Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

8/5/2018
Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

Numa era onde somos bombardeados constantemente por conteúdos de todos os tipos, elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo digno de ser compartilhado parece ser uma missão bem difícil.

E quando se trata de informação x entretenimento, talvez aquele gatinho fazendo gracinhas ou os memes da semana podem tirar o foco de suas publicações. Mas como se destacar em meio ao mar de conteúdo na internet e ainda fazer com que os usuários compartilhem essas informações?

Se esta é uma dúvida que você possui, este conteúdo é perfeito para você.Saiba como se destacar e garantir a posição com seus conteúdos! 

Vamos lá!

Os maiores desafios na hora de criar conteúdo

Qualquer área tem lá seus desafios e no marketing de conteúdo não é diferente, sempre tem algo a ser aprendido e melhorado. Pensando nisso fizemos uma busca e listamos os principais desafios do marketing de conteúdo.

1 - Estabelecer objetivos

Sem planejamento não existe sucesso, para que o conteúdo consiga ser desenvolvido da forma correta ele precisa ter um propósito. Ter uma estratégia implica em definir um objetivo previamente, pois isso se torna crucial para os passos que virão conforme o desenvolvimento do projeto. Seu conteúdo precisa estar adaptado a sua campanha de marketing.

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2 - Mantenha seu conteúdo atualizado

Entenda que o seu público tem acesso a uma variedade de conteúdos, e para garantir que o seu receba a devida atenção é necessário reinventá-lo constantemente. Ao manter seu conteúdo sempre fresco, com informações relevantes e chamada de atenção objetivas, você se certificará de que está divulgando um conteúdo exclusivo para sua audiência.

3 - Entenda seu público-alvo

Criar conteúdos elaborados é sempre muito bom, mas também é preciso agregar valor ao seu público, pois eles que darão impulso as suas publicações. Por isso é de extrema importância que você entenda seu público, só assim você conseguirá dar a ele uma nova perspectiva e garantir o sucesso do seu conteúdo.

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Criando conteúdo inteligente

Nem sempre um conteúdo bem redigido significa que é um conteúdo inteligente. Embora imagens e vídeos sejam formas de incrementar nas publicações e deixá-lo visualmente atraente, também nem sempre são suficientes.

Segue as características de um bom conteúdo:

  • É feito com dados;
  • É criado com um propósito;
  • Conversa com seu público-alvo e agrega valor;
  • É atual e chama atenção.

O bom de tudo isso é que para criar um conteúdo de qualidade não precisa ser difícil. Hoje com tantas ferramentas disponíveis é possível ter uma boa estrutura baseada em dados importantes. Combinando as ferramentas certas e adquirindo dados relevantes, fica mais fácil ter uma ideia clara de quem é seu público-alvo e criar uma estratégia que classifique seu conteúdo.

Invista em todos os canais e estilos de conteúdo

Atualizar seu conteúdo nem sempre significa fazer uma cópia e fazer um repost. Ao invés disso, ele pode trazer mais valor à sua base de usuários que não era fornecida anteriormente pelo mesmo conteúdo.

Se elaborou um artigo para o blog que você tem usado para oportunidades e passar a distribuir no LinkedIn entre outras redes sociais, por exemplo, e assim poderá alcançar um público que esteja realmente procurando por ele e, por sua vez, agregar valor.  

Outra forma de adaptar seu conteúdo antigo é transformar suas listas em infográficos, ou então transformar conteúdo antigo em pesquisas e converter artigos em um Slideshare.

Uma vez que esforços e recursos são gastos em cada parte do conteúdo que você desenvolve, faz mais sentido obter o máximo benefício dele, reciclando para alcançar uma base de público maior. Assim como acontece com qualquer estratégia de marketing de conteúdo, você não precisa aproveitar isso cegamente, mas pode simplesmente monitorar o tipo de engajamento que o tópico recebe em fóruns públicos de mídia social, como o Reddit, o LinkedIn, o Facebook e o Twitter, e decidir se editar e redirecionar seu conteúdo é o ideal para você.

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Aposte no visual ao elaborar sua estratégia de marketing de conteúdo

Geralmente as pessoas tendem a ficarem mais atraídas por conteúdos que possuem imagens, ou vídeos, e que de preferência façam uma ligação ao assunto proposto.

Invista em conteúdos visuais tanto para passarem informações, quanto para fazerem links a um determinado artigo, se conseguir utilizar essa estratégia de forma inteligente haverão muito mais compartilhamentos nas suas publicações.

Elaborar conteúdos tem sido algo muito sério, pois é a partir daí que muitas pessoas passam a ter conhecimento de produtos, marcas e serviços. Tenha isso em mente no momento em que for montar a estratégia do seu marketing de conteúdo, educar sua audiência é o melhor caminho para se posicionar.

Com essas dicas já pode começar a se preparar e conquistar seu público, garantindo que seu conteúdo seja visto e compartilhado por diversos usuários. Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Boa sorte e até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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