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Influenciadores digitais: 8 campanhas brasileiras para se inspirar

14/3/2019

Influenciadores digitais: 8 campanhas brasileiras para se inspirar

Será que sua marca precisa de influenciadores digitais?

Embora seja uma estratégia de marketing bastante popular, muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre o potencial desse tipo de abordagem.

Pensando nisso, criamos uma lista com 8 campanhas brasileiras que deram super certo. Bora lá? ;)

O que uma campanha de Influenciadores Digitais precisa para fazer sucesso?

Antes de dar uma olhada nas campanhas brasileiras em si, você precisa saber o que as torna bem-sucedidas.

Na hora de escolher com quem se afiliar, os influenciadores digitais tendem a ser seletivos. Geralmente, eles optam por firmar parcerias com marcas que reflitam seus interesses, tragam um bom retorno financeiro e não espantem os seus seguidores.

Para que sua campanha dê certo é preciso ter quatro elementos em mente: especialidade, notoriedade, alcance e demografia. Vejamos em detalhe o que cada um significa.

Especialidade & Notoriedade
O conteúdo da sua campanha seria apropriado vindo desse influenciador? Essa pessoa é apreciada pelo público, ou sua fama é dividida entre admiração e condenação?

Pesquise o posicionamento do porta-voz em relação ao seus produtos, serviços e temas correlatos antes de fechar um negócio. Caso contrário, pode pegar super mal para você.

Ou vai dizer que você não lembra do fatídico episódio do Roberto Carlos vegetariano wannabe mordendo um bifão em rede nacional?

Alcance & Demografia

Os influenciadores digitais conseguem envolver o seu público? Eles têm alcance nos canais de mídia social onde seus clientes estão presentes? Os seguidores deles são parecidos com seu comprador ideal?

Às vezes, vale a pena apostar em uma pessoa com perfil mais segmentado e menos seguidores, do que um famoso completamente alheio ao seu público-alvo.

Quais as melhores métricas para influenciadores digitais?

Quando se trata de medir o retorno sobre o investimento (ROI), os profissionais de marketing podem focar em diferentes métricas.

De acordo com um estudo, o engajamento parece ser a métrica mais popular (90%), com cliques (59%), impressões (55%), conversões (54%) e alcance (50%) logo após.

Quando as marcas trabalham com influenciadores digitais, o engajamento parece ser uma escolha muito popular. É uma maneira fácil de medir o sucesso de uma parceria, especialmente nos estágios iniciais de uma estratégia de marketing de influência.

Por outro lado, o interesse em cliques, impressões e conversões também mostra que as expectativas de marketing com os influenciadores digitais estão aumentando. Vale lembrar que tanto o resultado como os parâmetros de análise variam de acordo com o objetivo da sua campanha.

Para você ter uma ideia de como as marcas estão aproveitando o poder dos influenciadores digitais em seus esforços de marketing, criamos uma lista de 7 campanhas brasileiras para se inspirar.

Leia também: Empresas que Dão Show de Engajamento nas Redes Sociais

Campanha #1 - Coca-Cola

Durante as Olimpíadas 2016, a Coca-Cola lançou maior campanha de mídias sociais da história da marca: #ThatsGold. Num esforço multiplataforma, projetado para engajar jovens de 13 a 20 anos com um fluxo constante de conteúdo, a marca conseguiu alcançar 21 milhões de jovens — mais de 70% da população adolescente do Brasil na época.

Campanha #2 - Picanha Artesanal #BobsDoWhindersson

Criada pela NBS, a ação de marketing começou no Youtube. Em um vídeo, Whindersson Nunes pediu que o Bob’s criasse um sanduíche em sua homenagem: o “Bob’s Whindersson”. A franquia topou, mas com a condição de que ele conseguisse 500 mil curtidas no vídeo em questão. A meta foi alcançada em duas horas.

infuenciadores digitais

Campanha #3 - Pare, pense e use camisinha

O autor do hit do verão “O Nome dela é Jenifer”, Gabriel Diniz, foi o escolhido para ser o embaixador da campanha. Em parceria com o Ministério da Saúde, ele estrelou uma campanha de Carnaval sobre a prevenção à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Campanha #4 - Você sabe o que é um #CabeloPantene?

A marca Pantene lançou um manifesto para celebrar “a pluralidade dos cabelos brasileiros e reforçar o sentimento de autoestima” das mulheres (citação da Isabella Zakzuk, Diretora de Marketing de Pantene). Veiculada no Youtube e na TV Aberta, a campanha contou com a ubermodel Gisele Bündchen; as atrizes Camila Queiroz, Marina Ruy Barbosa, Sheron Menezes e Maísa. Também trouxe influenciadores digitais, como Duda Almeida, Gabriela Magalhães, Giulia Borelli, Julia Rodrigues e Stefanine Eze.


Dica: Como o Instagram pode Ajudar Seu Negócio

Campanha #5 - Brilha do Seu Jeito

A Vult se juntou à cantora Lexa na campanha “Brilha do seu jeito”. Com um jingle cativante, a marca brasileira de maquiagem celebra a individualidade de cada pessoa e destaca seus produtos com brilho, como o Batom com Glitter. Confira o vídeo completo a seguir:

Campanha #6 - Tá na mão, Piracanjuba

Pi-ra-can-ju-ba. Se você soletrou o nome assim ou marcou cada sílaba com um dedo da mão, sinal que as primeiras campanhas da marca funcionaram. A fim de reforçar o gesto e a qualidade dos seus produtos, a empresa de laticínios apostou na figura de Ivete Sangalo.

Dessa vez, assumindo o papel da mãe zelosa pela alimentação dos filhos. A campanha foi veiculada na TV aberta, nas mídias sociais e nos pontos de venda da marca.

Campanha #7 - A Vida Mais Qualy

Para fechar nossa lista de influenciadores digitais com chave de ouro, uma escolha inusitada: Palmirinha. Estrelando o terceiro episódio da campanha “A Vida Mais Qualy”, nossa culinarista favorita combina a margarina com o bolo de cenoura. Usando o formato de novela em capítulos, a marca traz outras celebridades e influenciadores digitais nos vídeos.


Os influenciadores digitais estão mudando a maneira como enxergamos o marketing. O mercado está pronto para campanhas criativas, que realmente combinem a personalidade do influencer com a marca.

A preocupação dos profissionais de marketing com autenticidade dos seus influenciadores, enquanto também busca o melhor ROI de cada parceria mostra como estamos levando a sério esse nicho.

Pronto para impulsionar sua estratégia de marketing de influenciadores? Continue lendo os artigos do nosso blog; assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Até a próxima!

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

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