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Gestão para agências é a melhor estratégia para seu negócio

26/9/2019

Gestão para agências é a melhor estratégia para seu negócio

Você tem uma agências de comunicação e quer saber o que deve fazer para garantir o sucesso? Qual à iniciativa necessária para adquirir clientes, fazer o onboarding e aumentar seu NPS? E quais são as práticas recomendadas para tocar projetos, campanhas e produtividade?

Estes são alguns questionamentos fundamentais para gerenciar de maneira efetiva uma agência. Tanto faz se você está liderando uma full service ou focado em marketing digital, é necessário ter processos sólidos e bons conhecimentos para poder alavancar seu negócio.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas para que a gestão da sua agência seja mais assertiva e direcionada às suas necessidades.

Veja também: Plano de Marketing para agência

Confira algumas dicas para melhorar a gestão da sua agência tornando seu negócio mais eficaz!

1. Tenha uma comunicação clara com seu time

Toda a sua equipe precisa ter múltiplos métodos de comunicação, dando atenção as opções mobile e disponíveis em seu laptop. Em determinados projetos, ter chats de grupos constantes podem ser úteis, mas fique atento para que assuntos pessoais ou fora do tópico tirem o foco do objetivo principal.

Separe um tempo para colocar todo mundo na mesma sintonia. Ao invés de apenas delegar e criar tarefas, arrume um horário extra na agenda para explicar as razões por trás das suas decisões.

Fazendo isso, você vai ajudar cada colaborador a entender o panorama geral da agência e como o trabalho de cada um influencia em todo processo. Esta prática melhora a colaboração e faz com que os membros da equipe se sintam mais valorizados.

gestao para agencias, melhor estrategia para seu negocio

2. Relacione-se bem com seus clientes

Por mais incrível que possa parecer, agências de marketing e publicidade vendem-se como experts em ajudar marcas e organizações a se comunicarem melhor com o público, mas internamente falham nessa mesma disciplina algumas vezes.

Vale lembrar que uma campanha de marketing digital pode até estar dobrando os leads em relação ao mês anterior, mas o cliente pode não estar conseguindo conectar os pontos e enxergar o valor que sua agência está entregando se os dados não estão sendo compartilhados da forma correta.

Maior parte das agências sabem da importância em agendar conversas regulares com os clientes, seja pessoalmente ou por meio de conferências. Mas é muito importante também manter uma comunicação frequente entre esses encontros.

Se o cliente tiver um time interno cujo trabalho se sobreponha às responsabilidades da sua agência, deixe claro como a comunicação funcionará e quem ficará a cargo de cada tarefa.

3. Coloque seus projetos e documentos em um só lugar

Integração é a realidade atual e estará ainda mais presente no futuro, uma vez que compartilhar informações entre setores e com os clientes pode trazer benefícios para todas as operações na agência. Por esse motivo, softwares de gestão estão sendo cada vez mais comuns, pois automatizam várias etapas e entregam relatórios detalhados sobre as campanhas.

Um dos fatores mais relevantes é que, toda equipe também tem a oportunidade de ver as demandas e no que eles podem estar trabalhando hoje. Sendo assim, essa é uma das ferramentas que você deve começar a usar agora.

Faça uso de softwares

Ferramentas não são soluções milagrosas, onde é necessário apenas apertar um botão e está feito, mas elas podem auxiliar a rastrear o andamento de tarefas e simplificar processos. Em primeiro lugar, qualquer agência, independente do tamanho, pode se beneficiar com o uso de softwares de gestão.

É possível agendar peças e tarefas, monitorar a produtividade, conferir o andamento das metas, analisar relatórios financeiros entre outras funcionalidades. Você também pode integrar a comunicação em um só lugar.

4. Tenha metas bem estabelecidas

Uma boa gestão não é subjetiva, mas sim data-driven. Para identificar um bom gestor, ele deve tomar decisões a partir de dados e números, e seus objetivos devem ser possíveis dentro da realidade da agência. Não permita que modas do mercado ou tendências determinem a maneira como você irá direcionar seus esforços. Analise com cuidado as características do seu negócio e execute conforme suas necessidades.

Faça uma lista dos objetivos, incluindo números e porcentagens. Discuta com sócios e com gerentes estas metas e esteja aberto a receber feedbacks sobre elas. 

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5. Seja organizado, flexível e habilidoso com pessoas

Um gestor em um ambiente criativo na maioria das vezes precisa ser multitarefas e lidar com diversas responsabilidades ao mesmo tempo em que precisa equilibrar as contas.

Para começar, você precisa ter uma boa visão geral sobre as demandas, em que seus colaboradores estão trabalhando e quais são as ameaças e possibilidades do seu negócio. Mesmo que essas considerações acima possam parecer óbvias, mas ainda é um fator subestimado por algumas agências.

Fato é que, quanto melhor você se planejar, maiores as chances de sucesso. E se programar não quer dizer apertar todas as suas atividades numa agenda à prova de erros, e sim deixar espaço para atrasos, confusões e momentos livres, pelo bem da sua qualidade de vida.

Outro ponto importante é ter habilidade com pessoas: saber julgar bem um caráter pode te levar longe. É bom que você conheça seu time de uma ponta à outra. Cada pessoa possui qualidades e pontos a melhorar, e cabe ao gestor conseguir aproveitar ao máximo os talentos criativos e colocá-los em uso. 

 

Gostou das dicas? Que tal começar colocar em prática e melhorar a gestão para agência?

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Até a próxima!


Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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