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Marketing de A a Z: Glossário de termos técnicos - Parte 3

Marketing de A a Z: Glossário de termos técnicos - Parte 3. Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Marketing de A a Z: Glossário de termos técnicos - Parte 3
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
8/2/2024

Estamos na reta final do nosso glossário de termos técnicos. Não perca a parte começa agora, então peguem seus moleskines e comecem a anotar!

KEYWORD 

É a palavra chave que serve para resumir o tema principal abordado em um texto. São duas principais métricas: short keywords (palavras-chave curtas) e long tail keywords (palavras-chave longas), escolhida de acordo com a coerência com seu projeto. É baseado no uso dessas palavras dentro do seu site de forma geral os principais mecanismos de busca classificam a sua página com relação às demais páginas na web que possuem o mesmo termo.

KEYWORD DENSITY

Indica a frequência com que a palavra-chave aparece em relação a todas as outras palavras em um site.  Por exemplo:  Numa página web de 100 palavras a palavra-chave "33AMD líder" aparece doze vezes, assim, a Densidade da Palavra-chave "33AMD líder" é 12%.

KEYWORD STUFFING

Basicamente quando a palavra chave tem uma alta frequência. O objetivo é criar uma alta densidade de palavras-chave e, portanto, uma classificação elevada nas páginas de resultados de buscas.  É um método que deve deixar de ser usado hoje, pois pode diminuir a relevância da sua página pelos mecanismos de busca.

KPI

Indicadores chave de performance (do inglês ) ou seja, os itens essencias que devem ser medidos para se avaliar o sucesso de uma ação. Por exemplo, se a sua estratégia de marketing de conteúdo foi pensada para a geração de leads, o número total de leads gerados é um KPI.

LANDING PAGE/ SITE

Em tradução livre, uma “página de aterrisagem” que tem como objetivo a captação e prospecção de clientes em potencial. Normalmente esses usuários são direcionados à landing sites através de anúncios, promoções ou por ferramentas de buscas. São páginas objetivas, com formulários ou botões CTA, sem direcionamento explícito para que não hajam distrações ( Saiba como utilizar essa estratégia para alavancar seu site aqui )

LATÊNCIA

Tempo que uma peça publicitária demora para aparecer em uma página.

LEAD

É qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

LINK BUILDING

Em SEO, link building é uma ação importante no contexto da chamada otimização off-page.  As ferramentas de busca tendem a avaliar de forma muito positiva os websites que têm links frequentes.  Entre outras coisas, um conteúdo de alta qualidade é importante para obter um grande número de backlinks.  Os backlinks não são apenas de interesse para a construção do link, mas também para trazer mais visitantes para o site.

LOCAL WEB SERVICES

Um serviço web é operado em um servidor web e efetua a comunicação entre dois dispositivos eletrônicos através da internet.  Isso envolve a cooperação entre vários aplicativos executados em diversas plataformas.  Cada software pode ser identificado aqui por meio de um URL único.  Usando um serviço web, os dados são trocados entre os programas individuais e funções são acessadas em vários computadores

MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de conteúdo é, de forma simples, marketing através da produção de conteúdo que seja relevante e direcionado para o seu público alvo. É por meio dele que uma empresa procura atrair leads e fidelizar um público e, com o tempo, se tornar referência em um determinado assunto.

META DESCRIPTION

Em tradução literal, a meta descrição é uma parte da meta informação armazenada no código fonte da página. Costuma apresentar um resumo do conteúdo e é usada como medida de otimização na área de SEO. É o texto apresentado abaixo do link nos mecanismos de busca e não pode exceder 160 caracteres para ser exposta.Os mecanismos de busca procuram os resultados da pesquisa e o rankeamento da sua página terá influência na qualidade das informações no meta título e meta descrição.

MQL

Marketing Qualified Leads. É aquela lead que está em um estágio educado. Esse tipo de lead sabe bem o que quer (o problema para o qual busca solução) e já se mostrou disposto a conhecer sua empresa. Ele já teve contato com você através de uma landing page ou pelo download de algum tipo de conteúdo que você tenha disponibilizado.

MOD_REWRITE

É um módulo do servidor Apache.  Usando este componente, um servidor pode ser solicitado a reescrever os URL (consulte também URL) de acordo com regras definidas.  Utilizando o módulo, é possível criar páginas estáticas a partir de páginas dinâmicas.

NAKED DOMAIN

Um domínio de site que funciona sem o "www" e ""https" ou com o "www". Por exemplo, meusite.com.br é um domínio que redireciona automaticamente para https://www.meusite.com.br. Isso garante que seu site estará disponível para as diversas formas que os usuários possam acessar.

