NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Google Lens: conheça a ferramenta que vai transformar seu cotidiano

3/7/2018

Google Lens: conheça a ferramenta que vai transformar seu cotidiano

Google Lens trata-se de um buscador via câmera do celular. Esta é uma nova inteligência artificial que capacita a câmera de um smartphone Android a ler e interpretar tudo o que estiver sendo apontado. O Google liberou esta novidade neste semestre na Play Store enquanto app independente.

Antes desse ano, o Google Lens estava disponível diretamente no Google Assistente, no Google Fotos e diretamente no app de câmera de alguns smartphones de marcas seletivas.

Agora, qualquer pessoa que tenha acesso à loja do Android pode usufruir do recurso disponível desta ferramenta. Quero detalhar um pouco mais sobre ela agora.

Vamos lá! :)

Leia também: Google Tools

Como funciona o Google Lens

Sundar Pichai, CEO do Google, apresentou dois exemplos didáticos para facilitar a compreensão da funcionalidade desta ferramenta:

  • Se uma pessoa mirar para um estabelecimento comercial na rua, aparecerão na tela as informações do local, como avaliações, horários de funcionamento e comentários de usuários.
google lens
  • Caso o item seja uma flor, o Google Lens irá fornecer informações sobre a espécie da planta ou se há floriculturas próximas.
google lens
  • Se a pessoa aponta para um código de barras com credenciais de uma conexão WiFi, o smartphone será conectado à rede automaticamente.
Leia mais: Google Apps: por que utilizar e pagar para hospedar meus e-mails?
google lens

A integração do Lens com o Assistant também será uma boa ferramenta para traduções.

No caso mencionado na apresentação acima, a câmera do celular foi colocada em frente a uma placa com informações escritas em japonês. Quando se aperta no ícone do Lens e se aperta a opção “o que isso quer dizer?”, o Assistant traduziu o texto.

Além disso, Sundar Pichai também mostrou que os algoritmos do Google possuem tecnologia para melhorar de modo automático a qualidade das fotos.

Os exemplos mostrados foram:

  • Se você fizer uma foto de um jogo de baseball através de uma grade, o Google pode automaticamente remover a grade da foto e deixar a imagem mais limpa para facilitar a pesquisa;
  • Se você fotografar com baixas condições de luz, o Google pode automaticamente realçar os detalhes da foto pra que ela fique com uma melhor qualidade.
Leia também: Google Apps: por que utilizar e pagar para hospedar meus e-mails?

Impacto do Google Lens no Marketing Digital

Pensando em possibilidades futuras, o Google Lens possui o potencial de alterar alguns detalhes bem importantes, tanto frente ao comportamento do usuário quanto na forma de fazer Marketing Digital. Quando identificamos essas questões, importante notar em dois pontos.

Primeiramente, o modo como as pessoas pesquisam na internet possui uma mudança drástica. Com o Google Lens, cada vez mais as pessoas vão apontar para objetos para que o buscador identifique o que é e forneça informações sobre o assunto.

O impacto que terá frente ao de SEO é uma realidade, afinal, as pessoas não vão buscar mais por meio de palavras, e sim por meio de imagens. O impacto gira em torno disso.

Como o próprio Google costuma abordar, o principal fator de ranqueamento é um bom conteúdo, um resultado que cumpra a expectativa do usuário. Devemos ficar na expectativa, em prontidão, para atualizações futuras.

Não deixe de ler: O Guia de SEO para iniciantes

Outro ponto importante de mudança é que as avaliações se tornarão mais importantes do que nunca. Mas calma, você sabe que já vivemos este momento, e as avaliações são muito importantes e dão credibilidade na internet. Porém, com Google Lens, as avaliações serão ainda mais importantes, sobretudo para negócios locais. A pessoa pode chegar em frente a um estabelecimento, ver a avaliação e decidir se vai entrar ou não. Entende a importância?

Gostou dessa nova novidade?

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak