[Guia Prático] Google Adwords para iniciantes

4/7/2018

[Guia Prático] Google Adwords para iniciantes

Esse é mais um artigo que irá te ajudar a  utilizar e aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis na internet.

Já ouviu falar no Google Adwords? Mesmo que não tenha escutado com certeza já viu os anúncios do Google no momento em que foi fazer uma pesquisa na internet, pois é, esse é o nosso querido Google Adwords. Na verdade ele é muito usado por empresas que estão buscando por conversão em vendas.

Se o seu interesse é fazer anúncios na plataforma Google e garantir as vendas, basta continuar acompanhando esse artigo que temos informações importantes a passar para você que iniciará nesse processo de posicionamento.

Leia também: Maneiras para sua loja aparecer na primeira página do Google investindo em SEO

Onde aparecem os anúncios do Google Adwords?

Geralmente os anúncios do Google são apresentados assim que o usuário faz uma busca a partir da palavra-chave desejada, como podemos ver a seguir:

Quando digitamos “comprar carro” no campo de busca automaticamente recebemos uma enxurrada de anúncios, esses no caso não entrar para a lista de anúncios orgânicos, que no caso não custam nada para quem publica.

Os anúncios do Google Adwords são pagos, por isso precisam ser muito bem estruturados para quando os usuários utilizarem a palavra-chave seu anúncio esteja na primeira camada de conteúdos.

Como navegar na conta do Google Adwords?

Para começar acho nem precisamos dizer que é preciso possuir uma conta no Google, assim você terá acesso a ferramenta. Caso não tenha uma conta será necessário criar para utilização da mesma.

Contudo é bem simples navegar e aproveitar todas as funcionalidades do Google Adwords. A conta está dividida em basicamente 4 guias:

  • Gerenciamento de Campanhas
  • Relatórios
  • Analytics
  • Minha conta
Leia mais: Descubra os segredos para criar categorias e Links Internos que o Google adora

Gerenciamento de Campanhas

No momento em que acessar sua conta você será redirecionado à página de “Visão Geral”. Nessa guia você encontrará todas as suas campanhas e as estatísticas em gráficos.

Você também pode clicar em “Resumo das Campanhas” no topo da página e selecionar as campanhas que deseja pausar, excluir ou retomar suas atividades.

Ao acessar a opção “Ferramentas” da conta, você terá o auxílio para solucionar possíveis problemas com seus anúncios, assim como poderá fazer alterações importantes como as palavras-chaves.

Também é possível visualizar seus grupos de anúncios apenas clicando no nome da campanha.

Não deixe de ler: Passos importantes para ter sucesso em campanhas digitais

Diferença entre Campanha e Grupos de Anúncios

Campanhas

As campanhas podem possuir vários grupos de anúncios: nível em que é definido o orçamento diário, escolha de idiomas do anúncio e o local de exibição (por país, estados do Brasil dentre outras opções). Também é possível determinar a data do término da publicação dos anúncios.

Grupo de anúncios

O Grupo de Anúncios é mais específico, podendo possuir um ou mais anúncios para uma determinada lista de palavras-chaves. Aqui a dica é criar grupos de anúncios temáticos para cada produto ou serviço.

Exemplo: roupas - crie um grupo para moda masculina e outra para feminina, ou infantil se tiver.

Relatórios

Nesta guia você poderá criar e exportar relatórios de diferentes formatos, incluindo todas as estatísticas dos seus anúncios em relação a campanha, conta, grupos de anúncios, textos, palavras-chaves, entre outros.

Essa é uma excelente forma de saber como estão indo os números da sua empresa, o que pode ser feito para melhorar suas campanhas, assim como saber quais são os anúncios mais eficazes nas pesquisas realizadas no Google.

Leia mais: Como Fazer o Google Encontrar o seu Site?

Analytics

Essa é uma ferramenta já bem conhecida para quem acompanha de perto a evolução de um site, por exemplo.

