11 minutos

Google Keyword Planner: Palavras-chave que atraem clientes

Conheça o Google Keyword Planner: Palavras-chave que atraem clientes! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Google Keyword Planner: Palavras-chave que atraem clientes
Escrito por
Gabriel Heitzmann
Publicação
23/4/2023

Hoje vamos conhecer um pouco mais a importância das palavras-chave na hora de lançar campanhas e anúncios na internet e te apresentar o Google Keyword Planner: uma ferramenta que vai te dar uma mãozinha para obter o melhor resultado possível de um anúncio no Google Ads.

O objetivo desta postagem é te alertar sobre a importância das keywords e como você pode aproveitar essa ferramenta do Google ao máximo!

Vamos lá!

O que é Google Keyword Planner?

Quando se faz um anúncio, por melhor que tenha sido produzido, o que garantirá o resultado da campanha serão as palavras-chave às quais ele será relacionado. 

Com a ajuda de dados das pesquisas do Google, é possível saber quais keywords vão fazer com que mais pessoas cheguem aos anúncios de suas campanhas no Ads

O Google Keyword Planner irá te ajudar a planejar as palavras-chave corretas para fazer com que seu anúncio tenha o maior alcance e os melhores resultados, por meio de estatísticas de resultados de busca por elas, te ajudando com a comparação entre um grupo de keywords.

Assim, você poderá comparar e escolher entre as que te darão mais acessos, já que o planner também te indica as keywords mais relevantes para sua empresa. Legal, não é? Tudo isso com esta ferramenta dentro do Adwords. Quer aprender como usar? Acompanhe.

Mas antes... O que é uma keyword?

Keywords são palavras-chave e são determinantes quando se anuncia na internet. Quando você cria seu anúncio, no Google Ads, por exemplo, você deverá escolher entre palavras-chave para que seu anúncio seja exibido em determinadas páginas da internet ou em SERP (Search Engine Results Page) - página de resultados de pesquisa.

Assim, se você tem uma floricultura e vai anunciar no Adwords, poderá escolher por exemplo as palavras-chave “floricultura delivery” ou “floricultura são paulo” para relacionar seu anúncio. Nós usaremos este exemplo para ilustrar o acesso ao Google Keyword Planner =)

Usando o Google Keyword Planner

Usar o Google Keyword Planner é muito fácil, basta acessar sua conta no Adwords e acessar o Planejador de Palavras-Chave no botão Configurações.

O fácil uso da ferramenta é sem dúvida a maior de suas vantagens! As informações são diretas e fáceis de serem encontradas, como você poderá acompanhar ao longo deste post.

Mas para facilitar seu primeiro acesso, te mostro como fazê-lo na sequência abaixo como fazê-lo:

Google Keyword Planner
Google Keyword Planner

Assim, você poderá buscar por novas palavras-chave e consultas os volumes de pesquisas e previsões das palavras-chave que você já usa. Vou te mostrar como fazer nos próximos passos e já te adianto que é mais fácil do que você pensa. Vamos lá!

  • Consultando novas palavras-chave: Aberto o planner, basta adicionar as palavras-chave, frases ou URL relacionado a sua empresa. Você poderá adicionar até 3 palavras-chave além da URL. Feito isso basta clicar em começar.
Google Keyword Planner

Assim, a ferramenta te listará uma série de informações úteis sobre as palavras-chave que você está consultado, como média de pesquisas mensais, valores de lances dos leilões, concorrência e muito mais. 

Você pode filtrar as informações como quiser e ainda fazer o download do conteúdo com as ideias das palavras-chave. Indiquei essas funcionalidades úteis na imagem abaixo para te ajudar a se achar na ferramenta =)

Google Keyword Planner

Você deve usar bem os filtros para conseguir tirar o melhor proveito da ferramenta possível. A dica é filtrar por concorrência e média de pesquisas mensais, principalmente =)

  • Consultando volume de pesquisas e previsões: Para fazer esta consulta, digite as palavras-chave e clique em começar.
Google Keyword Planner

Pronto! O Google Keyword Planner te mostra as previsões para o período de tempo que você definir para que você consiga estimar o retorno que determinadas palavras-chave trarão para o seu anúncio. São utilizados alguns índices para que você possa acompanhar, como o CPC (Custo por clique) e CTR (Click True Rate - Taxa de Cliques).

Dica: O cálculo do CTR leva em conta o número de cliques sobre o número de impressões multiplicado por 100 - para que o resultado seja uma porcentagem.
Google Keyword Planner

Comparando um grupo de keywords, você consegue acompanhar seus desempenhos individuais e uma noção muito melhor do quanto são viáveis =)

Em nosso exemplo da floricultura, olhem só como “flores são paulo” atraem muito mais clique que “floricultura são paulo”. 

Esse tipo de comparação é um grande facilitador! É só saber aproveitar.

Além de comparar palavras-chave, você pode até consultar palavras-chave negativas no Google Keyword Planner! Sem dúvidas, essa ferramenta é um grande aliado de quem anuncia no Ads.

Dica: Você conta com a versão em gráficos que facilitará sua vida na hora de elaborar relatórios! Parece brincadeira que a ferramenta seja tão fácil de usar, não é? Mais uma vez a Google facilita a vida de quem quer anuncia sem complicações.
Google Keyword Planner

Quer saber o desempenho de determinada palavra-chave ao longo de um período? 

O Google Keyword Planner possui um histórico de métricas, para que você consiga comparar a performance de uma ou de um grupo de keywords e optar sempre por manter apenas as melhores. 

Os recortes de tempo podem ser feitos para que você acompanhe as estatísticas de períodos anteriores e ser muito mais assertivo nas escolhas futuras!

Google Keyword Planner

E claro, você pode fazer o download todo o seu plano para visualizá-lo e exibi-lo em qualquer lugar. Muito bacana, não acha? Todos esses resultados podem ser filtrados por bimestre, trimestre, mês e ano.

Todas essas consultas podem e devem ser feitas antes de anunciar do Adwords. Use e abuse da ferramenta e invista corretamente em seus anúncios no Adwords usando as palavras-chave corretas, com o Google Keyword Planner, o planejador de palavras-chave que vai facilitar demais a sua maneira de anunciar no Google!

Use a ferramenta com sabedoria e não tenha medo de arriscar, pois sabemos a dinamicidade com a qual mudam-se os interesses e os hábitos de pesquisa no Google.

Conseguir resultados de SEO não é fácil, deixe a WebPeak facilitar para você. Entre em contato com nossos especialistas.

Gostou?

 Acompanhe nossos posts e fique por dentro de uma infinidade de dicas úteis para sair na frente da concorrência! Não deixe de acompanhar nossos posts e assine nossa newsletter para receber nossas novidades.

Comente o que achou e compartilhe essas ideias.

Até próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager