Invista em Atendimento Personalizado e Venda Mais

8/1/2019

Invista em Atendimento Personalizado e Venda Mais

O atendimento personalizado é um fator importante para alavancar as vendas.

Quando os clientes se sentem valorizados e conectados à essência da marca, é mais provável que eles voltem a comprar com você.

No artigo de hoje, descubra quando e como os clientes querem ser abordados.

Por que investir em atendimento personalizado?

De acordo com um relatório da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, 8 em cada 10 consumidores desejam que as marcas os entendam melhor. Isso já deveria ser suficiente para querer entender em que momentos abordá-los ou não.

Já segundo um estudo realizado pela Time Trade, empresa de software de agendamento de consultas online, os millennials são o principal público-alvo do atendimento personalizado.

Apesar de terem crescido com a tecnologia, a geração composta por indivíduos entre 20 e 35 anos de idade ainda espera uma experiência única de compra.

E essa é uma demanda que definitivamente não deve ser ignorada.

Leia também - O que é field marketing e como usar para aumentar as vendas

Atendimento personalizado: o que consumidor espera de cada setor

Estima-se que nos próximos dois anos, os millenials irão compor 50% da força de trabalho mundial. Isso significa que eles estarão no controle de 19 a 24 trilhões de dólares.

Para saber como atendê-los com excelência e aumentar as suas vendas, vejamos o que eles esperam de cada setor.

Atendimento personalizado para o varejo

As lojas de departamento talvez constituam o setor mais inexplorado pelo atendimento ao cliente personalizado.

Para você ter uma ideia, 87% dos millennials deixariam o provador de roupas — e a loja, aliás — se um funcionário não estivesse prontamente disponível para atendê-lo.

Embora isso revele uma tendência profundamente descortês, os varejistas ainda terão que dar ouvidos a essas vozes. Isto é, se quiserem continuar vendendo.

invista em atendimento personalizado e venda mais

Falando em embolsar a grana dos millennials, é importante saber que a grande maioria deles usa dispositivos móveis para comparar preços. Sem tornar o seu site mobile-friendly, você não é ninguém na fila do pão.

Você acha que a expectativa por atendimento personalizado para por aí? Mais de 70% dessas pessoas agendariam um horário na loja para serem atendidos no momento mais conveniente para eles.

Confira: O poder do mobile para aumentar as vendas em e-commerce

Atendimento personalizado para serviços financeiros

Banco Inter, Banco Original, Neon, Nubank… O crescimento da oferta de alternativas  às instituições financeiras tradicionais sugere a busca por uma nova forma de lidar com o dinheiro.

De acordo com os dados coletados, millennials são mais propensos a mudar de banco caso lhe ofereçam melhores taxas e atendimento personalizado.

Cerca de 75% desses jovens adultos toparia trocar uma ideia por videochamada com seu gerente ou conselheiro financeiro. E se você precisa daquele feedback, saiba que 93% deles estão dispostos a responder a uma pesquisa de 5 perguntas sobre a sua visita mais recente.

Atendimento personalizado para seguro de vida

Quando nós falamos de atendimento personalizado, não existe um serviço mais sob medida que um seguro de vida.

Para quem trabalha neste ramo, uma boa notícia: mais de 85% dos millennials estão dispostos a agregar suas apólices de seguro, caso isso resultasse em um desconto.

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Se você tiver um site ou um aplicativo através do qual eles possam agendar um encontro com o agente de seguros, ainda melhor!

As frustrações? Eles acreditam que o processo de reclamações deveria ser mais automatizado (59%).

Atendimento personalizado para assistência médica

O desafio de atendimento personalizado para empresas no ramo de assistência médica é, surpreendentemente, similar ao do varejo.

Além de respostas imediatas e agilidade no atendimento (%60+), os millennials relatam que seu maior desafio é tentar encaixar as consultas em sua agenda.

Não é à toa que a maioria deles (90%) faria seus agendamentos online, seja através do desktop ou de um dispositivo móvel.

Guia rápido para atendimento personalizado: 5 passos para colocar em prática no seu negócio

Agora que você reconhece a importância do atendimento personalizado, que tal entender com colocá-lo em prática no seu negócio? Confira 5 dicas matadoras para começar 2019 vendendo mais.

  1. Entenda o que REALMENTE significa oferecer atendimento personalizado

Atendimento personalizado é mais do que usar o primeiro nome do cliente num e-mail marketing. Até porque todo mundo sabe que esses textos são automatizados.

É preciso oferecer conteúdo relevante, que dialogue com o perfil do cliente e o momento da jornada de compra em que ele se encontra.

Para cativá-lo, você pode criar uma série de conteúdos específicos ou um feed de notícias ajustado às preferências dele.

  1. Contrate colaboradores competentes e informados

Cá entre nós: os clientes pesquisam seus produtos e serviços antes de comprar.

Além de investigar a reputação da sua marca e a qualidade daquilo que você vende, eles buscam as características, vantagens e desvantagens…

Se eles estão fazendo a lição de casa, o mínimo que você pode fazer é instruir seus colaboradores num nível ainda mais profundo. Assim, você os prepara para solucionar dúvidas e antecipar necessidades.

  1. Empodere o cliente com informações úteis

Certamente, há muitas perguntas frequentes sobre seus produtos e processos — como a política de trocas e devoluções, por exemplo.

Para que o atendimento personalizado seja bem-sucedido, tornar esses dados acessíveis ao cliente ajuda a diminuir eventuais atritos no processo de compra.

  1. Crie um vínculo emocional com o cliente

Os clientes se tornam leais quando se envolvem emocionalmente com a marca, associando memórias afetivas ao uso do seu produto ou serviço.

Além de oferecer um atendimento personalizado mais humanizado, as empresas que otimizam a conexão emocional podem superar os concorrentes em 85% no crescimento das vendas.

  1. Um olho no peixe, o outro no ROI

Como saber se o seus investimentos em atendimento personalizado estão funcionando e valendo a pena? Perguntando.

Você já respondeu a uma pesquisa de opinião com algo mais ou menos assim: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar esta empresa para um amigo ou parente?”

Essa pergunta é uma forma de medir a experiência do cliente e descobrir se o'retorno sobre o investimento valeu a pena.

Seja no mundo físico ou digital, os clientes esperam nada menos que atendimento personalizado. Assine nossa newsletter para se informar sobre as novidades mais recentes do mercado!

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Até a próxima! =)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

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