Marketing de Conteúdo

Guia completo de Marketing de Conteúdo para quem está começando

17
Feb
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Não importa muito qual seja o objetivo da sua marca, mas Marketing de Conteúdo deve fazer parte desse processo. No entanto, é necessário considerar que as estratégias de conteúdo estão fortemente relacionadas à maneira como o público enxerga a sua marca e dá valor a ela. As principais funções das palavras são ser compreendidas, mas elas têm o poder de transformar, de convencer, de emocionar e de persuadir. Não à toa, é parte pulsante das estratégias de Marketing Digital.

Se você é um profissional de Marketing ou mesmo um dono de alguma empresa, com certeza já reparou no alcance que um bom conteúdo tem em relação a uma marca. Agora, se você é coadjuvante disso tudo, já percebeu que existem boas produtoras de conteúdo, como a Netflix. Como chegar lá? Nós te contamos! 

SEO e Marketing de Conteúdo

O SEO é uma técnica que envolve um conjunto de estratégias de marketing digital para que suas páginas tenham um posicionamento de destaque nos mecanismos de busca e garantir mais tráfego orgânicos. 

São diversas ações como técnicas de indexação, produção de conteúdo relevante, experiência do usuário, link building e gestão de performance, que transformam a forma como uma empresa aparece na internet. O SEO possui uma grande função: melhorar o posicionamento do seu site, por conta disso é preciso levar em consideração a otimização para as suas páginas. Neste conteúdo vamos dar dicas que vão auxiliar na otimização de sites. 

Guia completo de Marketing de Conteúdo

Agora que você sabe a importância do SEO e como isso tudo pode impactar no seu negócio. Por isso preparamos esse artigo para que você consiga aplicar ainda hoje para colher os resultados o mais breve possível.

Agora vamos ao que realmente interessa. Confira a seguir nossas dicas para aplicar o SEO no seu conteúdo.

1. Segmente seu público-alvo pesquisando corretamente palavras-chave

As palavras-chave são extremamente importantes para SEO, uma vez que é com elas que você segmenta seus potenciais clientes. Neste caso é necessário utilizar os melhores termos em seu planejamento de SEO e também para criar pautas de conteúdo.

Uma dica interessante para você aplicar é escolher palavras que tenham o maior volume de busca e menor dificuldade de posicionamento. Se você está aprendendo SEO agora, busque palavras mais simples, pois você terá mais chances de se posicionar.

Não existe uma regra, mas nossa dica é que encontre 10 palavras-chave relevantes para o seu negócio, e só depois de escolher essas palavras você passará a produzir conteúdo sobre.

De modo geral, o Google irá localizar as palavras principalmente nos seguintes elementos da sua página:

  • Título
  • H1, H2, H3, etc. (títulos e sub-títulos da página)
  • Conteúdo
  • Imagens
  • Links internos

2. Saiba quais são os conteúdos preferidos pelo Google e saiba o que fazer para melhorar o seu posicionamento

Atualmente é o conteúdo que define o sucesso ou o insucesso das suas páginas na internet, por isso é necessário ter conteúdo relevante e qualificado para que o Google identifique que seu site é digno de ser apresentado para quem fez uma pesquisa relacionada. 

Se você quer saber  que o Google procura, é muito simples, o buscador leva em consideração os seguintes quesitos:

  • Conteúdos aprofundados, que sejam guias completos;
  • Conteúdos que tenham em média, de 500 a 2.000 palavras;
  • Utilização de imagens originais e que realmente sejam necessárias;
  • Textos que tenham uma boa “escaneabilidade”;
  • Textos qualificados com tempo de leitura com cerca de 3 minutos ou mais.

De forma geral, o Google considera relevante conteúdos que proporcionem uma boa experiência para o usuário, e a melhor forma de se medir isso é o consumo de seu conteúdo, utilizando métricas como duração da sessão e tempo médio dentro das páginas.

3. Faça uma análise e pesquisa de conteúdos concorrentes

Faça algumas pesquisas no Google e estude os principais resultados que atualmente se posicionam.  Assim você vai conseguir identificar quais conteúdos o Google está considerando relevantes no momento.

Faça um apanhado de coisas em comum que esses resultados possuem, anote todas as informações, e depois, se for possível, traga conteúdo exclusivo, que ninguém ainda falou.

Faça algo original, bem pensado, seguindo as diretrizes do Google, mas que também possa chamar atenção do usuário.

A “escaneabilidade” pode ajudar a escrever conteúdos que facilitam a leitura do usuário

Escaneabilidade é um conceito utilizado onde o usuário lê o texto dinamicamente, de forma mais popular, quando lemos “por cima”, vendo os tópicos principais.

Para conseguir essa escaneabilidade em seu conteúdo, utilize parágrafos curtos com apenas uma ou duas frases. Você também pode fazer uso de subtítulos. A cada 5 parágrafos, procure usar subtítulos (em H2 ou H3) para destacar o assunto abordado naquela parte do texto.

4. Conheça profundamente a Experiência do Usuário para ser relevante

Já sabemos que possuir uma página relevante é o foco para conseguir um bom posicionamento. Para ajudar nessa questão existem ferramentas como Google Analytics,  Heatmap (mapa de calor) que é excelente para analisar o comportamento do usuário e criar melhorias.

Geralmente esses mapas de calor trazem 3 tipos de relatórios. São eles:

  1. Click Map: mostra o mapa de calor baseado nos cliques da página;
  2. Move Map: mostra o mapa de calor baseado no movimento do mouse (no caso de análise de Mobile, nos “taps”, que são as interações com a tela);
  3. Scroll Map: mostra o mapa de calor baseado na rolagem da página

Essa é uma ferramenta muito útil, que pode ser utilizada para acompanhar o que acontece dentro das suas páginas.

5. Aumente a Autoridade de seu site fazendo Link Building

Agregar links no seu conteúdo, mais conhecido como Link Building, também é uma das etapas mais difíceis ao fazer SEO.

Esses links possuem um grande valor para SEO, pois ajudam o Google a entender a autoridade, em outras palavras, a reputação das suas páginas.

Ou seja, quanto mais links um site conseguir melhor será a sua autoridade sobre o assunto. Mas nunca se esqueça de que a qualidade é sempre mais levada em consideração do que a quantidade.

Uma das formas de conquistar esses links é escrevendo conteúdos de qualidade, assim outras pessoas passam a apreciar o seu conteúdo e consequentemente fazem menção a sua página em seus sites. A WebPeak pode ser uma aliada do seu negócio para desenvolver um bom marketing de conteúdo, conheça nossas ferramentas de SEO! Entre em contato conosco!



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