NATIVE ADVERTISING

Forma de publicidade online na qual o anunciante tenta conquistar a atenção do leitor através da publicação de conteúdo dentro do contexto do site. O objetivo é deixar o anúncio menos intrusivo.

NATURAL SEARCH RESULTS

São os resultados de busca orgânicos que aparecem nos mecanismos de busca. O rankeamento e a prioridade de visualização são definidos por algoritmos que determinam a relevância, a qualidade e a conformidade com as políticas do site.  São diferentes das listagem pagas, pois não há o contato com os mecanismos para comprar espaços de visibilidade.

NEWSJACKING

Conteúdo de oportunidade. Produzido com o intuito de capitalizar a popularidade de alguma notícia recente e trazer tráfego para um site.

NOFOLLOW

O atributo ou microformat "nofollow" atribuído a um link é uma forma de dar um sinal às ferramentas de busca de que o link não deve ser seguido.  Isso pode ser aplicado a sites inteiros ou links individuais.

OFFPAGE

Otimização off-page, em particular, refere-se ao tema da link building.  O objetivo é conseguir o maior número possível de links de alta qualidade a partir de outros sites para aumentar a visibilidade de um domínio a importância do site pela perspectiva da ferramenta de busca.  Por exemplo, os links podem ser obtidos colocando mensagens em outros portais, através de press-releases online ou registrando um site em diretórios da web.

ON-PAGE

Tudo o que é otimizado em ou dentro de um site é uma parte da otimização on-page. Estas páginas geralmente são otimizadas para uma ou mais palavras chave, de modo que possam ser encontradas a partir de busca de certos termos.  A partir dos resultados da pesquisa, clicando em um link de texto ou banner, você é enviado à página de entrada

OUTBOUND MARKETING

É o marketing tradicional. Além de comerciais de TV, outdoors e panfletos também podemos lançar mão de estratégias como emails promocionais e o contato pessoal.

PAGERANK

Conjunto de critérios Google que avalia a popularidade do link de uma página.  Além disso, as páginas também são avaliadas pela origem dos links que levam à página web.  São incorporados à avaliação PageRank de acordo com sua qualidade, expressa por um número entre 0 e 10.

PAGE VIEW

Cada página que acessa é contado um page view ou página vista. Pode haver duplicação na contagem de cada página, já que o mesmo usuário pode acessar a mesma página várias vezes.

PAGE TITLE

O título da página é uma parte importante de uma página web porque contém informações importantes tanto para o usuário quanto para a ferramenta de busca.  Palavras-chave no título melhoram a posição na classificação da ferramenta de busca.  Para o usuário, o título da página é usado como a primeira linha de informação nos resultados da busca e também serve para facilitar a orientação.

POST

Um artigo publicado num blog. Um post pode conter textos, vídeos, imagens, tudo isso, inclusive esse glossário maravilhoso.

RANKING

Classificação na lista de resultados da busca. Uma página com boa classificação é mostrada bem na frente dos resultados. Isso tem um efeito positivo sobre o número de visitantes.  

RESPONSIVO

Um site capaz de adaptar seu layout ao tamanho e formato da tela do usuário. Com o aumento do número de usuários de tablets e smartphones investir um um layout responsivo é fundamental para garantir uma boa experiência do seu usuário

RETARGETING

É a forma de direcionamento de audiência onde os cookies de primeira e de terceiros são usados ​​para determinar o interesse anterior do consumidor com a oferta de um site. Retargeting é considerado como sendo a forma mais básica de targeting comportamental disponível.

RICH MEDIA

Os banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade maior com o visitante da página.

RICH SNIPPETS

Rich snippets são os resultados de uma busca enriquecidos com informações adicionais que são exibidos em uma página de resultados de busca. O resultado da pesquisa deve fornecer mais detalhes para o usuário. Um pré-requisito para uma leitura e entrega corretas é que o Google entenda o conteúdo dos sites.  Para isso é necessária a programação correspondente.  Usando rich snippets, podem ser apresentados, avaliações e preços de restaurantes, de modo a permitir que o usuário tome uma decisão melhor e navegue da página de resultados de pesquisa.

ROBOTS

É um arquivo de texto que indica aos robôs da internet quais páginas do seu site deve e pode rastrear. Para exemplificar, funciona como o porteiro do site, que permite apenas alguns 'visitantes' entrem.

ROI

Retorno sobre Investimento, em português. É a razão entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing. Portanto, um ROI acima de 1 significa que você está ganhando dinheiro, enquanto um ROI menor que 1 significa que você está perdendo dinheiro.

SEM 

Search Engine Marketing, o marketing em ferramentas de busca. termo se refere a um conjunto de técnicas de Marketing que tem como objetivo a promoção de uma página ou site nos mecanismos de busca. Além disso, o SEM é geralmente dividido entre SEO e anúncios em links patrocinados.

