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Já otimizou sua loja? Saiba quais os próximos passos para o sucesso

Já otimizou sua loja? Saiba quais os próximos passos para o sucesso digital! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Já otimizou sua loja? Saiba quais os próximos passos para o sucesso
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
12/1/2024

Uma coisa é fato, estamos vivendo a era digital que tem como grandes características a revolução das comunicações e o movimento mais ágil entre os meios. Pensando nisso, é preciso se adaptar a esse movimento e usufruir do que há disponível para facilitar as dinâmicas profissionais do cotidiano de seu negócio.

A otimização de sua loja, com base nas estratégias de marketing, é um passo importante para garantir que os resultados positivos ocorram. As estratégias necessitam ser aplicadas, assim como aproveitar as boas práticas da internet, que incluem as técnicas de SEO.

Uma questão importante do SEO está em torno da possibilidade de fazer com que seu site fique compreensível para os usuários e mecanismos de busca, visando o alcance das palavras-chave ideais para o rankeamento, divisão dos produtos por categorias, ajustes dos links internos, entre outros.

O SEO colabora para que os buscadores descubram e entendam corretamente o conteúdo de cada página é e como pode ser útil para os usuários, proporcionando incríveis resultados para seu negócio.

Até mais!

Diante disso, você sabe o que fazer depois de otimizar a loja?

É comum que após o processo de otimização fique a dúvida do que fazer, afinal, passos importantes foram dados a ponto de você identificar, já em um primeiro momento, mudanças na dinâmica de seu negócio e retornos de clientes.

Há importantes estratégias de SEO a dar continuidade ao sucesso de seu Ecommerce. Acompanhe outros importantes passos a serem dados que irão impulsionar resultados surpreendentes.

Backlinks

De uma vez por todas, é preciso compreender a importância dos Backlinks. Afinal, o que são?  

O Backlink corresponde a qualquer link que te indicará para uma página dentro do site. Os links podem ter origem de outros sites ou de dentro do seu próprio site. Quanto mais importante for o site que irá gerar um link para o seu, melhor será para seu site, pois este irá adquirir uma boa classificação no Google.

Os Backlinks melhoram a Classificação Orgânica (SEO), permitem a Indexação Local mais Rápida e ajudam a obter Tráfego de Referência.

Os termos relacionados a backlinks são:

Inbound Link (Link de Entrada)

O Link de Entrada corresponde a qualquer link do site B, que seja externo, que aponte para o seu próprio site (A). O Inbound Link também é conhecido por link externo, não à toa que sua função está em torno do nome conhecido e disseminado. Os Inbounds Links acabam sendo um subconjunto dos Backlinks, atuando do modo exposto.

Outbound Link (Link de Saída)

O Link de Saída (Outbound Link) corresponde a qualquer link do site A que aponte para o site B. Ou seja, links dentro de seus conteúdos são apontados para sites externos.

Não deixe de ler: SEO para E-commerce - Otimização para Lojas Virtuais

Internal Link (Link Interno)

O Link Interno corresponde a qualquer link do seu próprio site que irá direcionar para outros conteúdos postados nele mesmo. Ou seja, a maioria dos links internos são links de navegação.

Nofollow Links

Portais de extrema relevância utilizam a tag Nofollow, que é um código HTML que possui como objetivo notificar o robô dos mecanismos de busca que determinado link não transmite qualidade para o outro site, sendo ideal para se proteger contra a criação de vínculos com baixa importância.

Com mecanismos de excelente competência, a ferramenta WebPeak também é capaz de detectar quando o link possui essa tag com extrema precisão e eficiência.

Dofollow Links

Para fornecer excelentes conteúdos e links saudáveis para os usuários, é de extrema importância que os links presentes em seu site sejam dofollow. Os links dofollow são os links que não possuem a tag rel="nofollow", sendo assim, são os links que possuem Link Juice e propagam maior relevância ao seu site.

Estes links possuem impacto direto e muitas vezes positivo no ranking dos buscadores, mesmo se tratando de links internos.

Busca por diretórios

Os diretórios são amplamente utilizados e possuem vantagens sobre as ferramentas de busca que irão fazer toda a diferença para seu negócio.

Eles possuem a função de aprofundar e avançar nas buscas, ou seja, algo pesquisado inicialmente, de seu interesse inicial, é direcionado a outras pesquisas, levando você a alcançar profundidades, te direcionando ao conteúdo esperado com maior qualidade.

Os sites menos relevantes são excluídos, o seu tempo é resguardado para pesquisas que realmente te interessam, afinal, por fazer parte de uma estrutura, você não corre o risco de obter resultados ambíguos. Outro ponto importante, por serem catalogados por pessoas, a chance de haver um conteúdo não relacionado ao que você procura é extremamente menor.  

Apesar de serem pouco conhecidos, os diretórios possuem grande importância no mercado de ferramentas de busca. Os diretórios se colocam como base para diversas ferramentas de busca iniciarem a busca por links.

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Blogs relevantes

Não há dúvidas de que o Marketing de Conteúdo é a melhor prática para a aquisição de clientes por meio de buscadores da internet como o Google, que é o buscador mais conhecido do mundo. É extremamente importante possuir um blog de qualidade que atraia usuários qualificados a fim de torná-los clientes fiéis de seu negócio. Os conteúdos de seu blog devem ser interessantes para o seu público, deve-se driblar conteúdos pouco atraentes e desnecessários.

Os textos devem seguir uma estrutura chamativa, é importante levar em consideração os títulos atrativos e a estrutura dinâmica do texto.

Leia também: A importância do Web Mobile para E-commerce

A produção de conteúdos para seu blog deve estar baseado naquilo que é interessante para o público de seu negócio, por exemplo, se você possui um E-commerce de moda, um blog com conteúdos voltados para as novas tendências, coleções da estação, entre outros, leva seu blog à categoria de qualificado e, dessa forma, seu blog será um grande auxiliador de seu sucesso. Os blogs desdobram em novos clientes potenciais, alavancando vendas e fidelizando clientes.

Canais de comunicação

O comércio eletrônico, assim como o tradicional, é concorrido. São inúmeros negócios em um mesmo lugar, se destacar e buscar alternativas que driblam a concorrência é fundamental. Não à toa que os canais de vendas são excelentes opções para o diferenciamento no mercado. Além da venda direta realizada no E-commerce, em que o cliente entra diretamente na loja virtual e escolhe o produto almejado, há outros canais de vendas que podem ser explorados.

Aqui vamos expor 3 importantes canais de vendas que são simples de usar e correspondem a um investimento acessível e garantem retorno vantajoso. São eles: marketplace, redes sociais e e-mail marketing.

* Marketplace(MP)

O Marketplace é um portal que abriga inúmeras lojas virtuais, sendo um espaço para que os vendedores exponham os produtos que comercializam, sendo identificado como uma grande vitrine. Como há a exposição de produtos de diversos negócios, ou seja, para além do seu, é preciso tomar algumas ações que irão impulsionar o seu destaque. Diversas formas de pagamento, boas condições de frete, entre outras táticas, são algumas essenciais táticas de diferenciação.

Os maiores marketplaces são: Americanas, Mercado Livre, Submarino, Walmart.com, CNova, entre outros. Seus produtos podem estar expostos nos MP e as vendas de seus produtos concretizadas.

* Redes sociais e fóruns

As redes sociais fazem parte do cotidiano de grande parte das pessoas no mundo todo. Aproveitar as redes sociais, no que de melhor elas podem oferecer, é uma estratégia que irá proporcionar retornos positivos ao seu negócio. Elas possibilitam a divulgação de seus produtos e, desse modo, geração de conversões. Expor seus produtos com descrições, fotos e informações é uma ótima ação para seu negócio, além disso, as mídias sociais são excelentes meios para um melhor contato com o público.

* E-mail Marketing

O e-mail marketing é um canal de comunicação extremamente eficiente, mas para que ele funcione plenamente é preciso definir uma estratégia. A segmentação deve fazer parte da estratégia para o alcance dos resultados almejados. O e-mail marketing é um canal que demanda cautela, pois é possível usufruir o melhor que ele pode oferecer, sendo assim, levar em consideração a contratação de um profissional ou investir no conhecimento sobre este tema irá proporcionar o melhor aproveitamento e desempenho do e-mail marketing.

Com as metodologias apresentadas, o desempenho de seu negócio irá alcançar desfechos inimagináveis, tendo como resultado maior conhecimento de seu empreendimento e atraindo ainda mais potenciais clientes.

Siga os passos mencionados e surpreenda-se com os resultados!  

Até mais a próxima. :)

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Helder Santos

Marketing Manager