Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

16/4/2018
Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

O SEO é uma das ferramentas essenciais para os negócios digitais e está em constante mudança. Contudo, ainda existe uma coisa que permaneceu imutável nas regras de otimização, os backlinks continuam sendo um fator predominante no ranking do Google. Se o seu interesse é posicionar sua marca impulsionando o SEO do site, essa é a melhor maneira para melhorar seu rankeamento no Google.  

Atualmente o real objetivo do link building é obter o maior número de links para sua página de destino. Os links que fazem referência a sites de baixa qualidade, alguns fóruns de discussão e comentários feitos em outros sites ficaram para trás, é preciso ter uma base de links nas quais os mecanismos buscam e confiam. A grande questão é que para conseguir links em que o Google confia é muito mais difícil por conta disso o marketing de conteúdo tem ajudado muito a sites redefinirem seu link building.

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Como o Link Building está funcionando em 2018

Para conseguir construir backlinks de peso é preciso obter links de outros sites relevantes, e a produção de conteúdo tem um papel fundamental nesse processo. Mas é necessário estar atento a alguns pontos importantes, nem todo conteúdo pode fornecer backlinks.

A internet está repleta de conteúdos e é preciso disponibilizar um tempo específico para buscar algum que seja relevante para sua proposta. Hoje apenas publicar conteúdo e esperar que as pessoas se conectem a ele não tem mais funcionalidade.

O marketing de conteúdo tem sido muito utilizado, o que traz uma desvantagem, tem muita coisa sendo publicada e compartilhada, mas apenas na forma de menções, em vez de backlinks. Geralmente autores de algumas publicações, ou até mesmo empresas recebem atribuição apenas em forma de citações e de vez em quando links para mídias sociais, é muito difícil receberem links reais no conteúdo.

Ter conteúdos publicados nos sites certos as vezes é mais importante do que publicado em vários sites que fogem da ideia principal de negócio. Quando fontes confiáveis enviam backlinks seu site automaticamente acaba sendo considerado mais confiável. O Google concentra na qualidade dos conteúdos, sobre a quantidade e é muito mais difícil obter esses backlinks de qualidade.

Com base nessas informações, podemos tirar duas regras de construção de links que servem como padrão para qualquer conteúdo:

  1. Crie conteúdo valioso e de qualidade, envolvente e com probabilidade de estar vinculado.
  2. Coloque seu conteúdo na frente das pessoas certas distribuindo-o pelos canais certos.

O grande desafio de tudo isso é conquistar os grandes sites, que sejam populares, de alta autoridade, que sejam confiáveis não só para observar e se identificar com seu conteúdo, mas também fornecer backlinks para eles. Sendo assim, a primeira coisas a se fazer é criar um conteúdo que seja vinculável.

Como criar um conteúdo vinculativo

O que é um conteúdo vinculável? O que deve ser inicialmente compreendido é que as pessoas podem se vincular ao seu material e encontrar maneiras de obter apoio, ou auxílio. Seu conteúdo pode ajudar outra pessoa, e você pode fazer isso de várias formas, algumas delas são:

  • Apoie um artigo com uma referência.
  • Compartilhar conteúdo autoritativo (por exemplo, pesquisa).
  • Compartilhe conteúdo valioso (por exemplo, guias ou ebooks).

Uma forma muito utilizada para garantir que seu conteúdo agregue valor a seus leitores é pensar em outros tipos de artigo que podem ser úteis para sua audiência. Quanto mais útil seu conteúdo for para o público-alvo, melhor.

Leia também: Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para o seu marketing

Veja alguns tipos de conteúdo que são mais propensos a ajudar na retirada dos backlinks:

1. Pesquisa Original com Insights

Fazer buscas originais fornecem estatísticas e dados exclusivos. Neste caso, quando alguém quer fazer menção as informações inseridas em seu estudo em um artigo, por exemplo, elas possuem apenas uma forma de fazer isso, ou seja construindo backlink para você.

Uma pesquisa de qualidade deve responder a questões de extrema importância para setor e agregar valores ao seu público. Antes de lançar esse tipo de artigo, é preciso entender qual é a sua proposta de pesquisa e como essas informações ajudarão seu público-alvo. Um conteúdo elaborado nesse nível pode levar muito tempo e esforço para criar, mas geralmente resulta em backlinks de alta qualidade.

2. Ativos Visuais

O seu conteúdo precisa possuir complementos visuais, isto é, imagens com excelente qualidade e vídeos que agreguem valores, o que torna o seu conteúdo mais digno de links. Os recursos visuais além de deixarem o conteúdo mais atrativo, também tornam o texto menos entediante e são fáceis de vincular.

Recursos visuais dignos de link podem ser:

  • Infográficos: que muitas empresas podem utilizar em seus próprios posts, principalmente se contiverem informações relevantes, pesquisas ou estatísticas. Insira um link para o seu site no código de incorporação do infográfico para se certificar de que receberá um backlink quando for postado nos blogs de outros sites.
  • Gráficos e diagramas: simplificam a compreensão de dados complexos e garantem que o leitor entenda de forma simplificada as informações de que precisam.
  • Vídeos: a importância do vídeo aumenta diariamente à medida que esse tipo de recurso continua a dominar o marketing de conteúdo e as plataformas sociais. Os vídeos são muito mais difíceis de plagiar do que um post no blog e muito mais demorados e, às vezes, caros de se fazer; Se você conseguir criar um ótimo vídeo, outros influenciadores irão compartilhá-lo.

3. Guias e eBooks finais

Guias, eBooks e whitepapers em sua grande parte contém informações extremamente relevantes sobre um tópico específico, o que lhe dá mais espaço para elaborar um conteúdo mais aprofundado. Um conteúdo bem pesquisado e planejado pode tornar seu guia um recurso de estudo para seus leitores. Como um bônus adicional, pode ser uma poderosa ferramenta de geração de leads.

Depois de criar um conteúdo incrível, basta pensar em um plano de distribuição para garantir que ele seja notado pelas pessoas certas.

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Considerações Finais

O Marketing de Conteúdo está completamete ligado ao SEO, juntos eles aumentam as chances de sucesso do seu negócio. Os backlinks são uma ótima forma de agregar valor ao seu conteúdo e melhorar sua posição nos mecanismos de busca.

Criar um conteúdo exclusivo e valioso é essencial para obter backlinks de alta qualidade e melhorar seu SEO. A avaliação de backlinks dos algoritmos evoluiu muito nos últimos anos e, é muito mais difícil obter backlinks de alta qualidade, contudo com um pouco mais de dedicação não é algo impossível.

A maneira mais eficiente de obter os links que você deseja, é criando um conteúdo vinculável que agregue valor a sua audiência. Alguns dos conteúdos mais fáceis, e muitas vezes mais valiosos, são conteúdos que ajudam a resolver um problema ou respondem a perguntas. Com essas dicas  de como conseguir criar backlinks valiosos, você já pode começar a obter esses links e ver rankings aprimorados e mais tráfego antes que você perceba. 

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