Marketing

Impacto da pandemia nas relações de trabalho: entenda as mudanças no Brasil e no mundo

04
Mar
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Muitas mudanças estão acontecendo devido a pandemia. Um impacto forte foi sentido nas relações de trabalho. Nelas, o primeiro desafio foi se adaptar às exigências do isolamento social em combate ao coronavírus, empresas de diversos tamanhos e setores precisaram transformar suas rotinas para se adaptar ao novo cenário. 

Como solução para o momento atípico, foram adotadas medidas como a adoção do trabalho remoto, uso de novas tecnologias e a inserção em massa da digitalização — são aspectos que geraram grandes mudanças nas relações de trabalho.

Impacto da pandemia nas relações de trabalho

Segundo pesquisa, a tendência é que o home office cresça 30% no Brasil em um período pós-pandemia. Além disso, novas práticas vão ser comuns nas relações de trabalho, mesmo com a retomada das atividades. 

O novo momento é a união do físico com o digital, isso também é refletido nas relações de trabalho. Nesse novo normal, não será mais questionado se o digital vai ou não substituir o físico. Isso porque já está claro que precisamos do contato, do dia-a-dia no ambiente de trabalho. Logo, até revezar a presença física e digital entre os funcionários pode ser discutido no pós pandemia. O home office torna as relações mais acessíveis, além do mais, é rápido e democrático.

Muitas mudanças estão acontecendo devido a pandemia. Um impacto forte foi sentido nas relações de trabalho. Entenda quais foram as mudanças e como se adequar.

Relações de trabalho híbridas

Puxando o gancho do item anterior, no pós pandemia, especialistas estão dando palpites de que haverá, por mais alguns anos, a volta parcial aos escritórios tradicionais ou até mesmo coworkings. Ou seja, teremos relações de trabalho híbridas que revezam o mundo físico e virtual. 

Além disso, também há uma expectativa em torno de apoios à saúde mental, a serem adotados com mais atenção pelas empresas. Com isso, as lideranças vão se tornar mais fortes, a cultura será um dos grandes focos nas organizações, o trabalho tende a ser mais flexível, mais tecnológico e com novas oportunidades de carreira.

O que já está mudando em consequência da pandemia

De acordo com um estudo realizado pela Cushman & Wakefield com 122 empresas brasileiras, de diversos setores, 40,2% daquelas que não tinham nas relações de trabalho o home office antes da crise, agora, pensam em adotá-lo de maneira definitiva quando esse período for embora (e todos esperam que ele vá logo).

Os efeitos econômicos gerados pela pandemia também são motivos para a redução de espaços físicos nos ambientes de trabalho. Assim, todos sabem em equilíbrio de benefícios. 

O que devemos esperar

Não importa qual seja o setor, as relações de trabalho nas empresas não serão mais as mesmas de antes, além das gerações mais novas valorizarem mais flexibilidade e equilíbrio

As relações humanas por si só estão se transformando nesse cenário pandêmico, com isso o uso de tecnologia torna as relações de trabalho digitais, isso é verdade, mas também as aproxima. Há uma grande aliada de todos nós nesta pandemia: a tecnologia. Através dela, é possível fazer a gestão de um negócio, assim como processos de feedbacks, reuniões, conferências e até mesmo comemorações. Certamente este é um momento sem volta! 

Otimizar sites para maximizar resultados

WebPeak é uma popular ferramenta de SEO. Melhor, ela é muito mais que isso: reúne todas as ferramentas de SEO em um único lugar. Hoje, há uma grande importância em conhecer os principais recursos da plataforma, só assim será possível comprovar a eficácia da ferramenta.  Em SEO, seus principais recursos são: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing. 

Além disso, você passa a trazer dados reais que serão fundamentais em um planejamento de SEO.

Como funciona a WebPeak (conjunto de ferramentas de SEO)

Não dá para falar de SEO sem falar da WebPeak, como já falamos acima, afinal, ela permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, é possível monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Simplesmente, a WebPeak está em primeiro lugar no oferecimento das melhores soluções. Essa é uma completa ferramenta de marketing digital do mercado. O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância. 

Conclusão: a WebPeak é indispensável para análise de SEO. Quer comprovar? Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco através do nosso chat! 


Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!