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Guia Descomplicado de Migração de Plataforma E-commerce

15/1/2020

Guia Descomplicado de Migração de Plataforma E-commerce

Se voce tem uma loja na Xtech, ja deve ter recebido a noticia sobre o futuro da plataforma...

Você deve ter recebido a informação de que a plataforma Xtech Commerce será descontinuada a partir do dia 30 de Maio.  A VTEX deu seu posicionamento oficial sobre o assunto e esse é o momento de você se preparar para a mudança!

Entao decidimos fazer este texto para ajudá-lo a se preparar para a migração com um simples checklist.

O processo de migração de plataforma de loja virtual é visto com receio por grande parte dos lojistas. Entretanto, é importante destacar que, quando bem feito, esse processo pode não apenas ser positivo após a implantação do novo e-commerce, como também muito menos traumático do que se imagina mesmo durante a transição entre diferentes sistemas. 

Confira! 

migraçao de plataforma - migracao de loja


1. Migração de Loja, fique de olho: Layout

Não gosto de ser o anunciante de más notícias, mas o layout de sua loja provavelmente não poderá ser utilizado em outra plataforma, você não pode utilizar o código, mas você pode utilizar os mesmos conceitos de design do seu antigo layout.

É importante ter em mente que este processo de transição já complicado, que exige a contribuição e a expertise de diversas partes, então redesenhar o layout todo pode trazer ainda mais problemas e dificuldades. 

A dica é que você deixe o projeto de redesign para um momento melhor, quando sua loja virtual já estiver estável das mudanças que vieram junto com a migração. Muitas vezes o exagero no relayout pode até mesmo trazer como consequência certa perda de identificação por parte do público. Então para que isso não aconteça: trabalhe em etapas, dedica-se primeiro a migração e depois o projeto de redesign.

2. Migração de Loja, fique de olho: Cadastros (Usuários, Produtos, Categorias, Marcas, Páginas ou Landing Pages) 

A categorização pode e deve ser revista. Afinal, é chance de você reduzir a quantidade de futuros problemas que poderia ter. Agora é o momento de repensar se a maneira que você pensava é realmente a forma que o seu cliente realmente faz a compra. Analise os dados do analytics e o comportamento do usuários no site. 

Ainda mais importante do que as categorias, talvez os filtros possam ser ainda mais dignos de atenção no seu novo e-commerce. Se não for possível pensar caso a caso por linha de produtos, analise os produtos mais procurados e tente identificar oportunidades de filtros que auxiliem o consumidor. Não se esqueça do perfil do consumidor moderno, e invista em estratégias e táticas que os contemplem.  

O upload dos dados de produtos, geralmente via planilha, é onde os ítens acima junto com os dados dos produtos específicos, são transferidos. É importante entender requisitos e linguagem de uma plataforma para a outra, além da atualização de dados de peso, tamanho, descrição do produto, etc.

Utilize ferramentas que possam te auxiliar nesse processo, como ERP’s, por exemplo, que são softwares que integram todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema. Com ele, é possível capturar os pedidos que entram em sua loja virtual de forma automática, incluindo dados de clientes e produtos comprados. A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas que vão te proporcionar relatórios completos acerca da saúde do seu site! Vale a pena dar uma conferida! ;-) 


3. Migração de Loja, fique de olho: Tags de SEO

Comece os ajustes do SEO antes da migração. Análise de posicionamento atual, estrutura de urls e identificação de oportunidades são algumas das tarefas que você vai fazer nesta etapa.

Estrutura de URLs – No plano ideal, a estrutura das suas urls ficariam iguais à da plataforma antiga, exceto quando a estrutura antiga era ruim (ex: empresa.com/prod/cat/35523531). Nesse exemplo, uma mudança para uma url amigável, mesmo que inicialmente ela contenha efeitos negativos, vai render mais a médio prazo. Além de mudar a url, você precisa fazer um redirecionamento 301 da página antiga para a página nova.

Sitemap – Durante o processo de indexação é essencial o uso do sitemap e a indexação dos mesmos pelo Search Console.

Descrições e TítulosDurante a migração de Loja Virtual, remodelar os títulos e descrições é uma oportunidade a ser aproveitada. Mesmo as descrições que não influenciam diretamente no ranking, mesmo elas (!), estão diretamente relacionadas ao CTR (click through) e, devido a isso, precisam ser otimizadas.


4. Migração de Loja, fique de olho: Redirect 301

Há uma semelhança entre mudar de casa e mudar de plataforma de site. Quando mudamos de casa temos que informar o novo endereço para as correspondências chegarem, na internet a ação a ser feita é semelhante. Ao mudar de domínio ou páginas do site precisamos utilizar redirecionamentos para informar ao Google o novo endereço.

O Redirect 301 é o passo mais crítico e imprescindível de uma migração de plataforma. Você precisa fazer o redirecionamento 301 das URLs das páginas da antiga plataforma para as respectivas páginas da nova plataforma. É a partir desse redirecionamento que as antigas páginas passarão a sua relevância para as novas.

Esse foi meu checklist simples para você migrar de plataforma de maneira descomplicada. Podemos ser parceiros nesta nova etapa, basta responder este e-mail!


Boa sorte e conte conosco!  


Equipe WebPeak Brasil


Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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