é para ontem, a velocidade das páginas são sim muito importantes.

Dessa forma o Google PageSpeed vem sendo cada vez mais requisitado, o objetivo da ferramenta atua dando orientações pontuais para que seu site fique mais rápido!

A ferramenta é simples de usar e é muito útil na otimização de velocidade do site e também é gratuita.

3 – Ferramentas de SEO para análises off-page

Em SEO, quando falamos de off-page, também estamos falando de Link Building. Os backlinks funcionam como um dos mais importantes fatores de rankeamento. É a forma dos motores de busca medirem a autoridade de um site.

Com isso, você precisará do auxílio de mais algumas ferramentas:

Majestic SEO

A Majestic SEO é uma ferramenta focada em off-page. Seu objetivo é simples: inserindo apenas uma URL, é possível fazer relatórios relacionados a backlinks de um site e keywords. Além de saber o número de backlinks e quais são esses backlinks, é possível saber mais sobre a qualidade deles através de duas métricas criadas pela própria ferramenta: Citation Flow e Trust Flow.

Suas funcionalidades se baseiam em:

  • Saber o texto âncora de cada link;
  • Ver todos os domínios que fazem referências;
  • Ver diversidade de perfil de links;
  • Ver histórico de links.

A ferramenta é completa e muito útil. É possível utilizar a plataforma sem pagar, mas de forma limitada, caso queira o pacote completo é necessário realizar a compra da ferramenta.

Ahrefs

A ferramenta de SEO off-page Ahrefs apresenta funcionalidades tão completas quanto a da Majestic SEO. O diferencial das ferramentas são os seus bancos de dados.

Alguns preferem o Ahrefs por garantir que a ferramenta possui um banco de dados mais completo, porém há quem discorde. É o tipo de dilema que só pode ser sanado experimentando as duas.

O ponto negativo da é que ela é paga, não existem versões gratuitas, mas não é um problema para quem quer investir.

4 – Ferramentas de SEO para Monitoramento de Posições

O monitoramento do posicionamento do seu negócio é essencial, é extremamente importante acompanhar os resultados.

Existem algumas ferramentas de SEO que ajudam a monitorar as posições das suas keywords, uma delas é a Pro Rank Tracker.

Pro Rank Tracker

O Pro Rank Tracker é uma das ferramentas de SEO que possui a função de acompanhar as posições de palavra-chave. A ferramenta promete entregar tudo relacionado ao monitoramento de keywords.

São maior diferencial são seus relatórios muito detalhados e repletos de histórico. Pode ser comparada com a ferramenta SEMrush, ela também dispões de muitos gráficos úteis para uma análise mais refinada. Embora quase todo o foco dos analistas de SEO estão direcionados para o Google, o Pro Rank Tracker oferece um acompanhamento dos rankings do Bing e também do Yahoo!

Vale ressaltar que essa ferramenta é paga.

Essas são as ferramentas de SEO que você pode utilizar para otimizar o seu site. A WebPeak também pode te ajudar com a otimização do seu site com ferramentas de SEO exclusivas.

Para mais artigos como este continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

ferramentas de SEO

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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