Loja Virtual como Funciona? Entenda tudo sobre!

6/11/2018

Loja Virtual como Funciona? Entenda tudo sobre!

Ter uma loja virtual é um sonho e uma oportunidade para muitas pessoas que desejam ter seu próprio negócio. O custo para ter uma loja virtual é relativamente menor se comparado a uma loja física, outras vantagens de se ter uma loja virtual é o espaço e o tempo, que são de fato relativos.

A loja virtual pode funcionar em um período de 24h, ou seja, o dia todo, sete vezes por semana, a loja não fecha e pode ser acessada de qualquer lugar a partir de um smartphone ou computador. Ter uma loja virtual é, sem dúvida a preferência de novos e antigos empreendedores.

Conheças as Vantagens e Desvantagens da Internet.

Uma loja virtual, na bem da verdade, só é virtual para o comprador, que pode com cliques comprar um produto e esperar ele chegar aonde desejar. Mas do outro lado do site, há um lugar que armazena os produtos, há pessoas trabalhando para gerenciar a loja e também há um transporte que irá levar esse produto até o local.

A loja virtual é uma revolução no mercado do comércio pois garante facilidade ao cliente e ao mesmo tempo reduz custos ao empreendedor, além de facilidades de poder estar online o tempo todo.

Quer saber mais a fundo como funciona uma loja virtual? Continue acompanhando esse post e assim obtenha boas dicas para o seu novo empreendimento. ✌

Loja virtual, como funciona?

Em uma loja virtual a duas partes, basicamente falando, que compõem a loja, a primeira, chamada de front-end, é a parte do site visível para o cliente, é a loja virtual, através dela o consumidor visualiza os produtos e fará a compra desejada.

A segunda parte, chamada de back-end, é a parte administrativa do site, onde o empreendedor acompanha todo o processo de compra do cliente, conseguindo fazer a manutenção de seu site e a realização de ações das métricas necessárias.

O cliente navega pela loja, como em qualquer outro site, e através do site que é intuitivo é feita a compra, como em uma loja física, o consumidor escolhe o produto, adiciona ao carrinho de compras e vai até o caixa pagar da forma que desejar. O grande diferencial é que na loja virtual, esse procedimento é feito através de cliques, não é preciso ir até um lugar (físico) para adquirir o que deseja. 🛍️

Já o lojista, tem a função de acompanhar o processo desde o início, começando pelo pedido do cliente, confirmação do pagamento e logo após preparar o produto para ser enviado antes do prazo estipulado. Para lojistas é fundamental não esquecer das ações de relacionamento com o cliente mesmo após a venda, é uma forma de fidelizar clientes e mostrar novidades da sua loja.

loja virtual como funciona

Com funciona a Administração de uma Loja Virtual

A administração de uma loja virtual, para quem está iniciando agora, é mais comum que seja o proprietário o responsável por praticamente todos os serviços. Já grandes lojas virtuais, que possuem marcas reconhecidas no mercado, costumam contratar gestores especializados para cada área, como vendas, marketing e logística.

Cuidar de uma loja sozinho ou com poucos ajudantes pode ser trabalhoso, mas com a ajuda de algumas ferramentas, esse serviço pode ser mais fácil.

Grandes empresas têm a opção da contratação de programadores, web designer e outros profissionais do ramo, mas isso requer um investimento maior, para a criação de sistemas únicos. Para pequenos empreendedores que estão em busca de montar uma loja virtual, há plataformas especializadas nas criações de lojas virtuais, o que vem facilitando a vida de muitos.

Com o uso de plataformas de ecommerce o processo pode ser amenizado e icar mais fácil para o pequeno empreendedor.

Com funciona a Montagem de uma Loja Virtual

A criação de uma loja virtual, se torna fácil com a ajuda de empresas que prestam esse tipo de serviço e são especializadas nesse ramo. Para a criação é necessário a escolha de uma plataforma, mas já adianto, é bem intuitivo e prático o processo, em pouquíssimo tempo uma loja virtual já está pronta.

Antes de escolher a plataforma é necessário ter um certo cuidado e analisar se o que ela oferece é bom para optar pelo serviço, algumas coisas que essa plataforma deve ter são:

  • Gateways de pagamentos confiáveis, como por exemplo: PagSeguro, BCash, PayPal, Mercado Pago e Moip;
  • Integração automática com ferramentas de logística, como o site dos correios, para calcular fretes e prazos;
  • Ferramentas que facilitam a divulgação;
  • Verificar se ela oferece suporte técnico e a permissão de uma boa gestão geral da loja;
  • Design que permite customização de acordo com a sua marca, além de ser responsivo (otimizado para celulares);
loja virtual como funciona

Plataforma de Loja Virtual

A escolha da plataforma, além de dever cumprir os requisitos acima, é preciso que ela lhe passe confiança, por isso pesquise sobre tal, verifique o site de clientes, confira design, a navegação e tudo o que desejar.

Não precisa ficar procurando, Selecionamos as Melhores Plataformas para E-commerce

Escolha uma plataforma que se encaixe nos perfis do que você deseja oferecer e que entreguem a melhor experiência ao cliente e também ao empreendedor.

O custo de usar uma plataforma para o desenvolvimento de uma loja virtual é menor do que investir em uma plataforma própria, que requer maior investimento e ajuda de outros profissionais.

As plataformas são indicadas a iniciantes, focando mais nas vendas do que nas partes técnicas.

Algumas plataformas indicadas são: Xtech Commerce, Wix e Loja Integrada. Todas as plataformas são bastante intuitivas e facilitadoras para o empreendedor, principalmente para aqueles que estão começando.

Independente do que você deseja vender, agora que você sabe como funciona uma loja virtual, você pode começar a se planejar e começar a empreender mais rápido do que você imagina. Ter uma loja virtual, é ter mais chance de vendas, de forma mais fácil ao cliente e agora que você já entendeu, pode ser mais simples para você também.

O mercado digital tende a crescer, ao passar dos anos, cada vez mais, por isso o comércio digital tem sido a oportunidade de ouro para vários empreendedores, vale a pena apostar.

Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😃

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família, amante de tecnologia e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak