Instagram Ads: Tudo o que você precisa saber para começar a anunciar no Instagram

18/6/2018

Instagram Ads: Tudo o que você precisa saber para começar a anunciar no Instagram

A rede social onde você compartilha seus momentos via fotos e vídeos é com absoluta certeza uma das de maior sucesso no momento e no mundo tudo. Especificamente no Brasil, o Instagram é um fenômeno de utilização, instalado na maioria dos smartphones, tablets ou qualquer que seja o dispositivo com acesso à internet.

Nascido no finalzinho de 2010, o Instagram era um app para iPhone que permitia apenas o compartilhamento de fotos, adicionadas ao feed dos usuários. A ideia era replicar as antigas e queridas câmeras Polaroids, que imprimiam as fotos logo após serem tiradas, permitindo a coleção das fotografias. 

O app permitia a edição das fotografias, a princípio simples, com a possibilidade de adição filtros que fizeram do app um sucesso entre os utilizadores de dispositivos Apple.

Instagram Ads - anunciar no instagram

Com o ganho de novas funcionalidades, como a permissão de upload de vídeos, novos filtros e muito mais, os anos que sucederam o lançamento do app foram de um sucesso estrondoso. 

Em 2012, foi lançada a versão do app para a plataforma Android, que registrou a incrível marca de 1 milhão de downloads em 24 horas, que resultou na compra do app pelo gigante Facebook de Mark Zuckerberg por incríveis 1 bilhão de dólares.

Leia também: Como publicar no Instagram

De app para uso pessoal, o Instagram passou a ser escolhido por empresas para anunciar seus produtos em contas e se relacionar com seus clientes, bloggers e vloggers que hoje em dia divulgam seus conteúdos na rede social. 

O Instagram é hoje muito mais que apenas uma rede social para postar fotos e vídeos, é um conglomerado imenso de diversidade.

Além de tudo isso, desde 2016 o app permite que você compartilhe histórias que duram 24 horas após serem postadas, que são a febre do momento entre os mais de 800 milhões de usuários da ferramenta.

Os usuários que são aficionados por compartilhar tudo o que estão fazendo em seu dia-a-dia, passam grande parte do tempo planejando seus “stories” para divulgar na rede. Além disso, você pode fazer histórias até ao vivo e não perder tempo algum para compartilhar o que está acontecendo no seu dia. 

O fato é o que app é uma verdadeira febre entre usuários de todas as idades, mas especialmente entre os jovens. E é isso mesmo que você leu, esse sucesso reflete em números muito expressivos, mais de 800 milhões de pessoas utilizam o Instagram. E dessa imensa quantidade de pessoas do mundo inteiro, 35 milhões de usuários são brasileiros.

Não deixe de ler: Como Ganhar Seguidores no Instagram

Desde o ano de 2015 o Instagram permite que se anuncie na plataforma, com publicações patrocinadas que aparecem no feed dos usuários como um post de um amigo apareceria. Os ads podem ser vídeos, fotos, carrossel (onde o usuário desliza uma publicação para ter acesso a mais fotos e vídeos em único anúncio) e até stories!

Números expressivos, diversidade de possibilidades para anunciar sua marca. O Instagram tem tudo para ser útil ao seu negócio, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam seus serviços. Quer aprender como anunciar no Instagram e atingir crescente e gigantesca camada de usuários para conhecer sua empresa? 

É só acompanhar o passo-a-passo nesse post. Vamos lá!

Instagram Ads:Público-alvo e anúncios no Instagram

Como mencionei anteriormente, apesar de englobar usuários de várias de idades, o Instagram é principalmente utilizado por jovens. Os temas mais procurados dentro do app, são então os que estão mais na boca da juventude, segundo uma pesquisa feita pelo Facebook, são eles:  moda e beleza, comida, TV e filmes, hobbies e música. 

Existem contas específicas no Instagram que funcionam como informativo sobre esses temas, dando dicas e falando sobre eles, que são um sucesso e têm milhões de seguidores. 

É importante então, antes de anunciar no Instagram, investigar se os seus serviços dialogam com esses temas e com outros que nos quais os usuários da rede estão mais interessados. É isso vai garantir o sucesso do seu anúncio.

É possível anunciar no Instagram sem usar o Instagram Ads?

Não existe uma regra no Instagram que te impeça de criar uma conta para anunciar seus produtos e serviços em posts não patrocinados. 

Entretanto, você não terá um alcance tão grande, tampouco a praticidade para acompanhar cliques aos seus ads, permitindo uma análise mais precisa de seus resultados, sendo necessário impulsionar publicações de alguma maneira para obter algum alcance mais expressivo.  Ou seja, um post orgânico não gera o mesmo resultado de um anúncio pago, mas ainda assim, é possível.

Leia também: Como anunciar no instagram

Escolheu o Instagram Ads? Planeje seu anúncio!

Se você escolheu anunciar no Instagram, será necessário que planeje o conteúdo de seu anúncio, orientado a atingir seus objetivos. Lembre-se que o seu anúncio será uma foto ou vídeo, uma uma sequência de fotos e vídeos combinados, sendo elas o seu “outdoor”. 

Produza fotos e/ou vídeos que transmitam uma mensagem adequada ao(s) produto(s) ou serviço(s) que você deseja divulgar. É importante ser claro, pois a possibilidade de o usuário rolar para cima sua publicação é muito grande se ela não chama a atenção dele e em questão de milissegundos, seu ad foi descartado e não surtiu efeito algum.

Dica: Seja criativo caso escolha anunciar uma sequência carrossel para que o usuário vá até o final da publicação visualizando todo o seu conteúdo.

Orientações para o sucesso de seu anúncio no Instagram!

O Instagram permite que você adicione “botões” ao seu anúncio. São eles aparecerão junto ao seu anúncio e são muito funcionais, direcionando o usuário para diversas possibilidades de página, que vão ajudar o seu negócio a ir mais longe! Veja quais são eles:

  • Solicitar agora: Permite que o usuário solicite acesso ao serviço que você está oferecendo. Exemplo: solicitar um orçamento.
  • Reservar agora: Permite que o usuário faça a reserva de algum serviço que você está oferecendo. Exemplo: promoção em restaurantes e hotéis.  
  • Fale conosco: Direciona o usuário para uma página com contatos de sua empresa.
  • Baixar: Orientado a anúncios com produtos para downloads.
  • Saiba mais: Normalmente, direciona o usuário para alguma página informativa no site de sua empresa.
  • Comprar agora: Direciona para página de compra do produto ou serviço.
  • Cadastre-se: Direciona para página de cadastro no site da empresa em questão.
  • Assistir mais: Orientado a anúncios em vídeo que contém apenas uma parte do conteúdo.
Não deixe de ler: Como criar anúncio no instagram e se dar bem nas redes sociais

Anúncios em imagens: atente-se!

Assim como no Facebook, para anúncios em imagens, é obrigatório que no máximo 20% dela sejam ocupados por texto. Lembre-se que o tamanho das imagens no Instagram são bem pequenos pois o app é voltado para visualização em dispositivos mobile, apesar de também ser possível o acesso via web.

Hashtags: como levar seus anúncios ainda mais longe

Adicionando hashtags aos seus anúncios, as possibilidades de chegar até ele aumentar muito! Se você irá anunciar alguma peça de roupa e adicionar à publicação a hashtag #moda, por exemplo, os usuários que buscarem  “moda” no Instagram, poderão visualizar o seu post patrocinado ao rolar a página de resultados da busca.

Conteúdo especial: Como usar hashtag: entenda como funciona para seu marketing de conteúdo

 É importante que você utilize a maior quantidade de hashtags possível para fazer com que seu anúncio chegue ao maior número de pesquisas possível. Mas lembre-se, para não serem ignorados, não utilize hashtags que não estejam realmente relacionadas àquilo que você está anunciando. Lembre-se: Criatividade sempre!

Leia também: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Especificações sobre o tamanho dos anúncios para Instagram Ads

1ª especificação importante para Instagram Ads: Fotos

Formatos recomendados:  .jpg e .png.

Tamanho: A imagem pode ser um quadrado 1080 x 1080 ou paisagem 1200 x 628. Nos dois casos, o mínimo em resolução que a imagem pode ter é de 600x600 pixels.

Leia mais: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

2ª especificação importante para Instagram Ads: Stories

Duração máxima: 5 de exibição para imagens e 15 segundos de vídeo.

Formatos: Fotos: .jpg e .png e vídeos: .mp4 e .mov.

3ª especificação importante para Instagram Ads: Tamanho máximo permitido no Instagram Ads

Fotos: 30MB

Vídeos: 4Gb (resolução recomendada: 1080 x 1920 – mínima: 600 x 1067 pixels)

4ª especificação importante para Instagram Ads: Vídeos

Duração máxima: 60 segundos

Tamanho:  Para vídeos quadrados é recomendado 1080 x 1080 pixels e para vídeos em paisagem 1200 x 628 com o mínimo de 600 x 600 pixels.

Não deixe de ler: Por que usar vídeos no Instagram?

5ª especificação importante para Instagram Ads: Carrossel

Anúncios em carrossel vão combinar fotos e vídeos numa única publicação. Para tal, você deve seguir as mesmas especificações de tamanho, duração e resolução já citadas para cada um dos tipos. Você vai poder adicionar ao menos 2 imagens/vídeos e no máximo 10.  

Criando o anúncio no Instagram Ads

Para finalmente criar o seu anúncio no Instagram, você vai precisar usar o Gerenciador de Negócios do Facebook.

Acesse https://business.facebook.com e clique em “Criar Conta” no canto superior direito.

Agora aproveita todas as dicas que demos anteriormente para classificar bem o seu anúncio e dar a ele o maior alcance possível. Feito isso você poderá criar a sua campanha!

Você encontra mais informações úteis sobre Como Criar Anuncio no Instagram e se Dar bem!

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Obrigado pela leitura e até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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