Marketing

Freemium: conheça o modelo de estratégia tendência no Marketing

15
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Freemium é um modelo de atração criado com o objetivo de alcançar uma base de potenciais clientes para soluções pagas. Trata-se aqui de uma estratégia usada há muito tempo em diferentes plataformas - o Spotify é um exemplo - e impulsiona ações de marketing sustentáveis para muitos negócios. 

O que é freemium?

O termo Freemium tem origem na união dos termos free + premium. O modelo de atração que segue sendo tendência no marketing, possui dois níveis que divide o produto ou o serviço em versão gratuita e premium.

Como você já sabe, ou pode supor, os usuários da versão gratuita têm acesso limitado a determinados recursos de um produto. Por outro lado, pessoas que se renderam à versão premium obtêm maior acesso a recursos, com uma condição: precisam pagar por isso.

Normalmente, essa estratégia está associada a awareness, ou seja, a percepção que o consumidor tem de uma marca.

Qual é a importância do modelo Freemium? 

No marketing, uma das melhores maneiras de despertar a atenção do público é fornecer algo útil e gratuito. Afinal, quem não gosta de itens gratuitos?

Há muito tempo essa estratégia é utilizada por empresas de diferentes setores. Pensando na década de 80, por exemplo, empresas de tecnologia usavam esse recurso ao oferecer versões limitadas de seus softwares, respaldada num tempo determinado.

Outro exemplo, os vendedores que reconhecem seus produtos bons e irresistíveis, que a partir disso oferecem uma amostra grátis para os clientes, sabendo que eles pagarão por isso futuramente.

Para resumir, a importância do Freemium está na oportunidade de as pessoas conhecerem aquilo que você está vendendo, a experiência do usuário torna-se positiva, principalmente sabendo que não precisam gastar dinheiro ou tempo para conhecer o produto/marca.

Principais benefícios do Freemium para negócios brasileiros

Listamos os benefícios mais importantes do modelo Freemium

1. Aumento da base de clientes em potencial

O modelo Freemium oferece a oportunidade de as pessoas interajam com a marca, e assim aumenta-se a base de potenciais clientes. Há um auxílio, nesse sentido, na criação de demanda. A partir da experiência de uso inicialmente gratuito, os usuários podem decidir por investir em uma conta premium, isso se chama poder de compra, e torna qualquer negócio mais ‘’educado’’ no conceito do público.

2. Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Outro benefício do Freemium está na diminuição de custos, principalmente pela diminuição de acordo com canais de marketing, como mídias pagas, por exemplo. Isso acontece porque o usuário já está em contato com o produto. Você já está oferecendo a oportunidade, o poder de compra, ao usuário. Afinal, ele pode comprar quando quiser, assim evita-se processos complicados de vendas. Vale aqui lembrar que, a partir de experiências positivas, consumidores modernos tendem a recomendar aquilo que estão utilizando. O resultado é a geração de um valor de marca, que também podemos chamar de brand equity.

3. Recebimento de feedbacks

A partir da experiência Freemium é possível ter uma oportunidade de receber feedbacks para aprimorar o produto ou o serviço. Algo muito desgastante no marketing, é a busca pelo público-alvo e reconhecimento de dados. Dessa forma, o Freemium acaba sendo um ponto positivo.

Esta é uma antiga estratégia de Marketing que segue tendo o seu lugar no mercado, ela é voltada para estratégias que envolvem alto investimento e que, dessa maneira, deve ser adotada após muitos estudos e análises de dados. 

Investir em SEO para projetar o futuro do seu negócio

SEO (otimização para sites) é a melhor alternativa de investimento para empresas que valorizam o bom desempenho na internet. E isso não é de hoje. Porém, agora, mais do que nunca, uma empresa que investe em SEO está olhando para o passado, presente e futuro. 

SEO agrega um conjunto de técnicas utilizadas para quem usa buscadores na internet (Google, Bing, por exemplo). Tendo em vista que o Google tem bilhões de buscas realizadas diariamente, empreendedores que não reconhecem a importância em investir na otimização de sites podem estar perdendo tempo e dinheiro. As técnicas de SEO possibilitam que os usuários cheguem até o site almejado de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas, ou potencializando-as. Entre as principais técnicas utilizadas estão: criação de conteúdo, Link Building e experiência do usuário.

Especialistas alertam que, apesar de desafiadora, toda crise é também um período de grandes oportunidades. É um bom momento para as empresas mostrarem seu lado humano, livre de oportunismos. A crise sanitária, econômica e social, na qual estamos passando, exige que empresas fiquem de olho no brand e nas métricas. No entanto, aproveitar o poder das plataformas digitais, estar presente nos canais onde os consumidores estão, reavaliar campanhas de marcas e respostas diretas, destacar os benefícios de produtos e ofertas, demonstrar cuidado e empatia, definir uma experiência alternativa ao cliente, entre outras estratégias, são caminhos para superar esta fase. 

A melhor maneira de manter um negócio visível é através dos canais digitais. Na internet, o maior patrimônio que uma empresa possui é o próprio site. Enquanto uma empresa está ativa, o site é o portal do sucesso. É ali que as pessoas irão procurar por alguma solução nos buscadores. Por mais que as mídias sociais sejam fundamentais para diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, afinal, as alternativas estão sempre se atualizando e/ou tendem a serem trocadas de tempos em tempos pelos usuários. Dessa forma, não são patrimônios.Investir em SEO é investir em algo próprio, é apostar no próprio negócio com confiança e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso.

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