Guia definitivo para iniciantes: Marketing no Instagram

14/5/2018
 Guia definitivo para iniciantes: Marketing no Instagram

Guia definitivo para iniciantes: Marketing no Instagram

O Instagram é muito mais do que uma simples rede social para entretenimento pessoal. Os recursos disponíveis na rede permite o acompanhamento  bem de perto de amigos, pessoas que são referências, conhecidos e afins. Entretanto, para além disso, o Instagram é uma excelente ferramenta para aplicar marketing digital. Marcas podem ser muito mais fortalecidas a partir de um bom uso dos recursos presentes nesta rede social.

Usufruir desses benefícios demanda planejamento com antecedência, escolher as melhores táticas de marketing e disposição para absorver conhecimento acerca das funções existentes. E é por isso que optamos por desenvolver este guia para iniciantes acerca de marketing no instagram, ele será indispensável para seu negócio!

Vamos lá!

Instagram: fortalecimento da sua marca

O número de usuários do Instagram cresce a cada dia, e não é à toa, a rede conta com diversos recursos que colaboram para a maior proximidade entre os seguidores de interesse, e as marcas conseguem atuar de maneira muito mais aberta com o público, o que tem tornado a dinâmica do Instagram positiva para todos os usuários. Dados já apontam que o engajamento de pessoas no Instagram é maior do que no Facebook. Ou seja, investir nesta rede social para fortalecer sua marca pode ser uma excelente opção.

No Instagram você pode encontrar potenciais clientes para o seu negócio, e já que para ser lembrado é preciso ser visto, se ausentar nesta rede social pode ser muito negativo para sua marca, e você não quer ficar para trás, certo?

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Instagram for business

Este recurso é voltado exclusivamente para quem possui empresa, e foi pensado para as empresas conquistarem seu lugar no Instagram, o ponto positivo central é que o recurso facilita ainda mais a experiência dos usuários que desejam divulgar sua marca a partir do aplicativo.

Tempos atrás era possível medir  o engajamento do público somente por curtidas e comentários nas postagens, entretanto, esta novidade aponta métricas que ajudam o dono da conta a acompanhar os dados indispensáveis para avaliar o próprio desempenho no Instagram, e possivelmente fazer os balanços necessários para moldar a melhor atuação.

Outra vantagem é que é possível disponibilizar meios de contato diretamente em na biografia, como um hiperlink. O hiperlink vai conectar os seguidores seguidores diretamente via e-mail ou telefone com sua marca. Além disso, os anúncios no aplicativo também foram incorporados e podem ser utilizados em forma de CTAs, convidando os usuários a interagirem com as suas publicações.

Ferramentas do Instagram

Além de compartilhar fotos com os seus seguidores, o Instagram também permite o compartilhamento de vídeos curtos de pouca duração, no máximo 1 minuto, que torna todo o engajamento divertido. Existe também o tão famoso Boomerang, que é um aplicativo em que o usuário cria um pequeno vídeo que se assemelha muito a um GIF.

A integração rápida e direta com outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr, é outra grande oportunidade do Instagram, que é uma ótima maneira de expandir sua marca, seu negócio de sucesso. Você estará divulgando o seu perfil no Instagram e suas publicações com as pessoas que seguem seus conteúdos em outras redes sociais.

Dessa forma, além de atrair mais seguidores, você constrói a identidade e a força da sua marca, o caminho para consolidação dele no mercado estará mais perto.

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As mensagens diretas, ou “direct messages”, é um excelente recurso, pois estreita a relação de seu negócio com o público do seu negócio, e demais seguidores, gerando novas oportunidades de conhecer melhor alguns fãs e possíveis oportunidades para a empresa. As mensagens diretas são conversas em que podem ser enviadas fotos, vídeos ou somente mensagens de texto. O acesso ao conteúdo dessas mensagens são apenas os envolvidos no fluxo, ou seja: quem enviou e quem recebeu.

Se a mensagem for enviada para mais de uma pessoa, todos os destinatários irão saber quais foram os outros perfis que também receberam, por isso, tenha cautela no processo de criação das mensagens que serão enviadas via direct.O interessante para conseguir aproveitar bastante a ferramenta das mensagens privadas é fazer uma análise dos seguidores do seu perfil, a fim de descobrir se existe algum padrão de interação em algum tipo específico de postagem.

A reflexão em torno do gera maior interação, curtida e comentários, pode ajudar seu negócio a alavancar maior influência. Outro ponto importante é que se conectar com as pessoas influentes no seu ramo também é uma ótima possibilidade através dos directs, que possui um excelente retorno no sentido do contato mais estreito.

Dica de Ferramenta para Marketing no Instagram

Uma ferramenta importante de conhecer é o Bume. Ela é uma plataforma de automação que realiza ações no Instagram a partir de um público alvo segmentado pelo usuário. As ações que o Bume irá realizar automaticamente são:

Seguir;

Deixar de seguir;

Curtir.

Com o Bume o usuário pretende alcançar novos seguidores e, consequentemente, mais resultado com o Instagram. Além da automação, também estão disponíveis outras funcionalidades como agendamento de publicação e envio de DM automática.

Marketing no Instagram: quais são as melhores práticas

Comprovamos na introdução que o Instagram pode trazer muitos benefícios no sentido da visibilidade e fortalecimento de sua marca e também para os seus negócios.

Entretanto, você realmente sabe como utilizar o Marketing Digital na rede ao seu favor e de forma eficiente?

Uso de hashtag: Construção de um público fiel

Tendo como pioneira de desenvolvimento o Twitter, as hashtags são formas de categorizar o conteúdo publicado, e possuem semelhança com o uso de palavras-chave. Cada hashtag transforma-se em um hyperlink, que será responsável por direcionar as pessoas que fizerem pesquisas a partir de determinadas palavras até o seu conteúdo postado relacionado.

As hashtags se transformam em uma ótima maneira de se tornar uma referência no mercado, fazendo com que o público associe a imagem da empresa ao segmento ou principais produtos e serviços impulsionados pelo negócio.A criação de uma hashtag própria da marca  pode fazer toda diferença. Afinal, destaca o nome institucional, assim como alguma expressão que faça referência à cultura e valores da empresa. É importante lembrar que a hashtag deve ser clara e não muito longa.

A criação e constante divulgação da hashtag poderá começar a incentivar o uso dela pelos usuários, e você pode tornar isso possível através de promoções, campanhas e ofertas. Ou seja, esta é uma ótima maneira de fazer com que o público interaja diretamente com sua marca, aumentando as chances de fazer novos negócios futuramente.

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Crie uma relação com os seus seguidores

Definir o público principal de seu negócio é uma das primeiras ações que você deve ter em mente quando vai começar a sua estratégia de marketing. Com o marketing no Instagram não poderia ser diferente!

Ao compreender melhor quem são as pessoas para quem você quer vender e negociar, ou qual o perfil do público com o qual a sua empresa gostaria de se relacionar, é possível direcionar o conteúdo postado, ou que você irá postar, para alcançar esse público. Poste aquilo que as pessoas terão interesse, que vão interagir e sentirem contempladas. Entretanto, não basta simplesmente postar coisas que o seu público tem interesse pois sua empresa pode acabar perdendo o foco principal.

Lembre-se também que a interação com seu público é essencial. Isso envolve responder às principais dúvidas, também aos comentários, sempre que possível. Curta as publicações de alguns seguidores e siga-os de volta também. Caso algum cliente poste uma foto utilizando algum de seus produtos, ou se você recebeu algum feedback positivo de algum consumidor, reposte em sua página, é uma excelente forma de interagir e dar visibilidade à sua marca. São pequenas ações que fazem com que seu público sinta-se mais próximo da marca e também mais valorizado por você.

Promova o seu perfil

O segredo de qualquer outra rede social é a divulgação para que as pessoas consigam fazer a relação entre a marca e a empresa.Se o site institucional, ou blog, que você criou para a sua empresa possuírem ícones para compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais, garanta que tenha um para o seu Instagram também.

Divulgue seu perfil em outras redes sociais. Ao fazer o cadastro unificando com a conta do Facebook, as pessoas que você possui na outra rede, se tiverem interesse na área que você atua, serão notificados sobre a criação do perfil e logo irão começar a segui-lo. Pessoas influentes que se relacionam com a sua marca podem ser ótimos aliados no momento de divulgar o perfil da sua empresa, e estamos falando da era de digital influencers, ou seja, promover sua marca a partir disso é uma excelente ação.

Clientes com grandes audiências, funcionários, fãs ou qualquer outro simpatizante da sua marca tendem a ser fontes de tráfego para o seu perfil no Instagram, uma vez que os usuários terão contato com sua marca e poderão se interessar em seguir você também!

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Calendário de postagem

É fundamental lembrar que seu perfil não pode ser abandonado! Um perfil que não é constantemente atualizado é responsável pela perda de interesse das pessoas que estão te seguindo, afinal, se as pessoas estão te seguindo é porque elas se interessam por seu perfil e negócio, e almejam que você seja frequente em suas postagens.

