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Links Patrocinados e Busca Orgânica: Qual a diferença?

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Links Patrocinados e Busca Orgânica: Qual a diferença?
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
8/2/2024

Nos dias de hoje que a internet está presente em todos os momentos da vida, é praticamente impossível encontrar alguém atualmente que nunca tenha utilizado o Google para buscar informações sobre alguma receita, serviço ou produto, entre outros. Essa realidade acabou impactando profundamente o processo de decisão de compra dos usuários.

Agora, antes de contratar algum tipo de serviço ou adquirir um produto, o consumidor tem à disposição informações sobre diversas marcas e empresas. Ou seja, o processo de decisão de compra passou a contar com uma maior autonomia do consumidor para escolher a melhor opção do mercado sem precisar se deslocar até uma loja física ou contatar um representante.

Justamente por influenciar tanto a decisão do consumidor, o Google se tornou uma plataforma indispensável para as marcas que anunciam na internet. Para atingir o público certo na hora certa - quando ele já identificou a necessidade de obter o produto e está procurando por ele - o Google é a forma mais direta.

Existem duas formas de se destacar no Google:

como anúncio pago ou subindo organicamente através da otimização do site da marca. Para compreendermos melhor qual a diferença entre link patrocinado e busca orgânica, devemos entender melhor o que é cada um.

O que são Links Patrocinados?

Os links patrocinados são anúncios pagos para buscadores (Google, Bing, Yahoo!, etc) e mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc), com o objetivo gerar maior número de conversões, trabalhando estratégias e conteúdos relevantes para o usuário que está buscando com intuito de chamar atenção dos possíveis consumidores.

O link patrocinado do Google funciona como um leilão de termos onde você dá um lance por palavra-chave, e paga a cada clique que seu anuncio recebe. Os Links Patrocinados são um tipo de publicidade online para quem busca anunciar seu produto ou serviço através de um link apresentado para o usuário.

Isso possibilita a realização de alguma ação na página de destino, como por exemplo: uma compra, o preenchimento de um formulário, a visualização de um vídeo, download de um ebook, uma ligação, entre outros. Veja que tudo depende dos seus objetivos de marketing na internet.

Um site bem elaborado, intuitivo e responsivo (que se adapta a qualquer dispositivo: desktop, tablet e smartphone) é muito importante para que o cliente se sinta confortável e seguro em finalizar a compra. Se o site não for amigável e fácil de utilizar, você pode estar jogando seu dinheiro fora, já que o cliente gera o custo por clique, mas não finaliza a compra.

É uma boa maneira de atrair visitantes, pois através deles você será destacado quando o termo referente ao seu negócio for buscado. Uma das ferramentas mais usadas de links patrocinados, na atualidade, é o Google Adwords, o número de usuários desse buscador cresce a cada dia (cerca de 15% das buscas diárias são inéditas).  A possibilidade de colocar um anúncio no Google, desperta o interesse de milhares de pessoas e empresas que querem divulgar seus produtos e serviços na internet.

Pra que servem Links Patrocinados do Google?

Os anúncios no Google são uma oferta, sua ou da sua empresa, para o usuário. Eles funcionam como uma porta de entrada para seu site.

Através dos anúncios em links patrocinados do Google você oferece um produto ou serviço direto para seu consumidor. Você pode segmentar esses anúncios e alcançar diversos públicos diferentes. Você segmenta o seu público por meio da compra de palavras-chave.

Para anunciar em links patrocinados é fundamental conhecer bem o público-alvo que se pretende atingir e entender de que maneira esse público pesquisa pelo produto ou serviço, dessa forma é possível criar anúncios mais eficientes.

Vantagens de investir em links patrocinados:

O resultado é imediato. Logo após a criação da campanha o site aparece entre os anunciantes e começa a receber cliques.

É possível estabelecer o início e o término de uma campanha, ideal para campanhas temporárias e sazonais. Na busca orgânica os resultados são lentos e não há o menor controle sobre quando irão aparecer ou desaparecer.