Basicamente funciona da mesma maneira, só que neste caso essa ferramenta é exclusiva do Google Adwords, onde você poderá visualizar as estatísticas de navegação dos usuários no seu site.

Para obter todas as informações basta clicar na guia e será redirecionado para a página de análise.

Minha Conta

Aqui não existem segredos, com em todas as outras contas você terá acesso a configurações pessoais e de faturamento. Você também tem acesso ao status de todos os pagamentos efetuados e checar o saldo pendente.

Uma coisa bem legal é que você consegue imprimir os recibos com os valores fiscais.

Nesta parte você consegue escolher a opção de pagamento pós-pago com o cartão de crédito, ou então pré-pago através de boleto bancário. Se for optar pelo pagamento via boleto bancário, seus anúncios só serão publicados depois que os créditos forem inseridos na sua conta, as dias de espera geralmente ficam em torno de 3 dias.

Separamos para você: Guia Definitivo - Desvendamos Todas as Ferramentas do Google Search Console

Quanto custa e como controlar os custos no Google Adwords

Existe o orçamento diário, onde você define o valor que está disposto a pagar por dia em uma determinada campanha. Neste caso não tem investimento mínimo, você pagará apenas pelos cliques efetuados no seu anúncio.

Já em campanhas segmentadas por palavras-chaves, você escolhe o valor máximo que está disposto a pagar por clique (CPC). Agora, se sua intenção é criar campanhas segmentadas por site, então você escolhe o valor máximo que está disposto a pagar por mil impressões (CPM).

O Google Adwords possui um Assistente de Desconto, que monitora automaticamente a concorrência e reduz o CPM ou o CPC real para que pague apenas o necessário para manter seus anúncios na posição.

Quem fica como primeiro colocado?

As posições dos anúncios são definidos pelo Google Adwords através de um “leilão”. Esse procedimento funciona de acordo com o custo por clique (CPC) máximo da palavra-chave, e pelo índice de qualidade do anúncio.

São vários os elementos que influenciam este índice de qualidade, mas o principal ainda é o famoso CTR (taxa de cliques). Explicando de forma mais simples, quanto maior a quantidade de cliques em relação ao número de impressões, maiores são as chances de aparecer em primeiro lugar.

Dicas para fazer sucesso com o Google Adwords

  1. Identifique suas metas de publicidade: você quer mais cliques qualificados nos anúncios para aumentar suas vendas, cadastros ou apenas acessos ao seu site?
  2. Crie Grupos de Anúncios temáticos e altamente específicos: cada grupo deve estar concentrado em um produto ou serviço.
  3. Escolha palavras-chave bem segmentadas: por exemplo, ao invés de “aluguel”, use “aluguel casa RJ”. Inclua variações de plural e acentos para uma melhor performance, como “aluguel mansao praia”, “aluguel mansão praias”, “aluguel casas RJ”
  4. Use textos de anúncio simples e atraentes: ressalte as vantagens do seu produto e serviço, como variedade de cores, modelos, preços e condições de pagamento.
  5. Use uma frase com apelo de vendas: por exemplo, “Compre em 6x s/juros”, “Veja Fotos”, “Faça Orçamento Grátis”.
  6. Use páginas de destino específicas: ao invés de levar à página inicial do seu site, direcione o usuário à página de descrição do produto / serviço que você está vendendo.
  7. Faça testes, experimente várias estratégias e acompanhe seus resultados!
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Considerações Finais

O Google Adwords é mais uma opção de ferramenta para melhorar o seu posicionamento e gerar mais vendas. Estude todas as chances de fazer anúncios através dessa plataforma.

Não se esqueça de sempre considerar o seu público-alvo e se realmente sua campanha irá atingir as pessoas certas. O Google Adwords te dá a possibilidade de fazer anúncios inteligentes investindo apenas o que cabe no seu bolso.

Essa é uma excelente forma de conseguir posicionar seu site, sua marca, e vender muito mais.

Esperamos ter ajudado, para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. E não deixe de assinar nossa newsletter.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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