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Fidelizar clientes com estratégias de retargeting

26/2/2019

Fidelizar clientes com estratégias de retargeting

Mais um conceito que o mundo marketing criou para nos ajudar no processo de vendas!

Este é um assunto atual muito procurado e que ainda está sendo bem confuso para algumas pessoas, e não é para menos temos dois nomes bem parecidos e objetivos diferentes: remarketing e retargeting.

Bem, neste artigo iremos focar nas estratégias de retargeting para que você consiga de uma vez por todas fidelizar os seus clientes. Contudo, é importante que você entenda a diferença entre essas duas funções antes de te ajudar, afinal não queremos ninguém com um nó na cabeça.

Caso você ainda não tenha ouvido falar das estratégias de retargeting, confira com a gente todos os benefícios

Diferenças entre remarketing e retargeting

Remarketing

Para começarmos explicaremos de forma bem resumida o que é remarketing. Para sermos bem objetivos essa estratégia está bem mais voltada para a imagem da marca - brand marketing - do que para o produto final em si. Então caso você esteja a procura de algo que agregue valor institucional, talvez essa seria a melhor opção.

O remarketing tem como objetivo focar na experiência do usuário, isso na maioria das vezes não implica em números, mas sim na qualidade e como a empresa está sendo vista.

Por exemplo: se um cliente entra no seu e-commerce coloca a compra no carrinho, mas não finaliza a compra, o remarketing tem como missão descobrir em qual processo ele desistiu e o porquê para poder reverter a situação.

Neste caso, a estratégia utilizada sempre vai pender para oferecer um cupom de desconto ou alguma vantagem exclusiva, aumentando o interesse do cliente para que  ele volte a ter interesse em fechar negócio.

Retargeting

estratégias de retargeting

Por outro lado temos o retargeting, esse conceito tem uma função do marketing digital mais estratégica para a venda de um produto, ou seja, o foco está exclusivamente no produto ou serviço a ser oferecido.

Com certeza você já ouviu falar na palavrinha resiliência, e não tem conceito melhor para exemplificar do que retargeting. De forma mais clara, as estratégias de retargeting adaptam a venda do produto conforme o cliente interessado.

Digamos que existam 3 clientes que queremos atrair para a apresentação e venda de um produto. O primeiro nunca nem mesmo visitou a loja virtual, o segundo visita frequentemente o e-commerce, mas dificilmente realiza uma compra, já o terceiro é cliente e sempre que pode, recorre ao seu site.

Não é possível utilizar a mesma estratégia de vendas para possíveis compradores completamente diferentes. Esse mesmo produto deverá ser apresentado de forma segmentada fazendo com que cada um passe por sua etapa até a conclusão.

Então, nossa primeira dica para uma boa estratégia de retargeting nesse cenário seria:

1º Cliente: levar esse usuário a conhecer o seu produto através de um convite conforme as pesquisas realizadas pelo mesmo.

2º Cliente: oferecer algum tipo de vantagem para despertar o interesse desse cliente, como o famoso frete grátis.

3º Cliente: sendo um comprador frequente é possível aumentar o valor do check-out, oferecendo combos de ofertas e produtos diferenciados.

3 estratégias básicas de retargeting

Agora que você já entendeu as diferenças entre remarketing e retargeting, é hora de passarmos para um ponto muito importante que são as 3 estratégias base do retargeting para fidelizar clientes.

1 - Segmente o seu público

estratégias de retargeting

Independente da situação, não seja o tipo de empresa que coloca um único anúncio em seu site e redireciona todos os compradores que visitaram sua página nos últimos 30 dias com a mesma mensagem.

Hoje é possível conseguir obter várias formas de segmentar seu público-alvo, seja por desistentes de carrinho, visitantes e compradores recentes, entre outros. Dessa forma você poderá se beneficiar e agregar conteúdo para cada segmento, tornando o processo mais fácil para fidelização de clientes.

Um dica extra são para aqueles compradores que pararam no seu site há um mês ou mais. Você pode direcioná-los para qualquer incentivo que faça mais sentido: entrega no mesmo dia, benefícios do programa de recompensas ou produtos relacionados.

Leia também: Principais Ferramentas de Marketing Que Todo E-Commerce Deve Ter

2 - Concentre-se nos mecanismos de busca

estratégias de retargeting

Sabe aquelas palavras-chave? Elas não foram criadas do nada, e essa é a hora de estar atento ao que os seus clientes procuram para poder fazer anúncios com precisão.

Vamos dar um exemplo bem incomum. Digamos que você venda “eletrodomésticos seminovos”, então seria interessante alcançar os clientes que buscam por “eletrodomésticos baratos”, para garantir que o público-alvo seja alcançado.

Em outras palavras, é oferecer a solução na hora da busca, dessa forma você tem mais chances de captar clientes e fazer uma ótima venda para fidelização.

3 - Retargeting baseado na navegação do site

estratégias de retargeting

Por último, mas não menos importante, você também pode segmentar usuários com base nas páginas específicas do site que eles acessam permite que você exiba anúncios personalizados e super relevantes.

Para exemplificar, se um usuário colocar no carrinho de compras uma calça jeans, mas não concluir a compra, você poderá segmentá-lo com anúncios dessa calça em vários outros sites que este cliente visitar no futuro.

Agora, se um cliente já comprou essa mesma calça, você irá segmentá-lo com anúncios de produtos relacionados ou complementares para que ele volte a loja sempre, fidelizando o cliente.

Muitas vezes, o redirecionamento funciona enviando a mensagem oportuna, para o comprador certo, no estágio exato de sua jornada. O direcionamento baseado em uma jornada na Web pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Já sei o que é Retargeting e agora?

O marketing nos possibilita uma infinidade de opções para fazer bonito na hora da venda e fidelizar clientes. Com o retargeting não é diferente, essa é mais uma forma de você conseguir aumentar suas vendas e fidelizar os seus clientes.

Não perca tempo e comece a segmentar seus consumidores para ter a cada dia números mais assertivos e garantir o crescimento da sua empresa.

Aqui no blog temos várias dicas do mundo marketing para te ajudar a vender mais. E para ter acesso exclusivo, basta assinar a nossa newsletter.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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