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Guia de Marketing para Plataformas Enterprises

14/5/2019

Guia de Marketing para Plataformas Enterprises

O mercado de SEO empresarial inclui muitas plataformas baseadas em pacotes, bem como soluções pontuais que resolvem parte do quebra-cabeça de otimização.

Cada tipo de fornecedor oferece benefícios exclusivos com base na necessidade de marketing, orçamento e recursos internos. Mas será que você sabe exatamente o que precisa?

Pensando nisso, a WebPeak criou este guia de marketing para plataformas enterprises. Aqui, você encontra dicas essenciais para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Vamos lá!

Alguns Benefícios de usar Plataformas de SEO corporativas

O uso de uma plataforma de SEO empresarial pode aumentar a eficiência e a produtividade, reduzindo o tempo e os erros envolvidos no gerenciamento de campanhas de pesquisa orgânica. Mais especificamente, um conjunto de ferramentas adequadas pode fornecer os seguintes benefícios:

[1] Benefícios das Plataformas de SEO: Interface simplificada

Já pensou monitorar as tendências e classificações de SERP, integrar com outras ferramentas de análise, e ainda ficar de olho nos concorrentes? As plataformas de SEO corporativo oferecem um painel abrangente em que é possível executar várias tarefas com facilidade, incluindo relatórios sobre suas operações de SEO.

[2] Benefícios das Plataformas de SEO: Gerenciamento mais eficiente

Ferramentas de SEO empresarial oferecem diagnósticos capazes de identificar problemas em todo o site, inclusive em diferentes países e regiões. Elas conseguem descobrir problemas macro e micro com páginas, modelos e infra-estrutura.

[3] Benefícios das Plataformas de SEO: Manutenção da vantagem competitiva

Quando o assunto é otimização, um dos maiores desafios é manter o ritmo com os motores de busca. Fornecedores de software SEO, como a WebPeak, têm equipes de especialistas dedicados a acompanhar as frequentes mudanças no algoritmo do Google e seu impacto no SEO.

[4] Benefícios das Plataformas de SEO: Relatórios automatizados

Muitas marcas acabam tentando colocar centenas de dados em planilhas e atualizá-los manualmente, mas isso não fornece uma visão completa dos dados. Uma boa plataforma de SEO corporativo é capaz de gerar esses dados em tempo real (ou quase lá), além de oferecer a possibilidade de customizar aquilo que você deseja ver.

O que você deve procurar em uma solução de SEO

Compreender seus processos de marketing atuais, saber como medir o sucesso e ser capaz de identificar onde você está procurando melhorias são partes fundamentais do processo de escolha da sua plataforma de SEO.

Confira nossas quatro dicas para descobrir qual é a melhor opção para suas necessidades e metas de negócios!

Guia de Marketing, plataforma SEO

#1 Dica do Guia de Marketing: Você precisa de uma plataforma de SEO empresarial?

Decidir se sua empresa precisa de uma plataforma SEO corporativo exige as mesmas etapas de avaliação envolvidas em qualquer adoção de software. Ou seja, uma autoavaliação abrangente das necessidades e recursos (humanos, técnicos e financeiros) da sua empresa.

Use as seguintes perguntas como uma diretriz para determinar respostas.

  • Temos os recursos humanos necessários? Empregar pessoas para implementar e usar plataformas de SEO é um pré-requisito para o sucesso. Se você já tem uma equipe de marketing, vale a pena investir em treinamento para torná-los mais eficientes e eficazes.
  • Temos os recursos financeiros necessários? Dependendo do tamanho da sua empresa, um software de SEO empresarial pode custar cinco ou seis dígitos do seu orçamento anualmente. Na WebPeak, nós oferecemos um teste gratuito da nossa solução para que você possa experimentar em primeira mão como é ter uma ferramenta de SEO.
  • Temos os recursos técnicos necessários? Não basta ter uma equipe qualificada e dinheiro para investir. Você precisa de recursos técnicos adequados para executar as recomendações e aproveitar as oportunidades que surgirem nas análises e relatórios.

#2 Dica do Guia de Marketing: Identifique e contate o melhor fornecedor

Concluiu que ter uma plataforma de SEO corporativo faz sentido para o seu negócio? Ótimo! Na hora de pesquisar fornecedores de software, esses são os elementos que você deve levar em consideração…

  • Quais recursos de SEO você tem atualmente, quais você gostaria de ter e quais você não vive sem? Esta é uma pergunta crítica e te ajudará a evitar cometer um erro caro.
  • Compare os recursos que você precisa com os que o fornecedor oferece. Com sua lista de desejos em mãos, pesquise quais fornecedores conseguem atender a (quase) todos eles.
  • Restrinja sua lista de fornecedores àqueles que cumprem seus critérios. Envie uma mensagem para os fornecedores que você identificou no tópico anterior e defina um período de tempo para eles responderem.

#3 Dica do Guia de Marketing: Marque uma demo

Marque demos com sua pequena lista de fornecedores dentro de um prazo relativamente curto após receber as propostas. Isso ajudará a  traçar comparações relevantes e certificar-se de que os potenciais fornecedores prestaram atenção nas suas demandas.

Outras perguntas para fazer a cada fornecedor incluem:

  • Como você calcula volumes de pesquisa?
  • O sistema pode rastrear milhões de pesquisas, visitas, páginas do site, etc.?
  • A plataforma suporta pesquisa internacional?
  • Como você acompanha e relata resultados de pesquisa universais?
  • Como a ferramenta ajuda os clientes a entender o que os concorrentes fazem?

#4 Dica do Guia de Marketing: Verifique as referências e negocie um contrato

Antes de se decidir sobre um fornecedor, reserve um tempo para falar com uma ou duas referências de clientes. De preferência, alguém com um negócio similar ao seu.

Use esta oportunidade para realizar quaisquer perguntas adicionais e saber mais sobre as o que não foi respondido durante a demonstração. E ah, certifique-se de que a pessoa à qual você foi encaminhado seja um usuário principal da solução.

Considere também fazer estas perguntas básicas:

• Por que você se mudou para uma plataforma de SEO empresarial?

• Por que você selecionou essa plataforma em vez de outras?

• Esta plataforma correspondeu às suas expectativas?

• Quanto tempo o sistema levou para implementar?

• Você também está usando ferramentas adicionais para rastreamento, avaliações de página, análise competitiva, domínio e link building?

• Houve surpresas desagradáveis?

• Qual foi a qualidade dos recursos de treinamento?

• Onde você viu mais sucesso? E os maiores desafios?

• Como você está medindo seu próprio sucesso?

• Quão fácil foi o processo de configuração e quanto tempo levou? O vendedor ajudou?

• Quão responsivo é o atendimento ao cliente?

• Houve algum tempo de inatividade?

• Você usa todos os recursos fornecidos? Se não, quais e por quê?

• Qual é o relatório mais útil que a ferramenta gera para você?

• O que você gostaria que eles fizessem de forma diferente?

• Por que você recomendaria essa plataforma?

Conclusão

Guia de Marketing, Plataforma SEO

A busca orgânica continua a evoluir rapidamente, pois o Google atualiza e refina seus algoritmos sempre que possível.

As ferramentas e plataformas de SEO empresarial podem ajudá-lo a melhorar sua classificação nos motores de busca e, quem sabe, aumentar as taxas de conversão.

O que você está esperando para começar sua mudança?

Este texto é uma tradução e adaptação do artigo “MarTech Today Research: A marketer’s guide to enterprise SEO platforms”, publicado no Search Engine Land.

Até a próxima!


Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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