Google Search Console: o que você precisa saber sobre Webmaster tools
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Sem dúvidas a Webmaster tools da Search Console são ferramentas de análise e acompanhamento de usuários essencial para todo e qualquer site. Entenda por que toda empresa que possui um site deve utilizar essa ferramenta, para encontrar problemas e diversas informações vitais para o negócio online. Sua utilização diária e com frequência não irá consertar suas páginas, mas te dará uma excelente direção dos passos a serem tomados.
Para que serve Webmaster tools
O Google Search Console também é conhecido como Google Webmaster Tools, são as mesmas funções de análise de comportamento dentro do site.
Google Search Console é uma ferramenta que permite compreender como o Google vê o seu site para fazer as otimizações necessárias.
A ferramenta surgiu em junho de 2005 com o objetivo de manter o Google “informado” das novas páginas criadas.
Hoje o Search Console abrange diversas funcionalidades quanto a análises de cada site, dando um parecer detalhado sobre a indexação da página no Google.
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Como configurar Webmaster tools
1. É necessário criar uma conta. Se tiver uma conta no Gmail, basta confirmar o usuário. Caso não tenha clique aqui.
2. Assim que entrar na página inicial clique no botão vermelho “Add a site” e adicione seu URL.
3. Na página seguinte clique na aba “Alternate methods” e selecione “HTML tag”.
4. Em seguida o Google irá fornecer um código HTML para que você cole na home page do seu site.
5. Depois que colar o código na página e salvar as alterações, aguarde alguns instantes e retorne para o Search Console. Clique no botão “Verify”.
6. Agora é só colocar a mão na massa!
Quais as principais ferramentas do Google Search Console
Aparência de pesquisa (Search Appearance)
Na área Search Appearance, é possível analisar as otimizações que você pode realizar para melhorar a aparência da sua página quando aparecer nos resultados de busca do Google, uma vez que a ferramenta faz a leitura de títulos, descrições, imagens, etc.
Tráfego de pesquisa (Search Traffic)
Esta ferramenta é útil para mostrar o que as pessoas estão procurando no campo de busca. O relatório consegue apresentar o tráfego orgânico para a sua página, e tirar insights de possíveis otimizações.
No relatório você consegue ver todos os dados apresentados como:
1. Palavras-chave do seu site que apareceram nos resultados de busca;
2. Páginas do seu site que foram referenciadas;
3. Países que acessaram seu site;
4. Quais foram os acessos em aparelhos móveis e desktop;
5. Identifica quais foram as pesquisas para web ou imagem;
6. Análise por datas;
7. Quantidade de cliques;
8. Quantas visualizações o link teve para o seu site;
9. CTR (click-through-rate);
10. Posição média do seu site nos resultados de busca.
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Índice do Google (Google Index)

O Google Index mostra as páginas indexadas pelo Google, como está o desempenho do site, e a identificação de palavras-chave. Assim como as páginas que foram bloqueadas e as que foram removidas.
Sempre fique atento as seguintes colocações:
1. Mudanças que demonstram problemas de segurança;
2. Quedas inesperadas, pois indicam servidor sobrecarregado ou dificuldade de acesso ao seu conteúdo;
3. Volume de índices altos, indicando conteúdos duplicados;
4. Aumento de páginas indexadas, uma vez que o Google passe a rastreá-las.
Rastreamento (Crawl)
Nesta parte, é possível observar como o Google rastreia seu site para indexar, e quais os problemas encontrados.
Se existem dificuldades para os robôs vasculharem as páginas do seu site na busca de conteúdos relevantes, você conseguirá identificar.
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Problemas de segurança
Se o seu site tiver sido invadido ou infectado, você ficará sabendo nessa área. É possível impedir que esses acidentes aconteçam seguindo as próprias orientações do Google.
Quando o problema for detectado o indicado é analisar o código e solicitar revisão. Depois que for corrigido basta solicitar um pedido de reconsideração, para que o Google possa analisar novamente o site.
Outros recursos (Other Resources)
Aqui você terá acesso a funcionalidades adicionais do Google. Tais como:
2. Pesquisa personalizada;
3. Domínios do Google;
5. Google Meu Negócio;
6. Google Merchant Center;
7. Assistente de marcação de dados estruturados;
8. Ferramenta de teste de dados estruturados;
9. Markup Tester para email.
Leia mais: Como fazer pesquisa no Google
[Dica] Controle a velocidade de indexação do site
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Após a realização de modificações relevantes para melhorar seu SEO on-page é possível tornar mais rápida a indexação dessas mudanças acessando dentro de sua Webmaster Tools: Configurações > Taxa de rastreamento > Limitar a taxa máxima de rastreamento do Google. Arraste a barra para direita (deixe em 'velocidade alta') e clique em Salvar.
Vantagens da Webmaster tools Google Search Console
Definitivamente é uma das plataformas mais fáceis de se trabalhar, embora às vezes exige um pouco mais de dedicação para compreendê-la. Contudo o Google Search Console é perfeito para ajudar na otimização do seu site.
O Google Search Console será um grande aliado para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, sem a necessidade de um serviço técnico profissional.
Além de tudo, o Search Console fornece algumas informações fiéis sobre search queries que você não encontra no Google Analytics. Agora a melhor parte.. É tudo de graça!
Eleve a posição do seu site o mais depressa possível com o Google Search Console. Com certeza você terá muito sucesso.
Se você ainda tem duvidas, pode assistir aos vídeos no Canal YouTube do próprio Google Webmaster ou entre em contato conosco!