Palavras-chave concorridas, que são difíceis de ranquear na busca orgânica, podem ser compradas facilmente nos links patrocinados, porém a um custo maior.

É possível ranquear seu site ou empresa para palavras com erro de digitação. Se a empresa tem um nome estrangeiro, por exemplo, é possível comprar palavras-chave que sejam os erros mais comuns de escrita para este nome. Como a busca orgânica depende de conteúdo, fica difícil acrescentar em seu conteúdo palavras com erro para fazer o ranqueamento.

Desvantagens dos links patrocinados:

Quando comparado a busca orgânica, os links patrocinados tem como desvantagem o custo, já que é preciso pagar um valor por clique. Os links patrocinados recebem volume menor de cliques ficando entre 30% e 40%.

E como funcionam os resultados de anúncios?

Os anúncios pagos são utilizados para garantir uma visibilidade maior nos resultados de busca. A ferramenta de anúncios permite escolher em quais tipos de busca aparecer, em quais horários, locais e o exato conteúdo a ser exibido. Os anúncios aparecem no topo dos resultados, acima até mesmo dos orgânicos. Todas as impressões, os cliques e o valor gasto são monitorados pelo anunciante no Google AdWords, o que permite maior controle e constante otimização.

O que é busca orgânica?

A busca orgânica ou pesquisa orgânica consiste em pesquisas realizadas por usuários em motores de busca, como Google, Bing e Yahoo! em que os resultados não são pagos.

A ordem em que os resultados orgânicos são posicionados é definida pelos algoritmos das search engines, que realizam uma varredura nos sites e definem quais são os mais relevantes para cada pesquisa. O SEO, ou Search Engine Optimization, trabalha com estratégias e técnicas para melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica.

É na busca orgânica que a maioria dos usuários busca informações, por isso é importante que as empresas e sites sejam encontrados para palavras-chave relacionadas a eles.

Em oposição à busca orgânica estão os links patrocinados, que como o próprio nome sugere são anúncios pagos e que aparecem na maioria das páginas de resultados (SERP).

Importância da Busca Orgânica

Na busca orgânica as pessoas costumam encontrar a maioria das informações não-comerciais, como entretenimento, hobbies, esportes, educação e até mesmo têm utilizado muito o Google para assuntos relacionados à saúde e auto-medicação, o que a OMS considera alarmante.

-  A busca orgânica recebe de 60% a 80% dos cliques.

O fato é que as pessoas têm uma relação de muita confiança com a busca orgânica de motores de busca como Bing e Google, pois sempre encontram a informação desejada. Criou-se uma relação de confiança com a busca orgânica e por isso é muito importante que as empresas sejam encontradas para palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

O SEO para Busca orgânica é uma prática de posicionamento de um site ou blog na primeira página das buscas de forma natural e orgânica que pode levar um tempo, mas é essencial e duradouro. Já os Links Patrocinados, como o Google Ads, por exemplo, promove um resultado mais rápido na quantidade de visitas e possíveis conversões em vendas, mas depende do recurso financeiro que terá disponível para manter a estratégia.

Segundo estudos, 73% dos usuários preferem clicar num resultado de busca orgânica do que em links patrocinados, porque acreditam que a busca natural é mais confiável. Além disso, segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa no primeiro lugar do Google na busca orgânica é a empresa líder daquele segmento. Há dados que demonstram que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, direta ou indiretamente, pelo Google.

Vantagens de investir em busca orgânica

Tenha um volume maior de tráfego em seu site. Segundo estudos, os resultados apresentados na busca orgânica recebem cerca de 60% a 70% dos cliques, pois o usuário tende a confiar mais em quem conquistou a posição de maneira gratuita.

Os primeiros colocados nesta busca recebem quantidade de cliques muito superior aos que estão em posições menos privilegiadas.

Não é necessário pagar pelos cliques em seu link.

Desvantagens do investimento em busca orgânica:

Resultados surgem a médio e longo prazo.

Para palavras-chave muito concorridas torna-se praticamente impossível o ranqueamento nas primeiras posições apenas com SEO On Page.

Consiste em uma queda de braço com concorrentes que podem estar fazendo o mesmo trabalho.

Como um site aparece na busca orgânica?

Se um site é totalmente acessível para o Google, possui bom conteúdo e boa popularidade na internet, ele poderá aparecer naturalmente nos resultados orgânicos.

Para preparar o site e aumentar seu potencial para aparecer mais vezes nos resultados de busca orgânica, profissionais de Marketing Digital aplicam técnicas de SEO (Search Engine Optimization) como uma forma de estratégia. Mas desse modo não há controle sobre quais páginas irão aparecer e nem como o resultado será exibido nas buscas. Tudo fica a critério do próprio Google.

O resultado da otimização de site é consequência de bons trabalhos na estruturação, arquitetura de informação, usabilidade, técnicas de programação do site, redação de conteúdo e link building (links externos de outros sites para seu site).

É preciso levar em consideração o comportamento de busca do usuário. Quando faz uma pesquisa no Google, o usuário espera uma resposta direta e objetiva. Por isso o sucesso dos anúncios no AdWords está ligado à relevância dos anúncios para a busca realizada. Anunciar um tênis para quem pesquisa por perfume não faz nenhum sentido, por isso é importante ter uma estratégia bem definida do que anunciar e como anunciar.

Também é importante salientar que grande parte dos usuários considera os primeiros resultados do Google como os melhores para sua busca  e dão mais credibilidade a eles. Estar entre os primeiros junto a grandes concorrentes pode atrair o potencial cliente.

O SEO é um trabalho constante porque o posicionamento alcançado pode despencar de acordo com mudança nos algoritmos do Google. Essas mudanças são necessárias para aprimoramento do sistema de busca que visa trazer resultados cada vez mais relevantes aos usuários.

Busca Orgânica ou Links Patrocinados?

Depois que os sites de busca provaram sua importância para os resultados das empresas na internet, uma disputa toma conta de quase todos os debates entre profissionais do Marketing Digital. Qual estratégia faz com que um determinado site ganhe uma posição de destaque no seu segmento de mercado? Compare as diferenças de cada forma de planejamento e escolha a melhor opção para o seu negócio.

O SEO é um trabalho constante porque acontecem diversas mudanças nos algoritmos do Google que interferem diretamente no posicionamento das páginas, e tais mudanças são necessárias para aprimoramento do sistema de busca que visa trazer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. O trabalho de SEO contempla uma das melhores estratégias para mostrar ao Google que o site é relevante. Atualmente existem mais de duas mil regras para deixar um site dentro dos parâmetros do Google, e a função do SEO é aplicar essas regras para que seu site fique bem posicionado.

Saiba que 90% das pesquisas realizadas na Internet são feitas pelo Google e o buscador receber mais de cinco mil pesquisas por segundo. Usando a estratégia certa, é possível ter uma boa posição nas pesquisas. O trabalho de SEO gera relevância e melhora a credibilidade para o site, por isso ficar bem posicionado é tão importante para qualquer empresa. Seguindo as regras do Google, seu site será sempre bem posicionado, dando mais credibilidade e tornando sua empresa uma referência no mercado.

Por se tratar de um trabalho delicado, a contratação de uma empresa especializada em SEO é muito importante para cuidar das estratégias de posicionamento, otimização de páginas, correção de erros internos, mostrando para o Google a melhor qualidade das páginas e consequentemente, a melhor relevância do seu site.

É preciso analisar as estratégias e objetivos da empresa, para definir quanto tempo e dinheiro dedicar a um, ao outro, e até mesmo aos dois.

O investimento em SEO é mais vantajoso e com retorno maior comparado à Links Patrocinados.

SEO e Links Patrocinados são estratégias diferentes e tudo depende da sua necessidade, tempo e orçamento. É aconselhável .investir nas duas estratégias, para começar a ter lucros imediatos e também construir um resultado duradouro que não dependa de aumentar os investimentos a cada prazo.

Continue nos acompanhando e ate próxima! 

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Helder Santos

Marketing Manager