Google Analytics - Tray Commerce

14/3/2018

Google Analytics - Tray Commerce

Olá pessoal, tudo bem?

No conteúdo de hoje nós ensinaremos a você lojista Tray Commerce como criar e configurar o Google Analytics dentro de sua loja virtual.

Para quem não conhece, um dos principais objetivos do Google Analytics é saber de que forma os usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções do seu site. E de acordo com essas informações coletadas, através do Google Analytics, é possível analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado por você.

Os recursos do Google Analytics são inúmeros é por isso que é considerado uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web. Alguns do recursos que ele oferece são:

  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Origens de tráfego De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Fluxo de usuários em cada página de dentro do seu website.
  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site

Mas como criar uma conta no Google Analytics?

Primeiro, você deverá acessar a página da ferramenta Google Analytics (https://analytics.google.com/analytics/web/) e clicar no botão Inscreva-se que está localizado no canto direito de sua tela.

Ao fazer o login será necessário se inscrever e passar alguns dados sobre seu website, como Nome da Conta, Nome do website, URL do website, Categoria do Setor e Fuso horário dos relatórios.

Logo de início, na aba ‘O que você deseja acompanhar?’, você irá especificar se você deseja acompanhar um website ou um aplicativo.

Atenção: Se seu website possuir o Certificado SSL, não se esqueça de alterar no campo de URL do Website. Se não possuir, deixe apenas como HTTP.

Um pouco mais abaixo, você terá as Configurações do compartilhamento de dados. É recomendável que todas essas configurações sejam selecionadas.

Clique em Obter ID de Acompanhamento e em seguida aceite os Termos e Condições.

Certo, agora você será direcionado para Informações de Acompanhamento > Código de Acompanhamento. Será nessa aba do Google Analytics em que você terá acesso ao código no qual irá coletar e enviar dados de um website para o Analytics.

Copie e cole esse código como o primeiro item da seção <HEAD> das páginas da Web que você deseja acompanhar.

Dentro da TrayCommerce nós temos uma certa flexibilidade na instalação do Google Analytics, tendo um campo específico para a integração.

Agora vamos instalar o Google Analytics em suas páginas.

Primeiro, vá ao painel administrativo de sua loja dentro da plataforma. No menu lateral esquerdo, clique em Minha Loja > Integrações. Em seguida, selecione a opção                          Ferramentas Google > Gerenciar Ferramentas do Google > Google Analytics > Configurar.

Após concluir este caminho, vá até seu Google Analytics e copie o ID de Acompanhamento que está localizado no topo da página, ainda dentro de Informações de Acompanhamento > Código de Acompanhamento.

Em seguida, cole o código dentro da aba de Configuração do Google Analytics dentro da plataforma.

Depois de colado, clique no botão ‘SALVAR’, localizado no canto direito da tela.

Pronto, agora é só aguardar a propagação do código, que demora até 24hrs.

Após isso, é importante ativar alguns relatórios e alterar algumas configurações, como ativar o relatório de dados do comércio eletrônico, alterar a moeda e  Ativar os Relatórios demográficos e com base em interesses.

O Google Analytics possui uma aba própria para a administração de sua conta. Você pode acessá-la clicando na roda dentada localizada no quanto esquerdo de seu monitor, mais especificamente no último ícone.

Ativar Relatório de Dados do Comércio Eletrônico:

Na aba administração de sua conta, mais especificamente no campo Vista da Propriedade (terceira coluna), clique em Configurações de Comércio Eletrônico.

Selecione a opção ‘Ativar’ nas flags Ativar comércio eletrônico e Ativar produtos relacionados.

Em seguida, clique em Próxima Etapa e Enviar.

Com essa configuração, você terá acesso a relatórios relacionados às transações e a receita de seus produtos.

Alterar a moeda dos Relatórios:

Ainda na Vista da Propriedade, vá em ‘Visualizar Configurações’. Em seguida, vá até a opção ‘Moeda exibida como’. Por padrão, a moeda selecionada está como Dólar Americano. Sendo assim, altere para Real Brasileiro.         

Ativar os Relatórios Demográficos e com Base em Interesses:

Agora vamos para a coluna Propriedade (coluna do meio). Role um pouco a página até a área de  Recursos de Publicidade e ative os Relatórios demográficos e com base em interesses.

Ativando esse recurso, você terá acesso a dados de idade, sexo e interesse para que você possa entender melhor quem são seus usuários.   

Lembre-se: O Google Analytics não puxa o histórico de dados de seu website. Sendo assim, essa coleta de dados acontecerá apenas a partir do momento em que você insere o código de acompanhamento no site.

Com o Google Analytics, mensurar os resultados de seu e-commerce será uma tarefa ainda mais descomplicada, graças aos inúmeros relatórios de desempenho em que você irá obter em decorrer do tempo.

Se você ainda tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco em chamados@webpeak.com.br

Até a próxima. :)

Autor

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brsuporte@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak