NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Google Webmaster Tools: melhore seu site com ajuda do Google

27/6/2018

Google Webmaster Tools: melhore seu site com ajuda do Google

Esse post é pra você que quer melhorar os resultados do seu site no Google. Já ouviu falar em Search Console? Você vai conhecer aqui tudo sobre o Google Webmaster Tools (ou Search Console) para receber aquela ajuda da Google que vai fazer com que o seu site ou blog tenham um alcance muito maior, melhorando e muito os resultados da sua empresa. 

Esse serviço de SEO da Google vai te dar um norte do que precisa ser otimizado em seu site para que ele chegue mais longe e que errinhos chatos sejam corrigidos, para que ninguém perca viagem ao tentar chegar ao seu site. Vou mostrar para você como utilizar o Google Webmasters e tirar proveito do que este serviço tem de melhor a oferecer ao seu negócio. 

Vamos lá! 

Você pode conhecer mais dicas sobre ferramentas SEO nesse post incrível em nosso blog: Ferramentas SEO: dicas indispensáveis para seu sucesso na internet

Você sabe o que é um webmaster?

Webmaster é o profissional responsável por um site. Simples, não é? A questão é que o webmaster não será necessariamente o web designer, podendo ser por exemplo o diretor de marketing digital de uma empresa. Ele será responsabilizado por decisões relacionadas ao site, porém não necessariamente será ele quem fará as alterações no código. Ele será responsável por autorizar modificações, permitir acessos e muito mais. 

Tudo isso para você entender melhor para quem o Google Webmasters foi desenvolvido. Mas não são só esses profissionais que podem utilizar o serviço. Quem auxilia os webmasters a terem sempre um bom conteúdo em seu site ou blog também tem destaque entre os usuários do Google Webmaster Tools. Vou listar esses profissionais no decorrer deste post. 

Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é Google Webmaster Tools ou Search Console?

O Search Console é um serviço gratuito da Google que vai te ajudar a monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa da Google. Utilizar o Webmasters Tools não é premissa para aparecer como resultado de pesquisas no Google, mas o seu uso vai ser determinante para que você consiga um destaque maior dentro da maior e mais popular ferramenta de pesquisa do mundo.

Para utilizar o serviço, basta logar no Google e acessar o Google Webmasters.

Dica: Para que o Search Console funcione no seu site ou blog, você deve se certificar que o Google possui acesso ao seu conteúdo.

Quais são as funcionalidades do Google Webmasters?

Com inúmeras funcionalidades, veja o que você pode fazer com o serviço e o que Google Webmaster Tools pode fazer pelo seu site ou blog:

Com o Search Console você pode:

  • Enviar novos conteúdos para rastreamento;
  • Remover conteúdo que você não quer que seja exibido em resultados de pesquisa;
  • Criar e monitorar conteúdo que tenha um bom alcance como resultado de pesquisa.
Dica: Para ter um monitoramento eficiente de desempenho, mantenha seu site com o mínimo de interrupção possível. Além disso, monitore e resolva problemas de spam e malware para que seu site esteja sempre limpo e sempre no ar. =)

O Search Console pode mostrar como os usuários da ferramenta de pesquisa enxergam seu site. Além disso, o serviço pode:

  • Indicar quais pesquisar tem o seu site ou blog como resultado;
  • Quais pesquisas resultam em mais ou menos tráfego;
  • Mostrar se os preços dos seus produtos, informações de contato e outras informações importantes estão nos resultados de pesquisa avançada.
  • Mostrar quais sites estão vinculados ao seu website;
  • Indicar se seu site para dispositivos móveis ou páginas AMP, tem um bom desempenho em pesquisas feitas em dispositivos móveis.
Leia também: Descubra o Google AMP e a otimização das páginas web para mobile

Quem pode usar o Google Webmasters?

Qualquer pessoa que possua um site ou blog, pode obter o auxílio do Google Webmasters para melhorar seu desempenho. Veja, se você possui um site, independente do segmento, eu sei que você quer que ele tenha um alcance grande e seja resultado de muitas pesquisas no Google.

Quer saber como aparecer na primeira página do Google com a ajuda da WebPeak? Confira nesta postagem: O que é SEO, saiba como aparecer na primeira página do Google

A Google lista alguns profissionais que podem fazer uso do serviço para além do webmaster. Olha só:

  1. Empresário que delega responsabilidades;
  2. Especialista ou profissional de marketing de SEO;
  3. Administrador do site;
  4. Desenvolvedor da Web;
  5. Desenvolvedor de aplicativos.

Ou seja, você pode ter diversos profissionais da sua empresa utilizando o Google Webmasters para ter um panorama bacana do desempenho do seu site ou blog. Isso se dá porque a ideia é ter realmente um serviço acessível a maior quantidade de pessoas possível.

Dicas para utilizar o Google Webmasters

Quando você passa a utilizar o Google Webmasters, caso ocorra algum problema com o seu site, você receberá um e-mail informativo sobre o evento. Você também tem acesso a uma lista de principais problemas detectados pelo serviço, mas em geral, eles estão relacionados a tentativas de invasão e problemas para indexar sua página. Você sabe como sua página é indexada ao Google?

Conheça o Google Cache: Google Cache: tudo o que você precisa saber

Mensalmente você deverá verificar o painel do Search Console. No painel você poderá verificar a integridade do seu site, com a análise dos erros e estatísticas de cliques, com a indicação de tempo onde houve aumento ou diminuição para que você não tome susto algum em épocas onde é normal que os acessos diminuam. Tudo isso lhe será indicado por esse serviço poderoso.

Todas as vezes que alterar o conteúdo do seu site ou blog, você deverá fazer algumas verificações para que o Google Webmasters continue funcionando e coletando suas informações. A Google lista algumas dessas verificações, selecionamos as mais relevantes para você. Acompanhe:

Se adicionar conteúdo novo ao site:

  • Você deverá testar se o Google consegue acessar suas páginas com o Google Bot Fetch.
  • Informe ao Google quais as páginas que serão rastreadas atualizando seu sitemap.
  • Informe ao Google quais páginas não deverão ser rastreadas com robots.txt.
  • Semanas após a postagem, você deverá confirmar se o número de páginas indexadas no seu site está aumentando e se você não tem recursos bloqueados que possam prejudicar o rastreamento do Google das suas páginas.

Se adicionar propriedades novas:

  • Se configurar um site para dispositivos móveis: A Google recomenda usar um único site que possa ser exibido em qualquer dispositivo, ainda assim, se você tem um site separado para mobile, adicione ao Google Webmasters e adiciona as tags <link rel=”alternate”> para conectar ao seu site principal.
  • Se alterar o nome de domínio do seu site: Você deverá usar a ferramenta Alteração de endereço para informar à Pesquisa Google o novo domínio de seu site.

Se quiser remover uma página dos resultados da pesquisa:

  • Você deverá utilizar a ferramenta de remoção de URL ou impedir a indexação da página configurando em seu código-fonte o robots.txt.

Gostou? Você pode conhecer outras ferramentas do Google Webmasters.

Leia agora: Google Webmaster Tools: Conheça mais sobre

Continue ligado em nossas novidades e aumente e muito suas vendas utilizando as ferramentas de pesquisa em favor do seu negócio. Comente o que achou deste texto e não deixe de espalhá-lo por aí.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre marketing digital e SEO.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak