Instagram Insights: o que é e como usar

12/6/2018

Instagram Insights: o que é e como usar

O Instagram Insights é uma ferramenta disponibilizada pela própria plataforma para que você consiga mensurar os seus resultados dentro da rede social.

Seja qual for o canal, analisar as métricas te ajuda a compreender melhor se as nossas ações estão trazendo o retorno esperado ou se precisará de alterações, assim você conhecerá com precisão o seu público e as suas preferências.

Quando se trata de redes sociais, também devemos medir o impacto e relevância dos nossos investimentos.

Sempre temos que dar aquela conferida nos conteúdos para saber se está tudo indo bem, e se está atingindo o público certo.

Leia também: Como crescer no Instagram? Descubra em 5 práticas

O que é o Instagram Insights?

Para simplificar o assunto, o Instagram Insights é uma funcionalidade dentro do própria plataforma que disponibiliza o resultado de dados importantes, tais como:

  • o alcance das suas publicações;
  • o engajamento do público com elas;
  • algumas características da sua audiência;
  • entre outros.

O que é preciso para conseguir utilizá-lo?

Os recursos do Instagram Insights estão disponíveis apenas para perfis comerciais no Instagram, uma categoria inserida na plataforma que também conhecemos como Instagram for Business.

Para conseguir possuir uma conta comercial, basta ter uma conta pública no Instagram, acessar as configurações do seu perfil (botão com a roda dentada) e selecionar a opção “Mudar para o perfil comercial”.

Logo após, o Instagram vai solicitar que você conecte o seu perfil a página da sua empresa ou à sua marca no Facebook. Caso você ainda não tenho uma página no Facebook, o Instagram vai dar a opção de criar na hora.

Quando concluir o processo você só precisará editar os dados de contato (telefone, email e localização) que você quer que apareçam na sua conta e confirmar.

 

Agora você possui um perfil comercial na rede e já pode se beneficiar com o Instagram Insights!

Não deixe de ler: Por que usar vídeos no Instagram?

Como usar o Instagram Insights?

Depois que a sua conta estiver habilitada para usar o Instagram Insights, basta abrir o seu perfil e tocar no ícone com as barrinhas no canto superior direito da tela.

Uma coisa importante para ressaltar, se você acabou de configurar o perfil comercial, pode ser que alguns dados ainda levem um tempo para aparecer.

Assim que tudo estiver atualizado, a ferramenta vai mostrar  as seguintes métricas:

Número de seguidores e publicações

 

Aqui você conseguirá visualizar o total de seguidores e quantos deles passaram a seguir o seu perfil nos últimos 7 dias, também conseguirá ter acesso ao total de publicações e a quantidade de posts que você adicionou na última semana.

Saiba mais: Ganhar Seguidores no Instagram com BUME

Atividades recentes

Em atividades recentes você terá as seguintes informações sobre suas atividades nos últimos 7 dias:

  • número de impressões;
  • alcance das publicações;
  • visualizações do perfil;
  • cliques no site;
  • cliques no botão “Ligar”, “Enviar email” ou “Como chegar”, caso estejam habilitados.

Seguidores

 Aqui não existe muito segredo, é possível saber: 

  • a porcentagem de homens e mulheres;
  • em qual faixa etária está a maioria dos seguidores;
  • as localizações que concentram a maior parte deles (cidades e países); e
  • os horários e os dias da semana em que eles são mais ativos.

Publicações

Em publicações os seguintes dados estão disponíveis: comentários: mensagens que os seguidores deixam nas suas publicações;

curtidas: quantidade de vezes em que os usuários deram like no seu post;

salvaram: número de vezes em que usuários salvaram a sua publicação em uma coleção privada dentro do Instagram — seja para se lembrar dela ou para vê-la depois;

envolvimento: métrica que apresenta o número de curtidas, comentários e vezes em que a publicação foi salva;

impressões: número de vezes em que a publicação apareceu para os usuários (aparecer mais de 1 vez para o mesmo usuário também conta);

alcance: é o número de perfis únicos que viram a sua publicação (aparecer mais de 1 vez para o mesmo usuário vai contar apenas como 1 pessoa alcançada).

Para ter acesso a esses dados, você pode filtrar de acordo com  o tipo de publicação: fotos, vídeos, posts em carrossel ou todos. Você também poderá visualizar a janela de tempo em que ocorreram as publicações: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano ou 2 anos.

Leia mais: Instagram Ads: Tudo o que você precisa saber para começar a anunciar no Instagram

Stories

O Insights também mostra dados sobre as imagens que você divulga no Instagram Stories.

Além das impressões e do alcance, esse relatório inclui as seguintes métricas:

  • toques para avançar: quantidade de vezes que as pessoas tocaram na tela para ver a próxima foto ou vídeo;
  • toques para voltar: número de toques para voltar a ver uma foto ou vídeo na sua história;
  • saídas: contabiliza quantas vezes as pessoas abandonaram a sua história;
  • respostas: o Instagram permite que os usuários enviem uma mensagem direta enquanto visualizam uma foto ou um vídeo no Stories, e essa métrica se refere a esse número de respostas;
  • deslizadas: número de vezes em que os usuários fizeram o gesto de deslizar para pular a sua história e assistir a história da próxima conta.
Separamos para você: Listamos os principais aplicativos do Instagram

Considerações Finais

Saber mensurar os resultados dentro do marketing é uma tarefa essencial. Ter acesso a dados tão importantes podem ajudar a dimensionar o negócio, e podendo basear futuras estratégias conforme o perfil dos seus seguidores.

Não deixe de aproveitar os benefícios de uma ferramenta tão útil para os negócios, sabendo analisar corretamente será possível extrair grandes resultados para melhorar o marketing e o posicionamento da sua marca.

Saiba mais: 4 ações de mobile marketing para você destacar sua empresa

Se gostou deste artigo não deixe de ler os demais que foram elaborados especialmente para você.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak