NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Links Nofollow e Dofollow e como eles vão te ajudar no SEO do seu site!

21/6/2019

Links Nofollow e Dofollow e como eles vão te ajudar no SEO do seu site!

Links dofollow, SEO

Neste conteúdo vamos falar de um elemento central para a relevância do site na internet, assim como seu posicionamento nos resultados dos buscadores: links.

Entretanto, quando o assunto é SEO não basta receber ou fazer qualquer link, é fundamental entender como o Google interpreta os links Nofollow e Dofollow, se vale a pena receber muitos links ou poucos.

E é justamente sobre isso que vamos apresentar!

Leia também: Tem um novo conteúdo? Saiba como ranquear muito mais rápido

Qual a importância de um link?

A palavra link, ao pé da letra alinhado ao dicionário da internet, significa algo como ligar, relacionar. É através dos relacionamentos que descobrimos mais sobre as pessoas e também sobre os sites, não é mesmo?

Se você possui o whatsapp do Joseph Safra e toma café junto a ele com frequência, logo é possível concluir que você é uma pessoa que possui relacionamento com pessoas influentes e que provavelmente você é influente também em determinado nicho do mercado.

Um processo parecido ocorre com os sites na internet. Buscadores como o Google avaliam o seu site pelos relacionamentos que ele possui e posicionam melhor sites com bons relacionamentos. Por isso toda a analogia acima sobre seu relacionamento com um dos homens mais ricos do Brasil, cuja família possui muito capital acumulado.

Nesse sentido, o conteúdo do seu site, o layout, uma página rápida para carregar, o valor social e demais fatores também são determinantes, sendo fundamentais, para a relevância do seu site na internet. E é justamente por isso que os links sempre serão uma evidência da qualidade do relacionamento do seu site com os demais sites na internet.

SEO: qualidade vale mais que quantidade de links

Links nofollow, SEO

Já demos a introdução da importância dos links. Porém, mais importante que a quantidade de links é a qualidade dos links que você recebe. Como você já sabe, o Google é bastante criterioso, e a qualidade dos links é o que o algoritmo do Google avalia.

Sabemos que o Google consegue identificar através da qualidade dos links a relevância do seu site para a internet, esse é um ponto que diversas pessoas que se interessam por SEO ainda não compreenderam.

O que queremos dizer é que não adianta mais você ficar utilizando Robôs para cadastrar o seu site em centenas de Fóruns por dia, pensando que assim seu site vai ficar em uma boa posição.

Vamos supor que seu site receba links de um site com PageRank 5, quer dizer que o seu site não é um site qualquer comum em meio a tantos, e sim um site influente e relevante, e podemos dizer que é melhor do que um site com 100 links de sites com PageRank 0.

Vamos seguir com algumas definições importantes para este conteúdo.

Não deixe de ler: O que é black SEO

O que é Link Juice

Uma definição sintetizada é que o Link Juice é o valor da Autoridade do domínio/página que é transferida para o seu site, e funciona como uma indicação essencial, uma espécie de Carta de Recomendação, que você recebe para apresentar em uma entrevista de emprego. Dessa forma, quanto mais alto o PageRank do site que é linkado, melhor o Link Juice.

Importante: não é somente PageRank, vale muito se atentar ao campo semântico do site, os assuntos dos conteúdos publicados no site que linka e no seu site.

Exemplo: suponhamos que você tenha um blog que fala sobre moda e recebe dois links, um da Revista Vogue (PageRank 5) e um da Magazine Luiza (PageRank 5), nesse caso o Link Juice da Revista Vogue é melhor que o da Magalu, isso porque a Revista Vogue (sobre Moda) tem o mesmo campo semântico que o seu blog, mesmo que os dois sites terem o mesmo PageRank.

No comecinho da internet todos os links transmitiam Link Juice, mas com o avanço da internet e das possibilidades de interação dos usuários foi necessário criar mecanismos para diferenciar links que transmitem Link Juice daqueles que não são capazes de transmitir.

O que é link Nofollow?

Link nofollow é ideal para se proteger contra a criação de relacionamento com qualquer tipo de site, sobretudo sites de baixa qualidade, os grandes portais utilizam a tag nofollow, um código HTML que informa ao robô do Google justamente que aquele link não transmite Link Juice para o outro site.

O Wikipedia é um exemplo de site onde qualquer pessoa pode criar links e tem um excelente PageRank, além de falar sobre diversos outros assuntos. É por isso que todos os links têm nofollow, mesmo que esses sejam destinados para sites relevantes como o Google. A grande vantagem de possuir um link na Wikipédia é que pode gerar tráfego para o seu site.

O modo mais fácil de identificar se os links tem nofollow está em instalar um plugin no seu navegador que aponte quando é nofollow.

Leia mais: Tutorial SEO épico: tudo que ainda não te contaram

O que é link Dofollow?

Qualquer link que não possua a tag rel=”nofollow” é um dos links dofollow, ou seja, trata-se de um link que transmite Link Juice para o seu site.

Diante disso, ao pensar em estratégias de Link Building é fundamental que os links para o seu site sejam dofollow.

O quão seu site é relevante na internet aumenta com os links dofollow que você recebe.

Tenha foco também nos links que você coloca no seu site apontando para outros sites. Ao criar um link você está criando um relacionamento com um outro site, e disso vale voltar à analogia sobre as relações que você possui em sua vida cotidiano, então se você cria links para sites, sites pouco relevantes com conteúdo de pouca qualidade, isso faz com que a relevância do seu próprio site diminua. Fique atento.

Links dofollow, SEO

Outra dica que damos é que super interessante ter plugins para que os links de comentários no blog ou Fórum tenham nofollow de modo automático, pois você evita a criação de links para sites ruins do mesmo modo que a Wikipédia realiza.

Que tal ter links em seus textos para páginas relevantes para as pessoas que estão lendo aquele conteúdo, um site que fornece bom conteúdo e também bons links para os usuários é certamente um bom site para o Google, deixando os algoritmos reconhecê-lo como tal.

Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak