Geração de Leads: o que é e como funciona

17/8/2018

Geração de Leads: o que é e como funciona

Ultimamente temos ouvido muita falar sobre geração de leads, mas ainda poucas pessoas sabem a respeito dessa estratégia tão importante que é o marketing digital.

Se você se encaixa na categoria de pessoas que vivem ouvindo falar a respeito dos tão desejados leads,  e tem interesse de entender de uma vez por todas todo o universo que gira em torno dessa forma excepcional de atrair mais clientes para sua empresa, então parou no artigo certo. 

Para começarmos, geração de leads é o processo que as empresas utilizam para adquirir informações sobre potenciais clientes para seus produtos ou serviços. 

De forma geral, para mirar nas vendas é necessário uma lista de nomes e endereços, telefones, e-mails e etc. Logo, quando falamos sobre marketing digital, o lead é o seu cliente potencial. 

Contudo, quando passamos a pensar em estratégias para a geração desses leads, estamos focando nas etapas que serão utilizadas pela sua empresa para converter esses leads em clientes. 

Para deixar tudo mais simples, entenda da seguinte maneira: todas as vezes em que um usuário preencher um formulário para baixar algum tipo de material gratuito dentro de algum canal que pertence ao seu negócio, seja este material um e-book na web, por exemplo, ele automaticamente se torna um lead, pois suas informações serão inseridas no banco de dados da sua empresa. 

Leia também: Ações para gerar leads com o Instagram
Geração de Leads

O que é um lead?

Bem, antes de qualquer coisa é bom começar do início, não é mesmo? Um lead nada mais é do que uma pessoa que, de alguma forma, tem algum interesse nos produtos ou serviços que são oferecidos pela sua empresa. 

Em outras palavras, ao invés de apenas abordar esses clientes através de estratégias que hoje são consideradas desagradáveis e pouco eficazes (como ligações intrusivas), a comunicação entre cliente/empresa acontece em primeiro lugar por parte do usuário que, de alguma forma, se sentiu atraído por um produto ou serviço que sua empresa oferece.

Um exemplo bem simples disso pode estar relacionado a algum tipo de pesquisa realizada na internet por usuários que encontraram seu conteúdo e teve um retorno considerável de pessoas respondendo. 

A partir do momento que os usuários respondem a qualquer formulário que você criou (como nome e sobrenome, telefone ou e-mail) automaticamente esse usuário se torna um lead da sua empresa. 

Se esse usuário receber um e-mail da sua empresa posteriormente, perguntando como você poderia ajudá-lo a resolver um problema ou necessidade, seria uma etapa bem menos intrusiva do que se você apenas entrasse em contato sem mais nem menos, oferecendo seus produtos logo de cara para esse usuário. 

É seguindo esses passos que à sua empresa conseguirá obter os dados necessários destes clientes, com o intuito de sempre ajudá-los a resolver algum problema, desenvolvendo assim uma comunicação mais aberta, para atender suas reais necessidades.

Como funciona a mecânica da Geração de Leads?

Você já deve ter compreendido quem são os leads, mas como funciona essa geração de leads? Chegamos no ponto de observar quais são os componentes reais do processo de geração desses leads.

Landing Pages

A landing page é uma página da web (conhecida como página de destino), essa é a página que o usuário chega para uma finalidade distinta. Uma landing page pode ser utilizada de diversas formas, mas uma das mais frequentes é para capturar informações dos usuários através de formulários.

Formulários

Os formulários geralmente são encontradas nessas landing pages e contém  uma série de campos que são responsáveis pela coleta de dados importantes antes que o usuário clique no botão para receber uma oferta.

Oferta

A oferta se trata de um conteúdo ou material que agregue algum valor ao interessado, que sua empresa oferece na landing page. Lembrando que essa oferta precisa ser relevante o suficiente para que o usuário se sinta à vontade e disposto a trocar suas informações pessoais, a fim de acessar essa oferta através do CTA e concluir o download.

Call-to-Action

O CTA geralmente é apresentado na forma de uma pequena imagem, botão ou mensagem que convida seus usuários a tomar algum tipo de decisão. Quando falamos sobre geração de leads, esta ação convida o usuário a clicar no botão para que ele possa obter a oferta (download do ebook, documento e etc.). 

A partir do momento que estes elementos estão todos juntos, sua empresa poderá começar a explorar novos canais e meios de comunicação para conseguir direcionar mais tráfego ao site ou blog da companhia, e começar a gerar seus próprios leads.

 

Não deixe de ler: Além dos eBooks: como gerar leads realmente qualificados
Geração de Leads

6 principais canais para Geração de Leads

1. Website

Um site bem estruturado e nutrido com conteúdos relevantes permite que você alcance leads por meio de assinaturas de newsletters, preenchimento de outros formulários ou testes de ferramentas/soluções. 

O grande objetivo é converter visitantes em compradores. Para isso, certifique-se de que o layout, CTAs, formulários e conteúdos sejam de alta qualidade.

2. Blog

O blog é um excelente canal para criar um laço de confiança entre sua empresa e seus potenciais clientes. Qualquer usuário pode encontrar seu blog através de pesquisas na web, portanto nunca se esqueça da importância de otimizar para os mecanismos de busca. 

Lembre-se também de sempre propor aos leitores a seguir suas redes sociais, retornar ao blog para consumir mais conteúdos e tomar uma ação através dos CTAs em seus posts.

3. SEO e marketing de conteúdo

O seu conteúdo é a base dos seus esforços de comunicação. Essa estratégia de marketing possibilita desenvolver e propagar conteúdo educativo e relevante para envolver os consumidores. 

A maioria dos motores de busca consideram um conteúdo de alta qualidade equivalente a um site de alta qualidade. Por conta disso, veja sempre o seu conteúdo como o combustível de todas as suas campanhas de marketing.

4. Mídias sociais

O marketing de mídias sociais é um dos mais utilizados ultimamente, sem contar que acabou se tornando uma técnica indispensável para todos os nichos de negócio. Os consumidores passaram a ser mais assíduos na hora de realizar pesquisas por produtos, aprender sobre eles e até efetuar compras por meio de redes sociais.

5. Anúncios de Pay-Per-Click

Também conhecidos como PPC, nestes modelos as empresas pagam por cliques em seus anúncios expostos em motores de pesquisa, como Google, Yahoo e Bing, por exemplo. 

São uma excelente opção de mostrar seu produto no topo de páginas em buscas orgânicas. Os PPC são anúncios altamente segmentados e podem gerar leads qualificados.

6. E-mail marketing

O e-mail ainda é uma ótima ferramenta para comunicação, e uma importante chave em uma estratégia de marketing. Essa sem dúvidas é uma das mais utilizadas táticas de geração de leads e também uma das melhores e mais fáceis maneiras de se comunicar com o seu cliente.

Considerações Finais 

Essas são as formas para alcançar mais pessoas e conseguir colocar em prática a geração de leads. Estes potenciais clientes são muito importantes para o seu negócio, por conta disso busque saber o máximo sobre o seu público-alvo para que assim você elabore uma estratégia consistente. 

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O mais interessante é que, o que antes era uma coisa difícil, que mais parecia um bicho de sete cabeças, hoje não é mais algo complicado quando se busca auxílio no lugar certo. A procura por plataformas para hospedar um site, por exemplo, pode ser bem mais simples com algumas avaliações, e não ter aquela dor de cabeça mais tarde, uma vez que isso também pode impedir seu negócio de vender mais.

As ferramentas de marketing digital são ótimas aliadas dos negócios online. Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender melhor quem são os leads e como funciona a mecânica de geração de leads. Para ter acesso à mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e não deixe de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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