SEO

Em inglês, Search Engine Optimization é a otimização dos processos de busca, gratuito e orgânico que pode trazer maior visibilidade a sua página em ferramentas usuais de busca. Dividida em elementos internos (controláveis pelo gerenciador de página) e externos (não controláveis), é importante balancear o conteúdo, a qualidade e arquitetura com a confiabilidade, respostas de mídias sociais e links externos. 

Leia também: 7 Pontos estratégicos que mostram a importância do SEO para E-commerce

SERP

Página de resultados de uma busca (Search Engine Results Page). Basicamente é o nome dado à página gerada por um site de busca quando você digita um termo.

SITEMAP

O mapa do site mostra a estrutura completa de páginas existentes no site. Usando links, o usuário consegue acessar e encontrar todas as outras páginas do site, mas a prioridade desse arquivo é auxiliar os robôs na leitura da estrutura de urls do site.

SPAM

E-mail não solicitado, geralmente com propagandas. Você com certeza recebe um monte destes por dia. Não cometa este erro, se você quer conversar com seus clientes, obtenha a permissão deles primeiro.

SLOTTING FEES

O anunciante paga um fee para assegurar uma posição determinada ou exclusividade na categoria de produtos/serviços.

SOURCE CODE

Código fonte ou texto fonte é o código do programa de software ou de uma página web, ou seja, o código original, da forma que foi criado pelo programador, e pode ser visto pelo usuário em um navegador web

TAXA DE CONVERSÃO

Porcentagem dos visitantes de um site que cumprem uma ação específica, como realizar uma compra, ou baixar um material. Se 100 pessoas visitaram sua página e 10 compraram seu produto sua taxa de conversão é de 10%

TEMPLATE

Modelo de documento. Uma representação visual de uma página, sem o conteúdo.

TESTE A/B

Duas versões diferentes de uma página que apresentadas randomicamente para usuários de um site. Se você possui uma página de conversão no seu site não deixe de fazer um teste A/B para saber qual converte mais.

TEXT ATTRIBUTES

Atributos de texto são tags HTML usadas para ajudar a destacar palavras em um texto.  Com atributos como “bold” (negrito), “underlined” (sublinhado), “strong” (negrito) e “italic” (itálico) podem-se destacar visualmente os termos e transmitir um maior grau de relevância para os usuários e ferramentas de busca.  Para fins de otimização, palavras chave importantes devem ser destacadas com um atributo de texto.

TRUST FLOW

Fluxo de Confiança mede a qualidade de backlinks que um site recebe, ou seja, quanto mais backlinks de sites de qualidade e de grande autoridade um site recebe, maior será a métrica de Trust Flow.

UNIQUE CONTENT

O termo “conteúdo exclusivo” vem do campo da SEO.  Para classificar um website, é essencial que o conteúdo do site seja exclusivo.  Isto significa que textos idênticos podem ser encontrados somente em um URL, mas não em outras subpáginas ou domínios.  Este conteúdo individual é chamado de “conteúdo exclusivo”.  Diferente disto, há o conteúdo duplicado que, geralmente, é punido pelo Google com o site em questão sendo classificado em posição inferior nos resultados de busca ou, em casos extremos, sendo excluído do índice.

VISIBILIDADE

A visibilidade de um website é um dos fatores de classificação do algoritmo da ferramenta de busca. Se um website com a palavra-chave "queijo" está nas posições de frente da lista de resultado orgânico da ferramenta de busca, o site recebe pontos no índice de visibilidade por isso. Mesmo se estiver nos resultados de pesquisa com várias palavras-chave, ele recebe um certo número de pontos para cada uma dessas palavras-chave. O resultado é um valor final que reflete a visibilidade da página, chamado índice de visibilidade. Quantos maior o índice, melhor para o website.

VISUAL CONTENT

Conteúdo visual. Se em forma de infográficos, vídeos, memes, imagens, ou qualquer outra forma que não seja apenas texto.

WIKI

Wiki é um sistema para websites onde o conteúdo é fornecido com hyperlinks.  Ao mesmo tempo, também é um trabalho de referência ou uma enciclopédia.  A maior e mais popular enciclopédia online é a Wikipedia, onde qualquer usuário pode escrever e publicar suas próprias entradas de acordo com uma classificação específica e pode complementar postagens existentes.

WEBINAR

Seminário ou palestra transmitida através da internet (do inglês web-based seminar). Investir em webinars é uma solução excelente para educar clientes e criar autoridade em uma área.

WHITE PAPER

Relatório ou guia. White Papers são usados pelo marketing para promover soluções, produtos ou serviços com um conteúdo mais técnico ou aprofundado.

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Helder Santos

Marketing Manager