Marketing de Conteúdo

Qual é o impacto da escaneabilidade na experiência do usuário?

14
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

A dedicação de SEO para conteúdo não deve focar somente na produção de um texto conciso e agradável ao leitor e aos algoritmos. Não que esses aspectos não sejam importantes, mas para além de um conteúdo bem feito, existem outros detalhes relacionados à sua leitura e experiência de usuário que não podem ser esquecidos. A escaneabilidade de um texto, por exemplo. É muito importante saber avaliá-la em seus conteúdos e, a partir de práticas associadas à estratégia de SEO, o resultado será a potencialização de chances para grandes resultados.

Afinal, o que é escaneabilidade?

Principalmente nos novos tempos, sempre quando vamos consumir algum tipo de conteúdo, involuntariamente precisamos escanear visualmente um artigo, vídeo, filme, e afins, certo?

A partir do entendimento de que quase todos os leitores virtuais têm este costume, aponta-se aqui a importância da escaneabilidade nos conteúdos. 

Para elucidar, escaneabilidade é considerada uma técnica de organização de conteúdo, cujo objetivo é sua compreensão mais simples, dinâmica e rápida.

A importância da escaneabilidade permite identificar o comportamento de um usuário frente a um conteúdo, que pode ser o mais diverso. Há, por exemplo, leitores que desistem de ler um texto por ser longo demais, outros, desistem da leitura por não conter imagens, afinal, muitas vezes compreendem um texto sem imagens a falta de compreensão. 

Por outro lado, existem aqueles que não se importam com nada do que dissemos aí em cima, e sim com um texto bem escrito, subtítulos claros, conteúdo separados em seções bem definidas, assim o leitor foca apenas no que interessa, e assim por diante. 

Dessa forma, para melhor a experiência do usuário, a escaneabilidade torna possível que o leitor consiga passar os olhos por todo o conteúdo que pretende ler. Assim, eles podem enxergar aquilo que lhes agrada e desagrada, otimizando o contato do leitor com seus conteúdos. A escaneabilidade de um conteúdo reúne diversos fatores que, indiretamente, tornam o seu conteúdo mais ‘’digerível’’ para o seu público, além disso, também para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Uma coisa é certa, um conteúdo agradável ao usuário, cujo foco está na boa experiência dentro de um site, tende a ser melhor avaliado pelo Google. Não nos esqueçamos: a escaneabilidade é o primeiro comportamento do usuário ao acessar uma página. Isso significa que uma experiência positiva nesse processo, da escaneabilidade, tem grandes chances de repercutir experiências positivas na experiência do usuário durante toda leitura.

Como avaliar a escaneabilidade?

Uma vez que a escaneabilidade de um conteúdo seja também um importante fator de avaliação, principalmente na hora de dar continuidade a produção para o seu site ou blog, foram desenvolvidas ferramentas capazes de avaliar como um usuário interage com um texto ao escaneá-lo.

Apesar das inúmeras maneiras de avaliar a escaneabilidade de um texto, os mapas de calor estão entre os mais eficientes, carregam essa fama porque são aqueles gráficos que mostram o comportamento de um usuário dentro de uma determinada página com base em seu scroll, cliques e movimento por seu artigo.

São dados extremamente importantes para avaliar o que pode estar repercutindo a rejeição de alguns usuários, assim como identificar quais são aqueles que lhes atrai. Para SEO é importante, pois acaba por ser um bom orientador para o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo. 

Escaneabilidade é uma grande aliada no SEO

Não podemos deixar de esclarecer isso, escaneabilidade não é um fator de ranqueamento, entretanto,a escaneabilidade de um conteúdo está intimamente ligada a fatores que podem,  de alguma maneira, representar alguma relevância para as avaliações de algoritmo. Listamos algumas práticas boas de ranqueamento:

  • Densidade de palavras-chave;
  • Descrição das imagens;
  • Títulos atraentes (aqueles que têm a palavra-chave);
  • URL amigável;
  • Palavras-chave semelhantes, de mesmo campo semântico, para complementar a palavra-chave principal.

Vamos lá: a escaneabilidade é como o cartão postal de um conteúdo otimizado.  Por isso, aliar escaneabilidade e SEO é tão fundamental quando se pensa em marketing de conteúdo.

Como melhorar a escaneabilidade dos conteúdos?

Frases curtas

Frases curtas tendem a permitir que o texto fique mais fluido. Afinal, as informações contidas no texto desenvolvem-se de maneira separada e com mais clareza, com isso, a experiência do usuário é positiva. O leitor precisa assimilar bem o que lê, frases curtas são excelentes construções.

Palavras pequenas

Para desenvolver um conteúdo na internet, um grande parceiro pode ser um dicionário de sinônimos, pode acreditar que este será sempre o seu melhor amigo. Com essa dica, não esqueça de trocar uma palavra complexa por um sinônimo mais simples, quando necessário. Além disso, fique atento às palavras muito extensas, pense sobre a possibilidade de exprimir a sua ideia utilizando palavras menores (e/ou que estejam mais na boca do povo). Mas cuidado, isso não significa que é para deixar de lado a qualidade do seu artigo, tudo deve ser bem escrito, com todos os cuidados gramaticais. Não esqueça também que um texto considerado bom é aquele que as pessoas conseguem compreender.

Fonte simples e inteligível

Outro fator importante para escaneabilidade são os itens tipográficos. Ou seja, é essencial ter uma fonte de visualização clara, até porque uma fonte é capaz de aglomerar as letras, causando uma impressão caótica. Confira alguns itens tipográficos que merecem atenção:

  • Espaçamento entre as letras, palavras e linhas;
  • Cor do texto com relação a cor do fundo da página;
  • Tamanho da fonte (14px é uma boa média);
  • Impulsionar uma linguagem própria da sua marca/site.

Se você utilizar todos os itens citados acima, com inteligência e estudos estratégicos, seus conteúdos tendem a adquirirem,  com o passar do tempo,  uma linguagem própria.

O resultado será clientes mais confiantes sobre seu negócio. 

Estrutura do que vai ser abordado

O subtítulo ficou grande. Mas é que realmente quero que, de uma vez por todas, as pessoas saibam que no marketing de conteúdo, para qualquer assunto, e na verdade em qualquer lugar, seja na internet ou fora dele, devemos sempre lembrar desta fórmula: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O Google, por sua vez, também reconhece uma boa estrutura textual, o que ainda auxilia os algoritmos a compreenderem melhor do que aquele conteúdo trata.

Estrutura HTML

Um conteúdo não deve estar ordenado somente para o usuário, os buscadores devem encontrar coerência em seus artigos. Há alguns elementos que auxiliam os algoritmos a compreender um artigo, e não apenas como um bloco de texto indecifrável, mas sim como um artigo repleto de informações organizadas e bem estruturadas, que podem estar agradando um público de leitores.

Aqui, vale reconhecer que os elementos são os heading tags. Isso mesmo, os famosos H1, H2, H3, assim por diante…

São tags que hierarquizam as informações a partir daquelas que são mais importantes, menos importantes e as inserem umas dentro das outras. A otimização das heading tags é centralmente importante para SEO. Além disso, outros recursos que podem ser utilizados na hora de tornar alguns conteúdos destacados ou para organizar melhor determinados tipos de mensagens são: negritos, itálicos, listas numeradas, bullets, alinhamento sempre à esquerda e tabelas. Utilizar esses recursos tornam a experiência do usuário mais positiva. 

Conteúdo multimídia

Sempre foi importante um conteúdo ter conteúdo visual. Agora, é mais relevante do que nunca, é importante que o conteúdo multimídia venha como um artifício eficiente na hora de chamar a atenção do seu leitor, aumentar o potencial de viralização do seu conteúdo e, como não podia faltar, agradar o queridinho pai da internet, o Google.

Dessa forma, adicione na sua página, sempre que possível, imagens, gráficos, infográficos, vídeos e tá liberado inserir dinâmicas de conteúdo!

Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores. A WebPeak tem soluções em SEO para seu negócio, Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco


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