Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

10/7/2018

Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

Você provavelmente já utilizou ferramentas como Buscapé e Zoom, e for o seu caso, você não terá dificuldades para compreender do que se trata o Google Shopping.

Fato é que o mercado de comparadores de preço passou a ser muito popular no Brasil, sobretudo diante da organização praticidade e inteligência proposta pelo que as plataformas oferecem diante das pesquisas de compra feitas pelo público.    

De olho nessa tendência, O Google não perdeu tempo, e em 2011 lançou o Google Shopping. E com essa entrada da empresa no segmento citado, mais valor foi agregado à experiência de consumo dos usuários.

O foco deste conteúdo vai ser o Google Shopping, como funciona e como você vai gerar mais tráfego para seu ecommerce. Entenda sobre o funcionamento e as vantagens dessa plataforma.

Vamos lá!

Leia também: Google Tools

O que é o Google Shopping?

Em resumo, o Google Shopping funciona como uma vitrine virtual de produtos cadastrados em lojas, ou seja, é como um shopping online.

As funções são semelhantes ao Buscapé e Zoom, a única diferença está relacionada a integração direta ao Google, ou seja, a depender da busca que é realizada, os produtos inseridos no Google Shopping aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa.

Por outro lado, o Google Shopping possui sua própria página e lá as pessoas conseguem buscar por produtos de acordo com sua categoria, marca ou mesmo utilizar o campo de busca para realizar pesquisa mais específica.

Google Shopping, como funciona

Entender como funciona o Google Shopping é muito melhor seguindo os passos que iremos destacar. Vá até o Google e busque por aquilo que você almeja, vamos utilizar o exemplo de ‘’iphone 8’’.

Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

Após esse processo, veja como aparece os resultados do Google Shopping para o que você pesquisou. O painel é bastante intuitivo, lá você consegue acessar uma página bastante completa do Google Shopping, os resultados aparecerão bem detalhados.

Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

Na aba lateral da página aberta, você pode identificar como é prático para os consumidores mudar sua pesquisa de acordo com o preço, as marcas,  as características técnicas dos produtos e as lojas.

Importante: Os anunciantes que querem ver seus produtos apresentados nos campos indicados, devem pagar para o Google.
Saiba mais: Quanto custa anunciar no Google, tire todas suas dúvidas!

Se você quer anunciar no Google Shopping, crie uma conta no Google Merchant Center e integre ao seu cadastro no Google Adwords.

Saiba que é através do Adwords que você vai configurar sua campanha e definir os valores dos lances e o seu orçamento.

Ao elaborar sua campanha, seus anúncios não são apresentados com base em palavras-chave. Isso porque as variáveis determinantes fazem parte dos atributos dos produtos que são cadastrados.

Dessa forma, quanto mais detalhadas forem as informações dos produtos fornecidos ao Google Shopping, mais o motor de busca irá conseguir criar uma correspondência mais próxima com as pesquisas feitas pelo público. Se atente a este ponto!

Informações dos produtos Google Shopping

Veja abaixo uma lista completa dos principais dados que você deve atribuir aos produtos:

  • Identificadores exclusivos dos produtos (Pode ser a SKU);
  • Nomes dos produtos;
  • Descrições dos produtos;
  • Páginas de destino na loja;
  • URLs das imagens principais e adicionais;
  • Disponibilidade dos produtos;
  • Data limite de exibição do produto;
  • Preços promocionais;
  • Parcelamentos;
  • Medidas e dimensões;
  • Categorias dos produtos definidas pelo Google e por você;
  • Nome da marca;
  • Entre outras.

Você pode encontrar os outros dados e modelo de atribuição das informações mencionadas na Central de ajuda do Google Merchant Center.

Os dados devem ser inseridos em um arquivo XML, que é um formato que você pode criar a partir de uma planilha de Excel, por exemplo. Esta é uma forma prática e eficiente para inserir esses dados, as informações demandam que sejam atualizadas em até 30 dias.

Leia também: Guia Prático: Como Mexer no Excel

5 vantagens do Google Shopping para E-commerce

Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

Para que você entenda como os lojistas faturam utilizando essa plataforma de anúncio, apresentaremos 5 vantagens do Google Shopping para seu negócio. Veja abaixo :)

1ª vantagem do Google Shopping: Maior tráfego

Uma vez que os resultados do Google Shopping sejam os primeiros que são exibidos nos resultados de busca, é comum que atraiam um maior interesse do público.

Nesse sentido, CTR (taxa de cliques) tende a ser superior aos do que os anúncios de texto, isso porque os atrativos para consumidores também são maiores. Os usuários possuem acesso, logo no primeiro momento, à dados com preço e imagem do produto, e esse são os dois fatores que mais vão pesar quando o assunto é a escolha de clique e compra.

2ª vantagem do Google Shopping: Leads mais qualificados

As pessoas que vão pesquisar por algum produto no Google e analisam opções que o Google Shopping promove, podemos considerar, que estão mais avançados quando o assunto é funil de vendas.

É justamente nessa fase que elas precisam de poucas informações para seguir com a intenção de compra. Vamos continuar com o exemplo acima, o consumidor que busca por “iphone 8” possui, no mínimo, um interesse de compra, não é mesmo?

Ao ter acesso ao preço, foto, loja, parcelas e até mesmo avaliações de outros clientes, ele poderá decidir se o produto corresponde ou não às suas expectativas.

Leia também: O que são Leads e por que sua empresa precisa tanto deles

3ª vantagem do Google Shopping: Mais conversões

Uma coisa é certa, as vendas serão maiores devido ao fato de que os visitantes chegam até sua loja através do Google Shopping. Ou seja, eles estarão mais avançados do que quando iniciam a pesquisa poucos segundos ou minutos antes.

Ou seja, ela já filtrou e considerou as condições do produto. Isso porque o consumidor

vai estar muito mais próximo da conversão daquele desejo de compra. Somente as características mais específicas da loja, como a usabilidade do site, os meios de pagamento e os passos de check-out podem dificultar a conversão de novos clientes.

4ª vantagem do Google Shopping:  Maior presença nas buscas

Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

Uma outra boa característica do Google Shopping é que os seus anúncios podem compartilhar espaço com os links patrocinados da sua empresa.

Caso suas campanhas sejam relevantes, ou seja, possuam lances ajustados e configurações bem definidas, os anúncios poderão aparecer ao mesmo tempo.Diante disso, o seu site vai ganhar mais exposição e também vai atrair um número maior de cliques.

Não deixe de ler: Ferramentas do Google para melhorar sua presença na internet

5ª vantagem do Google Shopping: Monitoramento detalhado da performance dos seus produtos

Outro ponto forte do Google Shopping está em torno dos relatórios de análise de desempenho.

Eles são muito eficientes e detalhados e podem mostrar, por exemplo, as categorias de produtos, as características técnicas ou as marcas que mais geram cliques e conversões.

Ou seja, todos os parâmetros de  atribuição dos produtos também servem como categorias de análise. Além dessa vantagem, é possível levantar informações sobre a performance da concorrência para realizar comparativos de mercado.

Essas análises permitem a criação de grupos compostos somente por produtos que mais convertem. Através disso, é possível otimizar seus investimentos, já que um valor maior de lance seria destinado às mercadorias que, de fato, geram um retorno alto para a sua empresa.

Não deixe de ler: 7 Dicas que Você Precisa saber para Aparecer na primeira página do Google sem pagar para ele

O Google Shopping surgiu como uma alternativa interessante tanto para os consumidores quanto para as empresas, e para os usuários, esta  comparação de preços e a busca por produtos é mais facilitada.

Agora, para os anunciantes, se trata de uma excelente oportunidade para promover suas ofertas no espaço mais nobre dos resultados do Google. Se você ainda duvida da eficiência da plataforma, basta realizar uma pesquisa de produtos e conferir quantas outras lojas e empresas já estão anunciando suas ofertas.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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