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Já sabe como Otimizar Texto de Blog para SEO? Vem ver!

27/5/2019

Já sabe como Otimizar Texto de Blog para SEO? Vem ver!

Fazer pesquisas na internet já faz parte das nossas vidas, tudo que vamos realizar, comprar, cursar, cozinhar, a gente dá um Google. Por conta disso, cada dia mais nosso querido Google vem se adaptando para ficar o mais próximo da perspectiva humana possível.

Contudo, embora essa evolução tenha nos beneficiado significativamente, para que um conteúdo seja considerado relevante para os mecanismos de busca ele ainda precisa passar por avaliações exatas dentro do seu algoritmo.

Hoje, para que você consiga que seu conteúdo esteja em destaque é necessário também otimizar textos de blog para que alcance o público desejado. O crescimento de blogs pessoais e corporativos aumentaram muito nos últimos anos, isso também significa um número maior de concorrentes. O que você tem feito de diferente?

Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas de como otimizar textos de blog, e é claro que não é a receita do sucesso, pois para que seu blog tenha destaque é preciso trabalhar em diversos pontos, inclusive divulgação. Porém, esse artigo irá ajudá-lo a melhorar a otimizar textos de blog e melhorar consideravelmente as chances do Google te reconhecer.

Como otimizar textos de blog #1. Encontre a sua palavra-chave

como otimizar textos de blog para seo

Sabe as pesquisas que você realiza nos mecanismos de busca? Geralmente essas são consideradas as famosas keywords, e você precisa encontrar quais as palavras-chaves ideais para começar a otimizar o seu texto.

Através dessas palavras que os usuários chegarão a sua página, por isso é necessário estudar com cuidado o que utilizar.  Agora, se você possui alguma dificuldade em encontrar a keyword perfeita, o próximo tópico é especialmente para você.

Como escolher a palavra-chave ideal?

Cada profissional de SEO tem uma forma de mensurar qual a  palavra-chave ideal para conseguir os resultados desejados. Atualmente podemos contar com alguns pontos para ajudar nessa etapa que muitas vezes parece tão difícil.

São elas:

  • Volume de busca;
  • Dificuldade de rankeamento;
  • Etapa do funil que essa palavra-chave representa;
  • Posicionamento atual do meu site para a palavra-chave;

Keyword com alto volume de busca

Se você está em busca de mais visitantes para sua página, então é bom começar a investir em palavras de alto volume de busca. De nada adianta apostar em uma palavra-chave que não é procurada com tanta frequência diariamente.

Dificuldade de rankeamento

Mesmo tendo boas práticas em SEO, resultados demandam tempo. Se você escolher uma palavra-chave muito disputada provavelmente vai ter que se esforçar bem mais para fazer seu artigo se destacar.

Considere as etapas do funil

Se você ainda fica na dúvida em como usar as palavras-chaves em cada etapa do seu blog, o ideal é pensar nas keywords ideais para cada uma delas de forma lógica e eficaz.

Para te auxiliar nesse ponto específico, vamos dar algumas dicas para essas etapas.

  • Palavra-chave topo de funil: procure sempre utilizar keywords “como perder peso com saúde”. Essa é a parte em que o usuário pode mostrar interesse por determinado assunto.
  • Palavra-chave meio de funil: utilize caudas longas como: “tipos de exercícios para fazer em casa”.  Aqui você vai começar a se aprofundar no assunto.
  • Palavra-chave fundo de funil: “aulas disponíveis da academia X”. Esse é o ponto em que você finaliza e aponta o caminho final de compra para o cliente.

Como otimizar textos de blog #2. Otimização de Tags

É possível encontrar algumas tags presentes em páginas do site que precisam ser levadas em consideração na hora de otimizar texto de blog. Essas tags fazem toda diferença, são elas:

  1. Meta title tag;
  2. Meta description tag;
  3. Heading tag;

A escolha antecipada da palavra-chave foco do artigo é essencial para a otimização dessas tags.

Como otimizar textos de blog #3. Linkagem Interna

Quanto mais tempo um usuário passa navegando entre as páginas do seu site, mais aparece como relevante para o Google. Muito relacionado com a Bounce Rate, geralmente o tempo que uma pessoa permanece no site pode significar uma boa experiência do usuário.

Sendo assim, é preciso inserir alguns links internos no seu artigo apontando para outros de seus artigos relacionados, pois dessa forma irá incentivar essa prática. Para ficar ainda melhor, a linkagem interna também facilita ao Google a navegação pelo seu site, que navega por links.

Como otimizar textos de blog #4. Imagens

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que não existem garantias de que ter imagem em uma página é um ponto positivo para o Google. Contudo, quando vamos analisar o impacto dessas imagens no posicionamento, um argumento já pode ser válido: ter uma imagem no artigo deixa o texto mais fluido e às vezes pode reter aquele usuário mais difícil de conquistar, que em outra circunstância possivelmente abandonaria a página, inflando o Bounce Rate da URL.

Outro ponto positivo é que as imagens que constam no artigo dão mais uma oportunidade de usar a palavra-chave escolhida (texto alt, nome da imagem etc).

Como otimizar textos de blog #5. Tamanho do Texto

como otimizar textos de blog para seo

Existem muitas controvérsias sobre o tamanho ideal do texto. O que muitas pessoas ainda não sabem é que, como muitas outras “boas práticas” de SEO, não há nenhuma prova de que seja realmente relevante um número específico de palavras.

De qualquer forma, quando observamos de certa perspectiva, isso pode acabar fazendo muito sentido, afinal um texto que possui muitas palavras tende a:

  • Abordar o tema de forma completa e assim satisfazer o usuário;
  • Usar muitas vezes a palavra-chave foco do artigo.

Contudo, a dica principal para esse ponto é sempre abordar os temas dentro dos artigos de forma bastante completa. Em outras palavras, se o conteúdo já está completo, mas tamanho que ele ficou foi de menos de mil palavras, não faz sentido “encher linguiça” para que ele fique extenso, pois a tendência é ele ficar massante.

Gostou das dicas para otimizar textos de blog? Já pode começar a pôr em prática na sua página para melhorar seu posicionamento.

Para mais textos como este, basta continuar acompanhando o blog.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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