5 minutos

SEO para E-commerce e a migração de páginas

Entenda quais são Impactos do SEO para E-commerce ou migração de páginas. Melhore o Rank das páginas! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar :)
SEO para E-commerce e a migração de páginas
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Vivemos em uma momento crescente no mercado digital, mas agora, não somente Agências e Profissionais estão no ramo, mas também o “Micro Empresario Digital”, que compõe grande porção no mercado.

A crescente ocorre no mercado devido a forte crise financeira que vivenciamos nos últimos anos. É de fácil percepção a quantidade de pessoas que perderam seus empregos e agora estão investindo no mercado digital que também por sua vez decidiu sair de seu emprego de salario fixo e empreender em um negócio próprio.

Impactos do SEO para E-commerce

Um dos principais empreendimentos é o ramo de vendas na internet. O e-commerce também conhecido no Brasil por: Loja Virtual é uma das principais formas de se iniciar um negócio literalmente da noite para o dia.

O que é E-commerce

E-Commerce ou comércio eletrônico se trata de vender através da internet, em conceito são transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas. Geralmente são vendidos produtos e/ou serviços que estamos acostumados a ver por ai, como em um shopping. Ele abrange diferente tipos de negócios desde sites destinados a consumidores a sites de leilões passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

O E-Commerce surgiu em 1970 com a EDI e EFT fazendo transferência de valores entre pessoas e empresa, porém foi com a internet que ganhou força e ficou disponível para todas as pessoas. Esse mercado impulsionou por volta de 1994, quando um americano, Jeff Bezos  começou com um minimo investimento na garagem de casa uma loja virtual de livros. Essa empresa criada sem intuito, se tornou a grande Amazon de hoje em dia.

O E-Commerce tem como um dos maiores benefícios a possibilidade de atender tantos enormes mercados como nichos específicos. Inclusive, existem clientes fiéis as compras na Internet.

SEO para E-commerce
‍Frequência de compras na Internet.

Existem diferentes tipos de negócio que podem ser chamados de E-Commerce.

Tipos de E-commerce: 

  • B2B (Business to Business): Consiste na relação de negócios entre empresas, como venda por atacado. Geralmente é feito entre fabricantes e lojas, não tem uma interação com o cliente por pessoa fisica.
  • B2C (Business to Consumer): É a relação estabelecida entre a empresa/organização e o cliente, ou seja, são empresas online vendendo serviços e produtos para o cliente final. Por exemplo, trocas comerciais que ocorrem no Mercado Livre, onde pessoas físicas anunciam, vendem e compram produtos.
  • C2C (Consumer to Consumer): Consiste na negociação entre duas pessoas físicas, geralmente estabelecida através de um intermediador, como sites de leilão de produtos e afins, entre eles Elo7 e eBay.
  • P2P (Peer to Peer): Consiste em pessoas compartilhado arquivos digitais sem a necessidade de um intermediador. Porém para isso é preciso que ambas as partes tenham instalado um software que permita busca e a transferência posterior de arquivos, como por exemplo o site 4shared.

Quando um lojista decide qual plataforma deve trabalhar, ele deve focar no que realmente é importante e não apenas para o layout.

Diversos fatores são importantes nesta lista, mas aqui vamos falar apenas o que você deve se preocupar na migração de seu e-commerce. Isso serve para você que já tem experiencia e também caso você esteja criando sua primeira loja virtual.

Mas, por que o SEO é importante?

A maioria do tráfego da web é conduzida pelos motores de busca comerciais, como Google, Bing e Yahoo. Embora as mídias sociais possam gerar visitas ao seu site, os motores de busca são o principal método de navegação para os usuários, pois são os únicos capazes de fornecer o tráfego-alvo ao site de sua empresa. Se eles não puderem encontrar o seu site ou adicionar o seu conteúdo no banco de dados, você perderá ótimas oportunidades.

Um aspecto importante do SEO é fazer o seu site ficar compreensível para os usuários e mecanismos de busca. Ainda que os motores de busca estejam cada vez mais sofisticados, eles ainda não podem ver e entender uma página da web da mesma maneira que um ser humano pode. O SEO ajuda os buscadores a descobrir o que cada página é sobre e como ele pode ser útil para os usuários.

Existe um fator chamado SEO Score, é ele quem classifica o rankeamento das páginas a serem apresentadas nos resultados, sempre visando entregar resultados exclusivos, relvantes e completos.

Leia também: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

Como o SEO funciona?

Independente de qual motor de busca você use, eles têm duas funções principais: o rastreamento e a construção. Assim que você pesquisa algo, um rastreador reúne todas as informações e conteúdo sobre esse assunto, criando um índice com os sites considerados mais relevantes.

Esse índice é alimentado através de um algoritmo, que tenta combinar todos os dados com a sua pesquisa. Já a construção cuida de como esses resultados serão apresentados para os usuários, relacionando com outros dados que também deverão ser apresentados como anúncios, imagens, notícias e entre outros.

Marketplace e E-commerce são diferentes! 

O grande diferencial do Marketplace e E-commerce é a descentralização dos estoques e, a maior probabilidade de produtos variáveis, que no caso do marketplace é praticamente infinita.

Dentre os principais fatores que diferenciam o Marketplace do E-commerce, estão o formato de receita, formato jurídico, gerenciamento de estoque, grau de abertura de novas lojas e produtos, entre outros aspectos.

Na tabela abaixo, procuramos deixar evidente quais as grandes diferenças, que afetam diretamente na operação de um E-commerce ou Marketplace e seu faturamento.

seo para ecommerce

E-commerce é definido como comércio virtual, ou seja, está envolvido em um processo de plataforma, administração de vendas, atendimento, comércio de produtos ou serviços, pagamentos, publicidade e estratégia de negócios.

E quando falamos apenas na gestão de vendas onde não há controle de logística, estamos de um marketplace. Ou seja, é um site utilizado apenas como um grande mercado (lugar mercadológico).

Planejador de Palavras-chave

Uma duvida comum, mas como descobrir se aquela palavra que escolhi vale a pena?

Deve-se levar em consideração o produto e a marca dele, assim como o posicionamento que você deseja ter no mercado. Vende marcas já consolidadas? Seu produto é uma inovação?

Tais pontos interferem grandemente na hora de se rankear na internet. Seu conteúdo precisa ter qualidade e relevância, por isso a escolha das palavras-chave é tão importante.

Fizemos essa postagem para mostrar para você técnicas importantes na escolha de suas palavras-chave.

IMPORTANTE: termos no plural apresentam resultados diferentes de termos no singular, vice-versa. Assim como termos de, da, para, do, também apresentam diferença nos resultados.

Uma ferramenta bacana de ser usada e sem custo é o Google Trends.

Com ele é possível verificar o fluxo de pesquisas dentro do buscador mais famoso, o Google.

GOOGLE TRENDS

É possível também, filtrar por país, visualizar pesquisas relacionadas, comparar termos  e determinar um período para essa verificação. Mostra quais regiões tem mais buscas (o que ajuda na hora de segmentar uma campanha Adwords, por exemplo).

> Basta acessar https://google.com/trends/ e realizar uma busca rápida, filtrando para o país que deseja, no caso Brasil e selecionar um período (indicamos últimos 12 meses).

O QUE É ROBOTS.TXT

Como o próprio nome já diz, robots.txt é um arquivo no formato .txt (bloco de notas). Funciona como um filtro para os robôs dos sites de busca e faz com que os webmasters controlem permissões de acesso a determinadas páginas ou pastas dos sites. O robots.txt controla qual informação de um site deve ou não deve ser indexada pelos sites de busca.

A sintaxe do arquivo é bem simples, e deve ser colocada pelo webmaster responsável pelo site na raiz da hospedagem. O próprio Google usa um arquivo em http://www.google.com/robots.txt, e navegar por ele é no mínimo curioso.

SINTAXE DO ROBOTS.TXT

O arquivo robots.txt tem o papel de criar uma política de acesso aos Robots. Para a execução dessas tarefas, há palavras reservadas, ou seja, palavras com a função de comandos que permitirão ou não o acesso a determinados diretórios ou páginas de um site. Vejamos os principais comandos do arquivo robots.txt:

USER-AGENT

A função do comando user-agent é listar quais robôs devem seguir as regras indicadas no arquivo robots.txt. Supondo que você deseje somente que o mecanismo de busca do Google siga as definições definidas no arquivo robots.txt,basta indicar o User-agent como Googlebot. Eis as principais opções:

  • Google: User-agent: Googlebot
  • Google Imagens: User-agent: Googlebot-images
  • Google Adwords: User-agent: Adsbot-Google
  • Google Adsense: User-agent: Mediapartners-Google
  • Yahoo: User-agent: Slurp
  • Bing: User-agent: Bingbot
  • Todos os mecanismos: User-agent: * (ou simplesmente não incluir o comando user-agent)
DISALLOW

O comando instrui os sites de busca sobre quais diretórios ou páginas não devem ser incluídas no índice.

Exemplos:

  • Disallow: /prod - orienta aos robots a não indexarem pastas ou arquivos que comecem com "prod";
  • Disallow: /prod/ - orienta aos robots a não indexarem conteúdo dentro da pasta "prod"
  • Disallow: print1.html - orienta aos robots a não indexarem conteúdo da página print1.html.
ALLOW

O comando Allow orienta aos robots qual diretório ou página deve ter o conteúdo indexado. Diretórios e páginas são por definição sempre permitidos. Assim, este comando deve ser utilizado apenas em situações em que o webmaster bloqueou o acesso a um diretório por meio do comando Disallow, mas gostaria de ter indexado um arquivo ou sub-diretório dentro do diretório bloqueado.

Note por exemplo no robots.txt do Google, logo no início, as duas linhas abaixo. O Allow permite que seja indexado o diretório /about abaixo do diretório /catalogs.

Disallow: /catalogs  Allow: /catalogs/about

O Google desenvolveu a Webmaster Tools - ou Search Console, ferramenta para verificar e apontar soluções para que o seu site alcance melhores resultados nas buscas. A estratégia adapta a sua plataforma aos interesses do Google, otimizando-a de acordo com as métricas utilizadas pela líder nos sites de busca da Internet. Isso significa que o Google vai fazer o seu website ser encontrado com maior facilidade em resultados de pesquisa, podendo chegar ao topo da página em pouco tempo!

O Webmaster Tools funciona através de relatórios que analisam e exibem erros que o Google encontra em seu site ou em seu aplicativo. A ferramenta pode usar estes dados gerados, para ver qual o produto mais popular oferecido no seu site e concentrar-se nele para aumentar o tráfego. Ela também pode verificar os erros no site e enviar alertas por e-mail, bem como analisar o site e propor melhorias para que seja mais visualizado e encontrado nas buscas.

Para utilizar o Webmaster Tools basta possuir uma conta no Google. O serviço é gratuito e após o login, você cadastra seu site ou aplicativo a ser otimizado. A partir daí, serão gerados relatórios com a visão do Google sobre suas páginas ou produtos.

Relatório de Search Analytics

Um dos relatórios gerados pelo Webmaster Tools é o de Search Analytics, nele são apresentadas o número de vezes seu website aparece nos resultados da pesquisa do Google. Com isso, é possível ter uma ideia do quanto é preciso avançar, usando o resultado para melhorar o desempenho da pesquisa do seu website.

O relatório dá a possibilidade de ver e entender como seu tráfego de pesquisa muda ao longo do tempo, de onde ele vem e quais consultas de pesquisa estão mais propensas a exibir seu produto. Também é possível ver em quais dispositivos as consultas são feitas (smartphones, notebooks, etc), informação para melhorar sua segmentação de dispositivos móveis, quais páginas têm as taxas de clique mais altas e as mais baixas, a partir dos resultados da pesquisa do Google.

A exibição padrão do relatório mostra a contagem de cliques no site realizadas a partir de pesquisas do Google das últimas quatro semanas. As métricas podem ser visualizadas por: cliques de uma página, impressões ou o número de links que o usuário visualizou para o seu site, CTR (taxa de cliques que representa a contagem de cliques dividida pela contagem de impressões) e a posição média do resultado.

A interface do Webmaster Tools é bem acessível. Nesta etapa, é possível agrupar dados por características, filtrar dados, adicionar e excluir  filtros, entre outros.

Migração de plataforma não é um bicho de sete cabeças, se bem planejado

Para identificar o momento certo para migrar, inicialmente precisa-se levantar  a realidade do negócio, sempre visando um planejamento de longo prazo.

Uma migração, quando feita de maneira errada ou sem o devido cuidado, pode trazer uma série de problemas sérios para os lojistas. Não corra esse risco, consulte um especialista!

Qual o momento ideal para migrar de plataforma?

Leve em conta que a migração pode ser um processo um pouco longo. Por isso, antes de definir a mudança, considere os principais motivos:

Problemas de Instabilidade na Plataforma

Infelizmente, a instabilidade e os bugs inesperados na plataforma são problemas recorrentes enfrentados por vários pequenos e médios empreendedores do mercado virtual.

Algumas situações são contratempos facilmente resolvidos pela equipe de suporte. Mas, muitas vezes, os incidentes podem acabar comprometendo a conclusão das vendas, o que representa uma enorme dor de cabeça para os lojistas.

Considere que algumas instabilidades podem ser aceitáveis, desde que não comprometam sua operação.

Avalie alguns aspectos:

> Em quanto tempo os problemas são normalizados?

> Qual o custo x benefício da plataforma?

> A plataforma oferece ferramentas integradas?

> A plataforma tem capacidade de acompanhar o crescimento da loja?

Principais vantagens de migrar de plataforma de E-commerce 

1. Funcionalidades mais avançadas

Encontre uma plataforma com mais funcionalidades e a versatilidade que sua loja necessita. 

2. Checkout Confiável e Intuitivo

Saiba que cerca de 75% dos carrinhos são abandonados, portanto, uma plataforma com bom checkout, seguro e intuitivo, é sinônimo de aumento de vendas. 

3. Flexibilidade de Layout

Muitas vezes no início das atividade os lojistas virtuais optam por plataformas de menor custo e com templates prontos. Com o tempo, as lojas passam a ter necessidade de páginas especiais para marcas ou promoções, por exemplo. Opte por uma plataforma que tenha um módulo de CMS nativo e integrado, te dará total capacidade para customizar sem depender de ajuda da plataforma.

4.  Estabilidade da Plataforma

Veja que suportar 50 visitantes simultâneos é fácil, comparado à Black Friday, onde o fluxo aumentará em pelo menos 12 vezes. Estabilidade pode se tornar um problema quando acontece um grande crescimento dos acessos, e principalmente nos picos de acesso.

Não deixe a indisponibilidade da plataforma atrapalhar suas vendas.

5. Loja preparada para Dispositivos Mobile

mobile que vem ganhando extrema relevância não só no mercado brasileiro, mas também para os buscadores. A cada dia os robôs prezam mais pela UX e a versão mobile é um ponto fundamental para um bom rankeamento das páginas, por exemplo.

Todos os pontos citados acima são fundamentais para o aumento das vendas. Continue nos acompanhando e se mantenha sempre atualizado!

Até a próxima ;)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager