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Google BERT Update: o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google

17
Feb
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Segundo o Google, esta é a principal atualização de algoritmo de pesquisa. Se a própria empresa impulsiona essa informação, o negócio é sério. O Google BERT, ou Bidirectional Encoder Representations from Transformers, foi anunciado no final de Outubro de 2019 (último ano antes da pandemia). 

Seu nome, BERT, já acompanha esse projeto desde novembro de 2018, ano em que o Google lançou um open source de pré-treinamento para o desenvolvimento de modelos capazes de processar a linguagem natural escrita e falada. No mundo da tecnologia da informação e inteligência artificial, essa atualização tem grande importância e foi muito satisfatória. 

O que é o Google BERT?

A principal função do BERT é melhorar o entendimento do Google a respeito do contexto que envolve o uso de determinadas palavras.

Ou seja, aqui reconhece-se que há particularidades da linguagem natural ou determinadas palavras, são fatores que podem mudar de significado em diferentes contextos. Entretanto, agora são melhor compreendidas pelos algoritmos — inclusive as chamadas stop words.

Muito tem sido considerado, com a nova atualização, a objetividade das pesquisas: quando realizamos buscas, a função do buscador é encontrar o que estamos procurando, mesmo que ele não tenha sido escrito corretamente, e afins. 

Antes, algumas preposições gramaticais não eram captadas pelo Google. Porém, com o BERT, agora é capaz de entender como o sentido de uma expressão pode mudar quando esses termos são utilizados.

Na prática, a mais nova atualização do Google, o Google BERT, está aproximando ainda mais a inteligência artificial da inteligência humana e, de acordo com o próprio buscador, é o mais importante update desde o lançamento do RankBrain. Podemos dizer que esta nova atualização tem como foco as buscas, e não nos sites

Para os profissionais de SEO, ao mesmo tempo que surge uma nova atualização do algoritmo vem a seguinte questão: como posso otimizar o meu site para a nova realidade?

Após essa novidade, a resposta é muito menos complicada do que parece, simples: conteúdo objetivo, bem escrito e com foco em seres humanos.

Cuidado com conteúdos escritos de forma mecânica

As transformações do Google BERT estão mais relacionadas à capacidade de entendimento do próprio robô do que à caça às práticas ruins de indexação.

Como sua ação tem sido aperfeiçoar e expandir a competência de assimilação de linguagem humana do crawler, o resultado traz uma tendência de que sites cujos conteúdos são escritos de forma mecânica possam ser prejudicados na SERP.

O BERT apresenta a informação relacionada à linguagem falada, aspecto que pode surtir um efeito positivo para o voice search e a busca local.

O Google BERT reverteu a importância dos conteúdos?

Bom, os tempos mudaram. Porém, não. Apesar da atenção dos profissionais de SEO ter se distribuído entre performance, usabilidade e experiência do usuário, a antiga máxima de que conteúdo é rei não ficou obsoleta.

Se tratando de conteúdos para internet, as mudanças ocorrem desde o lançamento do Google Panda, em abril de 2012, que mudou radicalmente a forma como ele era produzido na internet.

A qualidade do conteúdo tornou-se a principal métrica de análise, pessoas que tinham como estratégia manipular o algoritmo, pôde observar que os sites despencaram.

Ainda assim, mesmo nessa condição, ainda encontramos conteúdos escritos sob o uso dos piores artifícios. Agora, com esse update do Google, o BERT, talvez essas páginas estejam com seus dias contados.

Confira as técnicas ultrapassadas de SEO que podem prejudicar seu site, principalmente com o BERT, são:

  • Uso excessivo de termos longtail;
  • Keyword stuffing (densidade exagerada de palavras-chave);
  • Limite mínimo e máximo para a quantidade de palavras no texto;
  • Texto denso para aumentar o conteúdo;
  • Conteúdo oculto;
  • Imagens nas páginas: a linkagem interna segue sendo essencial para auxiliar o robô a entender o assunto que está sendo tratado e quais os contextos a serem incorporados.

A última atualização do Google, o Google BERT, ainda está disponível somente para buscas em inglês, porém, em breve será lançado para outros idiomas, inclusive o português. Vale ficar por dentro sobre as atualizações, entendendo que o algoritmo de pesquisa fica cada vez mais sofisticado, é preciso estar constantemente munido de conhecimento. 

Como obter relatórios de SEO 

A função dos relatórios de SEO é transmitir informações de um projeto e, principalmente, os resultados gerados que circulam dentro de uma empresa. A partir da aplicação de estratégias de SEO, é possível apresentar relatórios para que o cliente acompanhe os projetos, assim impulsiona-se uma boa relação entre cliente e negócio (alô alô experiência do consumidor e usuário). 

Os relatórios de SEO não são mais importantes do que os resultados, entretanto, permitem acompanhar (de maneira bastante positiva) e apresentar os resultados. 

Diversos clientes podem se queixar, não pela ausência de resultados, e sim por não conseguirem visualizar o que tem sido feito pela empresa parceira de SEO. E nada mais justo. Afinal, vamos supor que você esteja fazendo uma reforma na sua casa. Você acompanha o projeto de reforma ou deixa para ver como ficou só depois? 

Acredito que você deva ter escolhido a primeira opção, pois por outro lado é provável que a perda de dinheiro fosse certa (erros estão muito associados a falta de acompanhamentos).

Dessa forma, é possível enquadrar os relatórios em atividade de relacionamento com o cliente (CRM), importantíssimas. Hoje em dia, acredito que esse relacionamento seja mais importante que os próprios resultados entregues.

Leia para entender melhor: Content Experience: práticas para viralizar conteúdos e alcançar o topo dos buscadores 

O que podemos concluir: não basta somente um bom relatório de SEO, como o contato regular com o cliente, para que consiga colocá-lo no engajamento, além de construir também uma parceria a longo prazo. 

Conjunto de ferramentas de SEO: relatórios relevantes para seu negócio

O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores. Algumas das propostas da WebPeak, a partir das ferramentas de SEO

  1. Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  2. Auditorias e análises de sites;
  3. Construção de link building (agora denominada como link earning);
  4. Métricas de mídia social;
  5. Análises detalhadas de marketing.

Outro diferencial é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet. 

A WebPeak tem soluções em SEO para seu negócio. Confira nossas ferramentas de SEO! Entre em contato conosco


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