SEO

As melhores ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave que você deve conhecer

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Sabemos a importância do SEO e o quanto as palavras-chaves influenciam na otimização de um site. Estas palavras são de extrema eficácia nos mecanismos de busca e precisam de atenção redobrada para que se encaixem com o perfil de negócio, tornando conteúdos relevantes para o Google.

A pesquisa de palavra-chave precisa conter no planejamento, uma vez que serão responsáveis pela maior visibilidade do seu site. Por isso, saber onde fazer esta pesquisa de palavra-chave pode ser um divisor de águas para seu negócio online.

Para facilitar esta busca existem diversas ferramentas de pesquisa de palavra-chave disponíveis na internet, e neste artigo iremos focar nas ferramentas gratuitas para estruturar a produção do seu conteúdo para web.

Com estas ferramentas você conseguirá muito mais do que apenas uma palavra de destaque, através da pesquisa de palavra-chave você consegue aprender mais sobre a concorrência, criar calendário de conteúdo, e claro, encontra as melhores palavras-chave de acordo com seu nicho.

Se ainda tem dúvidas, confira as melhores ferramentas de pesquisa de palavra-chave que separamos para você.

Você também pode se interessar por: Conteúdos fundamentais que seu negócio deve produzir para ser notado

6 ferramentas grátis para pesquisa de palavra-chave

Anote essas dicas e encontre a ferramenta que melhor atende a sua necessidade de negócio.  

1 - Google AdWords: Keyword Planner

Diretamente do Google, a escolha não poderia ser outra. O Google AdWords ainda é o preferido, trazendo o primeiro lugar das ferramentas de pesquisa de palavra-chave gratuitas.

O Google Adwords é excelente no momento de começar um site, e pode ficar ainda melhor conforme for crescendo e seu conteúdo for tomando uma proporção maior. O ideal nesta ferramenta é a possibilidade de puxar as informações diretamente do Google, que é o mecanismo de busca que você vai otimizar o site.

O funcionamento da ferramenta é muito simples, basta inserir a palavra-chave no campo de pesquisa, depois a mágica acontece e todas as informações necessárias irão aparecer para serem analisadas.

Fique atento porque muitas vezes você poderá encontrar uma ideia melhor para palavra-chave sugerida pela ferramenta. Além desta vantagem, você também conseguirá analisar:

  • Média mensal de busca
  • Concorrência
  • Lance sugerido

2 - AdWord & SEO Keyword Permutation Generator

Esta ferramenta é ideal para quem não sabe por onde começar, ou tem dificuldades em encontrar a palavra-chave. É muito comum no processo de produção de conteúdo se deparar com a dificuldade de encontrar a palavra-chave perfeita para o assunto. Contudo, o AdWords & SEO Keyword Permutation Generator pode ser a ferramenta ideal para pesquisa de palavra-chave.

O funcionamento desta ferramenta também é muito simples, basta colocar as palavras que deseja nas 3 caixas disponíveis, que o AdWord & SEO dará uma lista de possíveis palavras-chaves.

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

O único problema da ferramenta é que muitas vezes ela dará palavras sem muito sentido, você terá que dedicar um tempo para analisar todos os resultados da lista.

Leia também: Planejador de Palavras chave

3 - Google Correlate

Embora seja uma ferramenta não muito usada, o Google Correlate pode ser muito valioso na hora de montar uma lista de palavras-chave. Uma das razões para utilizar a ferramenta é que ela possibilita visualizar quais as palavras que são pesquisadas juntas.

Com as informações dadas pela ferramenta, fica mais fácil montar a sua lista de palavras-chaves, incluindo as palavras-chave de cauda longa. Veja como não tem nada de complicado, você aplica a palavra-chave e recebe as informações:

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Agora, se você está com uma certa dificuldade de encontrar a palavra-chave ideal, basta colocar a principal que o Google Correlate faz o trabalho mais pesado para você.

4 - Keyword In

Outra opção muito interessante de ferramenta é o Keyword In. A ferramenta disponibiliza 4 caixas de pesquisa, basta ter a palavra principal, que o demais é feito com muita facilidade.

Veja o exemplo da página principal do site:

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Depois é só clicar em “generate” e pronto:

Esta ferramenta com certeza é a mais simples de ser utilizada. Mas não é por conta disto que deve ser considerada, ainda mais se estiver iniciando o plano de pesquisa de palavra-chave, as ferramentas mais simples podem ser a melhor opção.

Caso não goste dos resultados de pesquisa, basta mudar a palavra principal para conseguir ainda mais opções.

5 - Soovle

Essa ferramenta já é um pouco mais diferente das outras mencionadas. O Soovle tem a opção de fazer a pesquisa de palavra-chave em mais de uma plataforma. Embora o Google seja o protagonista de muitas pesquisas, existem opções como Yahoo, Bing, YouTube, Wikipedia e Amazon.

Para iniciar a pesquisa você só precisa escolher a fonte. O Google sendo um dos mais fortes está como opção padrão, mas isto é fácil alterar clicando nos ícones disponíveis para pesquisa.

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Para a felicidade de muitos esta é uma das ferramentas que possuem os resultados mais avançados, basta colocar a palavra principal e receber as sugestões. Fazendo uma busca com a palavra-chave “marketing digital”, as sugestões foram:

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Outra coisa muito interessante é perceber com os resultados mudam de uma fonte para outra:

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Experimente fazer a pesquisa de palavra-chave de outras formas e em diversas fontes, isto pode expandir suas opções.

6 - SEO Chat Suggestion Keyword Finder

Outra opção de ferramenta para pesquisa de palavra-chave para o seu site é o SEO Chat Suggestion Keyword Finder. O que mais chama atenção nesta ferramenta é que você pode definir o nível de pesquisa que está interessado.

São 3 níveis de pesquisa, caso queira apenas ter os resultados básicos, basta clicar em Level 1, se quiser ver alguns detalhes é só escolher Level 2, agora, se a sua intenção é aprofundar nas pesquisas, é só escolher Level 3.

Veja o exemplo de pesquisa Level 3 para “marketing digital”:

ferramentas grátis de pesquisa de palavra-chave

Uma dica é fazer pesquisas nesta ferramenta periodicamente, pois ela apresenta alguns resultados que podem fazer total diferença para o seu negócio.

Não deixe de ler: Por que usar o planejador de palavras-chave em minha loja virtual?

Gostou da seleção de ferramentas? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter e ser o primeiro a receber as novidades e dicas do blog.

Continue nos acompanhando, e até breve!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

O que é SEO? Guia ENTERPRISE para conquistar a primeira página do Google

Marketing

30 aplicativos de fotos que você precisa conhecer: Parte II

Redes Sociais

30 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

Vendas

Zoho CRM ou Salesforce, saiba qual a melhor solução para seu negócio