Um calendário de postagem ajuda você a ter um controle maior sobre o que será postado e contribui para que haja um fluxo contínuo de publicações. Mas seja flexível, vincule apenas conteúdos que você está pronto para impulsionar. Esteja por dentro dos assuntos que estão em alta para aproveitar as oportunidades de produção de conteúdo e utilize uma linguagem espontânea com seu público!

Siga outras contas no Instagram

Tenha em mente que seguir outros perfis de marcas influentes no seu meio e para o seu público ajuda a manter seu negócio atualizado sobre o que estas empresas postam e compartilham com seguidores.

As novas ideias de publicações também podem surgir desse meio. Além disso, é possível observar como anda a interação das outras pessoas com estes perfis, e como as empresas se comportam diante delas.

Encontre a beleza da sua marca

Estamos no momento em que as pessoas valorizam muito as marcas que são abertas ao diálogo, e muitas delas, principalmente as que são B2B, têm medo de investir em uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Entretanto, um perfil de empresa no Instagram não precisa mostrar apenas fotos de produtos e serviços: faça postagens interessantes sobre temas, ou mesmo sobre a marca, que engajem a audiência.

Mostrar o cotidiano da empresa, assim como a equipe que trabalha com você, é uma ótima maneira de humanizar sua marca e aproximar o público a ela, além de gerar a sensação de proximidade, diálogo e empatia.

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Faça concursos que promovam a interação com o público

Qualquer público que seja AMA sentir que está ganhando algo. Os concursos do Instagram são vistos como uma das maiores oportunidades de divulgação da marca e são muito semelhantes às promoções de lojas de varejo que são amplamente divulgadas para conseguir a maior adesão possível, gerando um grande número de vendas.

Ao participar de um concurso, além do fato de estar concorrendo para ganhar o prêmio ou promoção que foram anunciados, as pessoas, na maioria das vezes, precisam compartilhar as postagens, seguir o perfil do anúncio, convidar outros amigos para participar do concurso também, através de comentários na foto do concurso, esta não é nenhuma novidade da dinâmica das redes sociais e é uma das melhores formas de se alcançar novas audiências a partir do compartilhamento e divulgação dos seus próprios seguidores, dando notoriedade à sua marca.

O primeiro passo para fazer um concurso de sucesso é escolher o que será ofertado, podem ser promoções em que os usuários precisam curtir a foto, comentar na publicação, ou que têm que tirar uma foto relacionada ao tema e postar utilizando a hashtag da marca. Esses são alguns exemplos que dá muito certo, mas você pode criar sua melhor tática

Após esse processo, basta você divulgar as regras com antecedência, escolher um prêmio que seja valioso para o público, e que cause nele o desejo de participar do concurso e, no último passo, divulgue o máximo possível a ocorrência do concurso nas redes sociais. Não deixe de ter em mente que quanto mais pessoas estiverem participando, mais interessante será o retorno para a sua marca, que estará se envolvendo com uma audiência cada vez maior.

Instagram Stories no Marketing Digital

Podemos dizer que dentre todos os recursos do Instagram, este é um dos mais queridinhos. O Instagram Stories veio para ficar e conquistou tanto famosos, digital influencer, e demais usuários, quanto empresas e pequenos negócios descobriram que também podem utilizar o novo recurso no Marketing Digital para se aproximar do seu público e conquistar mais seguidores.

O recurso lembra muito o aplicativo Snapchat, que permite compartilhar com outras pessoas, fotos que ficam disponíveis na rede por 24 horas. Com este recurso você pode mostrar o dia a dia da empresa, fazendo com que seu público sinta-se mais íntimo com sua marca e com o processo de seu negócio.

Acompanhe suas métricas

Esteja atento: as métricas do Instagram se tornaram grandes aliadas para as empresas que utilizam o aplicativo. O Instagram tornou possível medir o número de visualizações no perfil e nas fotos e vídeos, assim como o horário ideal de postagem, apresentando maior possibilidade de entender qual é o tipo de conteúdo que mais agrada seu público e também como anda o engajamento deles com seu perfil.

Além disso, com este novo recurso, é possível medir a faixa etária predominante entre seu público, sua porcentagem de gênero (mulheres x homens), as principais cidades onde estas pessoas se encontram, que é uma excelente forma para você encontrar a melhor estratégia para seu negócio, e também quais são as publicações que fazem mais sucesso entre elas. Você vai poder melhorar ainda mais os direcionamentos de suas postagens e interações a partir desta ‘’precisão’’. A qualidade dos conteúdos é o que tornará seu negócio atraente.

Esperamos que este guia definitivo tenha te ajudado para entender um pouco mais sobre marketing no instagram!

Não deixe de nos acompanhar!

Até a próxima!

Autor

Mônica De Paula

Profissional em posicionamento digital e estratégias para ecommerce.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br[email protected]

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