Live Facebook: como fazer e gerar mais oportunidades para sua marca

8/6/2018

Live Facebook: como fazer e gerar mais oportunidades para sua marca

Live Facebook nada mais é que um recurso cada vez mais explorado pelas páginas no Facebook, e tem sido importante até mesmo para transmissão ao vivo de notícias de veículos como a TV. Você provavelmente já viu alguma notícia no G1 ao vivo, por exemplo, não é mesmo?

O formato live possui muitas vantagens, além de ser um modo de se aproximar do seu seguidor, através da transmissão ao vivo você consegue acompanhar comentários em tempo real, e respondê-los na mesma frequência, dessa forma você cria intimidade com o público do seu negócio. Por outro lado, o engajamento com sua página é outra vantagem, pois o Facebook valoriza cada vez mais o formato de vídeos no feed de notícias, isso resulta no engajamento seja muito maior.

Atualmente, o público valoriza, e muito, empresas mais abertas ao diálogo. Interação via este recurso garante que você mostre os bastidores de sua empresa, as pessoas que estão por trás dos conteúdos impulsionados por seu negócio,  os especialistas da sua empresa aparecem. É uma excelente oportunidade de agir de modo descontraído e mostrar um lado mais humano de seu negócio.

Vamos abordar neste conteúdo como fazer uma live Facebook e aliar suas estratégias de marketing digital com o recurso.

Vamos lá! :)

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Live Facebook, como fazer

Iniciar a live

O passo número 1 é você entrar na sua página do Facebook, seja pelo computador ou pelo celular,caso você vá fazer pela câmera do celular, e acessar a área de compartilhamento de status, selecionando a opção “Iniciar um vídeo ao vivo”. É muito intuitivo e simples, como apresentado na imagem abaixo.

Obs: prints via laptop.

Ajustes de transmissão

O próximo passo é que você deve visualizar a tela do Facebook Live que você vai configurar a descrição e fazer a publicação da sua live. Dessa forma, é só clicar em “Iniciar transmissão ao vivo” para começar. Este ajuste é fundamental.

Oportunidades para seu negócio através da live Facebook

Compreender que existem oportunidades nas redes sociais é o primeiro passo para seu sucesso. O Facebook é a rede social querida dos usuários, em um único ambiente digital é possível visualizar e compartilhar assuntos diversos, fotos, textos e vídeos. Sem contar a diversidade de opções que esta rede social disponibiliza para que o usuário se sinta “em casa” em suas publicações.

A quantidade de usuários que utilizam o Facebook permeia um número significativo para mercado, em 2017 o Facebook alcançou 2 bilhões de perfis, e isso torna a plataforma um ótimo canal de vendas. Se ainda tem alguma resistência quanto a investir no Facebook como um dos meios de divulgação da sua marca, chegou a hora de superar. Existem boas práticas a serem seguidas para seus planos darem certo.

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1º boa prática live Facebook: Adicione um CTA

É essencial utilizar a sua transmissão para além da visibilidade na sua página e mais engajamento dos seus seguidores,utilize para atingir o seu objetivo estratégico na sua página.Se você almeja gerar conversões nos seus conteúdos,  por exemplo, disponibilize o link de algum material gratuito relacionado ao tema da live para facilitar a conversão do usuário. Se o seu objetivo é comercializar algum produto no seu site, disponibilize esse link para facilitar a compra.

Adicione o link na descrição do live, ou seja, na legenda, ou nos comentários. O fundamental é aproveitar o momento ao vivo para recomendar ao seu telespectador que clique no link que você disponibilizou para efetuar a ação de conversão ou compra.

2º boa prática live Facebook: Tenha consistência

Ao criar uma agenda e um compromisso é muito mais fácil manter a sua frequência de lives, como também garantir a presença do seu telespectador. Envolva as lives na sua estratégia de marketing e impulsione transmissões com frequência.

3º boa prática live Facebook: Equipamentos profissionais NÃO são necessários

Você não precisa estar munido de todos os melhores equipamentos do mercado para fazer uma live. Mas é importante ter em mente que algumas coisas são essenciais para garantir o sucesso da sua transmissão ao vivo:

1 Câmera: se sua transmissão será via smartphone, certamente você irá a câmera do celular. Você também pode fazer lives via laptop com a câmera presente no equipamento;

1 Microfone: este fator é muito importante para sua live ficar audível e seus seguidores conseguirem escutar o que você tem a dizer. Lembrando que a interação com seu público é direta através desse recurso. Utilizar um microfone, que pode ser um de lapela, de mesa ou até mesmo o microfone que já vem embutido no seu fone de ouvido é fundamental;

Boa iluminação: caso você não tenha luzes artificiais, aproveite a iluminação natural do dia, lembrando que você sempre deve ficar de frente para a iluminação, pois ela nunca deve estar atrás de você, janelas nunca são bem vindas neste aspecto.

Boa internet: é extremamente importante que a internet esteja boa e sem instabilidades, diante disso, uma internet estável é essencial, caso não tenha, os riscos de travar no meio da transmissão ou a imagem não ficar boa são muito altas. Se atente a esse ponto.

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4º boa prática live Facebook: Acompanhe seus resultados

Quando você termina uma transmissão ao vivo, existem algumas métricas que são importantes de serem analisadas para otimizar e melhorar cada vez mais a sua live.

O Facebook já possui uma ferramenta de análise muito boa para vídeos, e no lugar você consegue extrair todos os dados que precisa, além disso, visualizar, por exemplo, qual foi o pico de telespectadores que a sua transmissão ao vivo teve e o momento da live que isso aconteceu. Dessa forma, você consegue calcular a média de tempo que demora para atingir um número maior de telespectadores e deixar as informações mais importantes das próximas lives reservadas para esse momento, isso significa melhorar cada vez mais sua atuação, prestando atenção em todos os pontos para melhorar.

Por outro lado, você pode descobrir qual foi o tempo médio que as pessoas ficaram assistindo sua transmissão para então calcular qual será o tempo de duração ideal para as próximas edições, e assim não acabar fazendo uma transmissão muito curta ou muito longa e cansativo.

Este recurso também torna possível o acesso a informações do público que assistiu sua live, assim como o número de pessoas alcançadas, quantos visualizadores únicos, quantos engajaram com a publicação, quais foram as reações, o sexo e a faixa etária do principal público e as principais localizações em que eles estavam. São métricas muito importantes para seu negócio alcançar o sucesso.  Use as redes sociais a seu favor!

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Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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