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Maiores tendências 2019 de Marketing Digital

14/3/2019

Maiores tendências 2019 de Marketing Digital

Quer alavancar sua estratégia online? Desenvolvemos este conteúdo com as 8 maiores tendências de marketing digital para você aplicar em seu negócio.

Passado o Carnaval, há quem diga que agora o ano de fato começou. 2019 promete e muito uma quantidade significativa de mudanças no modo como nos comunicamos com o público consumidor.

Dica: quem não conseguir se adequar às novas tendências de marketing digital, pode muito bem colocar a sua estratégia em risco. Por isso, esteja atento às novidades de sua área.

Da mesma forma que novas tecnologias surgem, o consumidor fica cada vez mais exigente, e nós necessitamos ser mais criativos para estabelecer uma linha de comunicação com ele. Diante disso, vamos ao que interessa! Conheça agora as maiores tendências 2019 de Marketing Digital!

Separamos para você: 15 eventos imperdíveis de Marketing Digital em 2019

Marketing Digital: Tendências 2019 que você precisa conhecer

Gestão de marca com autenticidade e participação dos usuários

tendencais de marketing digital

O consumidor estará no centro de todas as ações de marketing digital em 2019 e nos anos que seguirão. Esta questão irá incluir, sem dúvidas, a gestão de marca das empresas.

O branding é um nicho do marketing cujo objetivo é construir uma impressão positiva da marca de uma empresa que está inserida na opinião pública. Neste ano, a palavra-chave que deverá estar no norte de todas as ações de branding é “autenticidade”.

O público naturalmente já é desconfiado da publicidade e busca. E nisso, cada vez mais empresas, que são conhecidas por serem autênticas, estão ganhando espaço.

De acordo com pesquisa, para 86% dos consumidores a autenticidade é um dos fatores mais importantes para decidir se irão apoiar ou não uma marca.

Os benefícios de se tornar uma marca que é vista de forma positiva pelo público são muitos, um deles está em torno do aumento das vendas.

De acordo com uma pesquisa da Marketing Tech News, 49% dos consumidores tendem a pagar mais para comprar de uma empresa que eles enxergam como positiva.

Não deixe de ler: Descubra a melhor ferramenta de SEO

O que isso significa?

A diferença entre um faturamento recorde ou uma crise pode estar em quão autêntica é a sua marca na visão do seu público-alvo.

Talvez o grande obstáculo esteja em como ter uma marca autêntica.

Para superar obstáculos, leia: Conheça o Inbound Commerce e comece a vender mais

Seguindo com os dados de pesquisas, pesquisas indicam que os consumidores possuem 3 vezes mais chances de considerar um conteúdo autêntico se ele for feito por uma pessoa do que por uma marca.Diante disso, as suas estratégias de branding precisam incluir o conteúdo criado por usuários.

Otimização para buscas por voz no seu site ou blog

tendencias de marketing digital

Cotidianamente, aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google.

E 1/3 delas, segundo também pesquisa, são realizadas por comando de voz, com principal destaque para os assistentes pessoais como Alexa e Bixby, com perspectiva de aumento para 50% em 2020.

O que isso significa?

Se o seu site não está otimizado para as pesquisas por voz, você está perdendo um enorme fluxo de usuários.As pesquisas de voz começaram a ficar realmente populares nos últimos anos, sobretudo com o avanço da tecnologia de reconhecimento de palavras do Google.

As pesquisas por voz ganharam o coração do público porque são mais simples e fáceis de usar, afinal, basta apertar um botão, dizer o que se quer e surgem os resultados.

Uma das características das buscas por voz é que elas oferecem somente alguns resultados para o usuário. É muito mais difícil de colocar o seu site nas buscas, mas a taxa de conversão é muito maior também. Ou seja, o trabalho vai valer a pena.

Diante dessa vantagem, é necessário direcionar esforços para otimizar o seu site para alcançar essas pessoas e nutrir sua estratégia de marketing digital com esse fluxo de usuários.

Conteúdos e estratégias para os micro-momentos

Os smartphones e a conexão sem interrupção com a internet alteraram de vez o comportamento do consumidor.

Uma das mudanças mais notáveis está em torno do modo micro-momentos, termo cunhado pelo Google.

O que são micro-momentos?

Micro-momentos tratam-se de situações extremamente específicas dentro da jornada de compra do consumidor, nas quais ele busca por informações na internet.

De acordo com o Google, existem 4 micro-momentos:

  • eu quero saber;
  • eu quero ir;
  • eu quero fazer;
  • eu quero comprar.

O Google também já apontou que cada pessoa passa em média por 150 micro-momentos durante o dia. É muita coisa.

O esperado 2019 é que os micro-momentos se intensifiquem, sobretudo em decisões de compras relativamente simples (como “o que jantar hoje” ou “o que comprar de presente de Dia das Mães”).

De acordo com o TecMundo, seguindo a perspectiva do mercado de smartphones e dispositivos móveis crescendo em 2019, mais gente deverá estar conectada nesse ciclo e os micro-momentos serão ainda mais importantes, as empresas que estiveram em sintonia com esse processo, propondo ações de marketing consistentes, terão ótimos resultados.

Para aproveitar essa tendência 2019, você precisa compreender quais micro-momentos podem ser saciados pela sua empresa e, então, elaborar estratégias de comunicação que alcancem as pessoas nessas situações.

Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais

As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que vão causar muito impacto nas estratégias de marketing em 2019.

No Facebook, uma mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Esse ponto diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas.

Qual a solução?

tendencias de marketing digital

Ela está em alterar sua estratégia de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumenta seu alcance orgânico no Facebook.

Por outro lado, o Instagram lançou recentemente o IGTV, que nesta altura você deve conhecer, trata-se de uma plataforma de vídeos interna.

A ideia é que os usuários (incluindo as empresas) postem vídeos com até 1 hora, em formato vertical, que ficarão armazenados por tempo ilimitado. O IGTV muda a estratégia de marketing no Instagram para as empresas, que agora ganham a possibilidade de fazer vídeos mais completos e duradouros para alcançar o público-alvo.

Não deixe de ler: Descubra como se tornar popular no Instagram

Conteúdos mais criativos, profundos e personalizados

O marketing de conteúdo também passa por mudanças e apresenta algumas tendências claras para 2019. O conteúdo de qualidade segue estabelecido como uma das maneiras mais eficientes para gerar leads e fechar negócios com o marketing digital. Nesse aspecto nada mudou.

A diferença de 2019 para os anos anteriores é que o consumidor começa a pedir por um material que seja mais aprofundado, mais completo.

Estão na zona de maiores interesses conteúdos especializados e focados, já que se provaram altamente eficazes nos últimos meses. A tendência é que os conteúdos reconheçam as particularidades de cada consumidor e ofereçam uma experiência completa, multicanal e personalizada.

Para entender as demandas específicas dos consumidores, devem ser feitas entrevistas e análises de dados. Investir em acompanhamentos de dados é essencial.

Com o mapeamento realizado, a estratégia precisa montar os pontos de ativação das dores dos clientes para então oferecer os conteúdos diferenciados personalizados para o público-alvo.

Lives em redes sociais e conteúdo em vídeo

tendencias de marketing digital

O uso de conteúdo em vídeo no marketing digital não é mais uma simples “tendência”, mas uma realidade fundamental para quem trabalha com internet.

72% das empresas que começaram a usar material em vídeo na sua estratégia de marketing digital registraram aumento nas suas taxas de conversão. Uma evolução dessa ferramenta são as lives em redes sociais ou em plataformas próprias, que garantem maior proximidade com o público.

As lives consistem em transmissões de vídeo ao vivo via ferramentas como o YouTube Live, Facebook Live, Instagram Live ou plataformas como o LiveStreaming, Twitch e outras. Que tal estruturar uma Webinar para interagir com seu público?

Nós da WebPeak estamos dando cada vez mais valor para os formatos em vídeos e os efeitos estão sendo destacados!

Elas são populares porque oferecem ao público um vislumbre dentro dos bastidores de uma empresa e quem não quer saber o que acontece nos bastidores?

Certamente esta tática causa curiosidade. Conteúdos que apresentam sua equipe, assim como os que causam curiosidades, são informativos e que trazem o público para mais perto são sempre bem vindos.

Dica: Aplicativos para vídeos - Crie sua Estratégia de Marketing do seu próprio celular

Utilização de chatbots no atendimento ao consumidor

tendencias de marketing digital

O avanço tecnológico afeta o futuro e as tendências de inúmeros nichos e com o marketing digital não é diferente. Os chatbots são robôs servem para interagir com o público de uma maneira que meros mortais (humanos) não conseguem.

Eles são muito mais rápidos e atendem os consumidores de maneira pessoal, alguns até com senso de humor e personalidades únicas. Os chatbots estão virando tendência por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet.

De acordo com pesquisas, o WhatsApp, possui tantos usuários como o YouTube e o Facebook, trocando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias. Os chatbots ajudam respondendo as mensagens dos consumidores e acumulando dados acerca deles.

Eles podem auxiliar os clientes a comprarem produtos online, reservar ingressos de cinema, esclarecer as dúvidas mais comuns e possui outras funções.

Dica final: a busca por voz deve aumentar ainda mais e chegar a 50% de todas as pesquisas no Google até 2020. Ficou espantado (a)?

Não deixe de aplicar as melhores tendências 2019 de marketing digital e esteja em sintonia com seu público e o desenvolvimento tecnológico.

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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