NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Já pensou em aumentar a produtividade da equipe de vendas?

5/8/2019

Já pensou em aumentar a produtividade da equipe de vendas?

Em um mercado cada vez mais acirrado, é mais do que natural você querer aumentar suas vendas. São diversas estratégias disponíveis, mas a pergunta que fica é: você sabe o que fazer para ter esse objetivo mais perto do chão?

Todos nós sabemos que as coisas não acontecem por magia. Mas devemos saber que existem maneiras de estar mais perto de um resultado que seja relevante para o sucesso do seu negócio e estamos aqui para apresentar uma delas a você: é preciso aumentar a produtividade da equipe de vendas. Parece fácil, mas não é! Então como fazer?

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas?

Algumas das estratégias apresentadas aqui já foram comprovadas por muitas das empresas mais fortes em seu respectivo segmento, no Brasil ou em escala mundial. 

Se em um presente e um futuro temos um horizonte competitivo, é comum que cada vez mais empresas optam por diferentes maneiras destaque.

Dentre muitas, possuir equipe de vendas talentosa e com alta performance é uma delas. Mas nem todas as vezes formar o melhor time e aumentar a produtividade da equipe de vendas é uma tarefa tranquila.

Um dos desafios em contar com profissionais da área comercial que tenham aderência à cultura organizacional da empresa é pensar em chegar à correta conversão do lead. Isso é decisivo para o engajamento e a motivação desses profissionais.

Agora, de modo prático, a jornada de vendas possui uma das etapas mais importantes: a definição de processos nítidos, que orientem a equipe de vendas a manter o lead engajado até a conversão.

No mundo o Marketing e dos negócios, não somente essas, mas outras práticas existem e são indispensáveis para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e garantir o sucesso da sua marca.

Quais são as dicas para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas?

dicas para aumentar a produtividade da equipe de vendas

Os negócios de maneira geral exigem um conhecimento e prática das ações da empresa, por isso é sempre bom  rever o que sabemos e estar aberto ao que não conhecemos. Separamos aqui algumas dicas infalíveis para otimizar sua equipe de vendas:

#1. Esteja atento, revise o planejamento para vendas

Se você quer aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, leve em consideração como primeira etapa revisar o planejamento. Considerado um dos passos mais importantes, requer a verificação das falhas quanto a definição das personas e do perfil de cliente ideal.

Até porque, como saber se o sua equipe de vendas está se comunicando com as pessoas certas?

Não se pode deixar de lado, também, a revisão do planejamento estratégico de vendas, sempre ajustando as metas, não deixando de lado as métricas para monitoramento, bem como as ações de procedimento padrão que serão usados para a relação com os clientes.

Práticas como essa vão ajudar a aumentar a produtividade da equipe de vendas, além de otimizar  a estratégia de marketing e das áreas de comunicação. 

#2. Não economize tempo com o treinamento da equipe de vendas

Se os procedimentos padrões são essenciais, o treinamento da equipe de vendas pode ser considerado a espinha dorsal quando o assunto é aumentar a produtividade da equipe de vendas. Invista em treinamento! 

O treinamento não só prepara a equipe pelos mais experientes, mas garante a qualidade de atendimento ao cliente.

Além do mais, o treinamento conta com os profissionais de vendas que desenvolvam as mais novas habilidades e competências, em uma jornada de aprendizado e crescimento constante. Assim, fica mais fácil mensurar os resultados do investimento em comparação ao aumento de vendas e dos lucros. 

#3. Não dispense boas ferramentas de trabalho

Quando pensamos em uma estratégia para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, é indispensável uma análise das possibilidades em adotar ferramentas de trabalho, elas simplificam e otimizam processos.

Hoje em dia, a tecnologia é uma a sua maior amiga na garantia e manutenção do sucesso de vendas.

Existem diversas ferramentas que podem ser mais do que aliadas da equipe de vendas:

  1. Sistema de computadores de qualidade;
  2. Reuniões por videoconferência;
  3. Internet de boa qualidade e velocidade;
  4. Sabedoria do uso de aplicativos e sistemas modernos. Em um mundo em que existe a versão online de tudo, saiba usar os aplicativos para as melhores soluções!
  5. Não é menos importante investir em softwares que facilitem o gerenciamento de leads, tal como a gestão da equipe e do fluxo de processos da empresa.

Os processos estão sendo cada vez mais automatizados nas empresas. Não é diferente dos setores de vendas e marketing.

Saber como diminuir custos e tornar as tarefas diárias mais fáceis com, por exemplo, o uso de softwares de automação de marketing, CRMs, plataformas de sales engagement e sistemas de gestão é imprescindível. 

#4. Gestão da equipe de vendas

A gestão ideal para a área de vendas demanda habilidade no planejamento de estratégias, nos processos e na forma de executar essa ou aquela atividade.

Um bom gestor de vendas sabe da existência desses 4 eixos centrais: 

  1. Gestão da execução;
  2. Gestão das relações;
  3. Gestão do negócio;
  4. Gestão de si.

#5. Monitoração do desempenho da equipe de vendas

Você sabe exatamente qual é o vigente desempenho da sua equipe de vendas? Se  a sua resposta foi não, está mais do que na hora de começar a monitorar e medir!

Quando não existe esse acompanhamento de performance, não é possível avaliar se a nova estratégia desenhada está trazendo resultados eficazes ou não. Desse modo, não se esqueça de definir métricas adequadas para monitorar a produtividade para cada um dos vendedores, bem como dos resultantes de vendas no geral.

Com essa tática, você poderá ter condições de mapear possíveis erros e acertos, ajustando em tempo para assegurar resultados cada vez mais lucrativos e positivos.

Nossas dicas somadas a um ótimo atendimento ao cliente será, de certeza, o caminho para o seu sucesso. Mas tenha em mente: saber fazer tudo isso não é mágica, mas o melhor uso da técnica mais sabedoria.  


Gostou desse conteúdo? Só a WebPeak traz para você as melhores e mais novas notícias de tecnologia que vai dar aquele upgrade nos seus negócios. Vem com a gente! 


Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos acompanhar!


Até lá. :)


Autor

Rebecca Seiko

Beletrista, ligada em tecnologias e professora de literatura apaixonada.

Linkedincontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak