Marketing

Já pensou em otimizar suas campanhas de marketing digital com o Google Analytics?

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Podemos dizer que uma das grandes vantagens de otimizar campanhas de marketing digital no Google Analytics está em torno da gama de possibilidades de análise que ele leva à empresa.  A partir dessa poderosa ferramenta, é possível mensurar os resultados de qualquer canal que tenha levado visitantes ao seu site. Desse modo, as análises podem ser feitas de forma separada, fornecendo dados que comprovem quais desses canais estão trazendo mais resultados.

O Google Analytics é a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais que acompanham os resultados dos seus sites e de campanhas digitais. O uso da plataforma é simples e entrega dados bem completos sobre seu negócio online. As informações como visitas, novos usuários e tempo de permanência na página são somente umas das inúmeras que o programa proporciona.

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Como otimizar campanhas de marketing digital  no Google Analytics

Vamos a dicas que você precisa saber para otimizar campanhas de marketing digital que alcancem o seu público!

Tenha o Adwords como forte aliado

marketing digital, google analytics

Uma das formas de otimizar campanhas no Google Analytics está em trabalhar em conjunto com uma forte ferramenta: e chamamos de forte ferramenta porque é, estamos falando do Adwords. Ele permite que os relatórios sejam completos, abrangendo todos os níveis e dando uma visão geral do que está acontecendo durante o processo.

E mais que isso, com o Adwords também é possível analisar com maiores detalhes, o público a ser atingido, sobretudo quando falamos de trabalhar com remarketing, uma estratégia bastante utilizada na atualidade. Afinal, ao segmentar o alvo, é possível criar peças e conteúdos específicos para agregar valor à marca, oferecendo conteúdos relevantes e focados nos perfis encontrados.

Configure suas metas e acompanhe o fluxo dos seus visitantes

É muito importante saber qual o número de conversões que suas campanhas geram para o site, não é mesmo?

Cada dado pode entrar nas suas análises, seja pelas visualizações de vídeos, preenchimento de formulários ou o tempo de permanência em determinada página.

E mais que isso:  suas avaliações servem para identificar as brechas que fazem com que o seu possível cliente desista da compra em momentos diversos, não deixe de focar sempre nas melhorias possíveis para que a conversão seja efetivada.


Leia também: Exemplos práticos para fazer SEO On Page no site hoje

Identifique o desempenho das suas campanhas sazonais

Inúmeras empresas cometem o erro de basear suas metas e objetivos em anos anteriores, mas acabam esquecendo que alguns períodos demandam campanhas sazonais. Diante disso, ficar atento a datas como dia das mães, carnaval, páscoa e natal, por exemplo, para que os erros, tanto novos quanto antigos, não sejam cometidos é essencial.

As novas estratégias são sempre necessárias, para que então se observe os pontos fracos e fortes de campanhas de marketing anteriores e até mesmo de campanhas que coincidam com as datas de pico (sucesso) nos negócios.  Analisar sua persona e o comportamento dela no ano anterior abre caminhos para campanhas capazes de atingir os resultados esperados.

Faça experiências com teste A/B

Antes de destacarmos a importância dos testes A/B, vamos a uma breve explicação! Talvez seja a principal pergunta daqueles que ainda não estão familiarizados com a forma de otimizar campanhas no Google Analytics.

O teste A/B trata-se da criação de landing pages diferentes com um mesmo objetivo, sendo assim, o Google Analytics irá gerar relatórios de acordo com as visitas realizadas, dando à você informações sobre qual layout e comunicação serão capazes de atrair mais visitantes.

Mas não se esqueça de realizar uma alteração de cada vez, além de criar um objetivo, afinal, só assim é possível analisar o que foi efetivo para sua campanha. Os testes tratam-se exatamente do que vai anteceder sua ação final.  

Leia mais: SEO básico ou avançado, onde seu site está?

Crie relatórios personalizados

marketing digital, google analytics

Apesar de existirem inúmeros concorrentes diretos ou secundários, cada empresa é singular. Suas metas e objetivos são traçados única e exclusivamente para focar nos seus negócios. Diante disso, obtenha relatórios diários, semanais ou mensais, do modo que achar necessário para o acompanhamento das suas métricas dentro de determinada campanha de marketing. É através desses dados que você conseguirá obter sucesso e os resultados esperados.

Nós da WebPeak, te damos a dica de definir claramente qual é o propósito do seu site, para então utilizar o Google Analytics da melhor maneira, saiba como chegar o mais próximo possível dos problemas das suas personas. As métricas irão te ajudar a mensurar os resultados.  

Estar constantemente na busca de conhecimentos que vão te colocar à frente dos concorrentes é fundamental, e mais que isso: estamos vivendo o momento perfeito de manipulação de dados e estudos em torno deles. Tenha soluções assertivas e veja seu negócio conquistar cada vez mais clientes que confiem nos serviços ou produtos de sua empresa.

Uma coisa é certa: para dominar bem as estratégias dos competidores, é fundamental conhecer bem seu mercado, e como você sai a frente? tomando para você os conhecimentos disponíveis que vão ajudar seu negócio.

E uma das formas de conseguir esse conhecimento é por meio de análises de dados. e lembre-se quando abordo análise de dados, estou me referindo em examinar toda informação que você detém para criar soluções inteligentes de negócios.

WebPeak: todas as ferramentas de SEO em um único lugar

São muitas as funcionalidades da plataforma, e vamos detalhar mais durante o conteúdo. Mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito.

O que você irá usufruir:

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.


Vamos detalhar a seguir as principais ferramentas WebPeak, de acordo com suas categorias (divisão interna da WebPeak), para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for eficácia SEO.

Leia também: Você vai vender mais com a WebPeak

Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

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