NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Já conhece os Beneficios do SEO? Pare de gastar dinheiro!

23/4/2019

Já conhece os Beneficios do SEO? Pare de gastar dinheiro!

Compreender os benefícios do SEO é sempre muito importante quando há dúvidas sobre as estratégias de Otimização de Sites (SEO), sobretudo quando o principal motor de busca implementa transformações de grande impacto.

Normalmente, essas mudanças referem-se à ausência de informação dos termos de busca de grande importância do tráfego até o site, assim como mudanças em buscas locais, para personalização de resultados de acordo com a geolocalização.

Muito mais no passado do que agora, mas não faz muito tempo, diversos blogueiros, principalmente os internacionais, indicavam de modo alarmante que o SEO está morrendo.

É já foi pauta de discussão inúmeras vezes no marketing digital.

Os anos se passaram, e estão passando, e o SEO mostra cada vez mais sua importância.

SEO não morreu e tudo indica que não morrerá, entretanto os algoritmos dos buscadores estão exigentes, e é preciso aplicar as técnicas de SEO de maneira assertiva.  

Separamos outro conteúdo especial para você: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO

Conheça os benefícios do SEO para seu negócio

Separamos os principais benefícios do SEO para você tirar todas suas dúvidas e investir em SEO com firmeza.

Não se esqueça da importância de estar sempre atualizado às mudanças dos mecanismos de busca, dessa forma você sempre estará em sincronia com as ações assertivas em seu site.

benefícios seo

Intenção de conhecer ou adquirir seu produto

Diferente de todas as estratégias de marketing, o principal benefício de SEO está em torno da possibilidade de gerar tráfego qualificado de pessoas com interesse claro de conhecer seu produto ou obter a informação de que seu site coloca como disponível, ou seja, o conteúdo.

O SEO aponta os interessados para você.

Não deixe de ler: Como aparecer no Google: 10 melhores e piores fatores de ranking SEO

Você pode, assim, saber a intenção de um visitante de acordo com a palavra-chave que é buscada.

Mesmo que o Google altere os algoritmos, e seja mais hostil nas penalidades quando você faz algo errado, como duplicar conteúdos, inserir muitos links externos e internos em conteúdos, entre outros, não quer dizer que a intenção das pessoas mudou.

Atingir consumidores exigentes

Os usuários que mais fazem pesquisas são os mais exigentes, afinal, são os que não aceitam o primeiro resultado que surge. Com mudanças do Google que tiveram o objetivo de aumentar o destaque, a taxa de cliques nos resultados orgânicos caiu, enquanto por outro lado a qualificação aumentou.

Compreendemos que os consumidores exigentes possuem mais conhecimento que a maioria e são eles próprios os formadores de opinião sobre marcas e produtos. Entretanto, não basta aparecer em destaque para todo e qualquer consumidor através de estratégias de PPC, que nada mais são que a publicidade paga no Google.

São anúncios exibidos acima dos resultados orgânicos de busca, bem como do lado direito dos resultados da pesquisa e por isso, geralmente, têm menos confiabilidade, sendo indispensável destacar-se na busca orgânica que traz um tráfego muito mais qualificado e consistente.

As diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico são muitas, mas ambos têm potencial para trazer acessos ao seu site sendo que, se for possível, o ideal é trabalhar estratégias de SEO e também fazer alguns anúncios pagos.

Leia também: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization

Formar a opinião do mercado

A partir do tráfego qualificado, é possível que marcas e empresas de pequeno a grande porte, consigam alcançar uma grande representatividade em relação às buscas relacionadas ao seu próprio mercado, que passa a formar a sua opinião e, portanto, influenciar as pessoas ao seu redor e atingir notoriedade.

Ao alcançar um usuário “alpha”, ou seja, aquele propenso a defender uma ideia ou marca com unhas e dentes, influenciar outras pessoas e não estritamente legitimar somente um interesse comercial, é possível produzir um efeito viral e positivo acerca da marca.

Indo para um caminho não tão ambicioso, podemos ressaltar que a opinião das pessoas é formada quase sempre através de SEO e menos dos anúncios pagos.

Nesse sentido, um consumidor decide que irá comprar o seu e não aquele outro serviço ou produto que, foi através de pesquisas em sites, blogs, fóruns e redes sociais (Instagram, Facebook…), apareceu quando foi realizada a busca orgânica, porque os links patrocinados não costumam trazer opinião e sim publicidade.

Os consumidores ‘’alphas’’ vão atrás das máximas informações acerca do que querem consumir.

Por outro lado, a opinião dos consumidores semelhantes é fator crucial para adquirir um produto.

Porém, se em suas pesquisas através da busca orgânica o usuário encontrar de modo constante o site de certa marca, na hora de adquirir o produto poderá acessar seus favoritos ou sentir mais confiança de comprar pelo site que encontrou tantas vezes na busca orgânica, nisso houve o processo de formação de opinião positiva sobre a loja, mesmo que o clique final seja de anúncio pago.

Leia mais: Análise de SEO: Descubra como fugir das punições do Google

+ Conversões

É ainda muito verdade que em lojas de e-commerce, de modo proporcional, a taxa de conversão de busca orgânica costuma ser muito maior que de anúncio pago. Isso ocorre justamente porque o tráfego de busca orgânica é mais “natural”.

O que isso significa?

Ele não está sendo incentivado por um anúncio publicitário, mesmo que este seja relevante e o usuário só tenha o costume de clicar quando o resultado corresponde realmente ao que ele procura.

Mesmo a paerie do crescimento dos termos (not provided), que limitam a capacidade analítica da  estrategista de SEO, criam-se maneiras novas de avaliar e desenvolver estratégias de SEO que possuem foco em gerar conversões muito qualificadas, com alto ROI e ticket médio superior ao de anúncios pagos.

Menos concorrentes, mais oportunidades

benefícios seo

Outro ponto comum entre os profissionais desse mercado, é que muitos comentem o erro de tenderem a migrar para gerenciamento de campanhas de Google AdWords, uma vez que estas tornam-se mais “fáceis” – mesmo que seja muito difícil manter uma campanha de anúncio pago com uma alta verba e um bom ROI.

E esquecem de todos os benefícios do SEO que expusemos acima, como a importância de aparecer nos resultados orgânicos.

Além disso, vejo que as pessoas tendem a preferir trabalhar com coisas cujo resultado seja facilmente visualizável e os resultados exijam menos interpretações.

O SEO demanda estudo, aplicação e continuidade, porém, é uma solução assertiva e concreta. Garantindo mais visibilidade e reconhecimento enquanto marca no mercado.

Com a migração cada vez mais intensa aos anúncios pagos, será que irá sobrar muito mais oportunidades no caminho de quem aplica SEO?

Será cada vez mais um mercado em que palavras-chave se tornarão segredos de Estado e somente a sua informação e conhecimento serão de grande importância para as empresas.  

Afinal, não será possível medir com precisão palavras-chave de cauda longa (long tail), elas sumirão dos relatórios e irão permanecer somente nas planilhas e estratégias dos bons profissionais de SEO. Poucas pessoas irão deter informações tão importantes.

O benefício do SEO central passa a ser, portanto, que pouca gente estará apta a fazê-lo com qualidade. Você está pronto para se destacar neste meio?

Se chegou até o final deste conteúdo, tenho certeza que sim! :)

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak