Marketing de conteúdo: passo a passo para treinar, reter e fidelizar clientes

29/8/2018

Marketing de conteúdo: passo a passo para treinar, reter e fidelizar clientes

O marketing de conteúdo trata-se de uma estratégia bastante conhecida por ajudar empresas na atração de clientes ideais. Dessa forma, se tornam referência no mercado em que estão inseridas. A partir desta estratégia é possível treinar, reter e fidelizar clientes que foram conquistados. E não vai precisar de muitos esforços, basta que você aproveite os materiais que sua empresa já possui e criar outros materiais que possam complementar.

Com o número de empresas aumentando e a internet evoluindo constantemente, o Marketing Digital começou a ganhar força com estratégias inovadoras para o mercado online. Atualmente, o marketing de conteúdo é utilizado por mais de 70% das empresas brasileiras. E ele está inserido em diversas instâncias, tomou conta da internet, redes sociais, blogs, sites, e-commerces, em todas as plataformas de mídia é aplicada às estratégias para engajar clientes. Fato é que com as atualizações diárias do mundo digital, esta é uma das formas mais inteligentes de se conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já possui.

Neste conteúdo vamos abordar a importância do marketing de conteúdo em todos os processos até a fidelização do cliente.

Vamos lá!

Leia também: Como fazer uma introdução e ter bons resultados em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo para seus clientes  

 Marketing de conteúdo: passo a passo para treinar, reter e fidelizar clientes

Investir em uma estratégia de marketing de conteúdo traz inúmeros benefícios para a empresa, como já expusemos na introdução, alguns deles você pode notar claramente quando colocar em prática algumas ações de conteúdos direcionadas especificamente para fidelizar quem já são seus clientes.

Produzir um conteúdo próprio faz com que sua empresa crie um ativo de marketing que vai desdobrar por muito tempo em sua estratégia, ou seja, você não irá alugar espaços com a compra de anúncios.

Um dos benefícios principais do conteúdo para cliente está em torno da economia de tempo dos seus vendedores, consultores e suporte. Ao ter um conteúdo de qualidade, que esteja disponível para consulta, fato é que seu cliente poderá acionar colaboradores diversas vezes e cada vez mais irá resolver dúvidas por conta própria. Por outro lado, sua empresa se fará presente, criará uma proximidade e desenvolverá uma ótima relação de confiança.

Um passo muito importante é que você deve ter certeza que seu conteúdo agrega valor ao seu cliente, afinal, ele encontrará o conteúdo que vai agregar valor para outras pessoas e não deixará de recomendá-lo e compartilhá-lo com contatos, dessa forma irá ampliar o alcance de seu negócio.

A educação do seu cliente, assim como a proximidade, irá solucionar dúvidas tanto em relação ao seu produto quanto à estratégia de negócio que seu produto irá apoiar, sendo uma excelente forma para reter clientes e promover vendas e upgrades.

Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

Como desenvolver o marketing de conteúdo para clientes

Para que você alcance sucesso em treinar seu cliente é fundamental tornar disponível conteúdos que irão facilitar o uso para seus clientes, ou seja, tirar dúvidas técnicas relacionadas aos produtos ou serviços impulsionados por você. São muitos os formatos para cumprir esse objetivo, como:

Artigos da central de ajuda

Os conteúdos técnicos desenvolvidos com respostas a dúvidas frequentes necessitam estar à mão para que seus clientes consultem o tempo que quiserem, criando assim uma relação de autonomia a seu cliente para sanar dúvidas. Crie um acervo consistente com esse tipo conteúdo, dessa forma você terá certeza que seus clientes possuem acesso fácil à página. Crie um espaço relacionado à central de ajuda para cumprir bem essa tarefa.

Manuais, tutoriais e checklists

Conteúdos relacionados a manuais e tutoriais, que sejam em formatos visuais, como vídeos e infográficos, são excelentes para aprendizado rápido e garantia de que seu cliente irá aprender a utilizar sozinha seu produto. Não deixe de focar nesse tipo de conteúdo de esclarecimento para a boa experiência de seus clientes.

Training Day

Training Day, ou Dia de Treinamento, trata-se de treinamentos segmentados por meio de vídeos para clientes. Por que ele é tão importante? Isso ajuda os novos clientes a receberem esse tipo de conteúdo para suporte nos primeiros meses de uso do seu produto ou serviço. Dessa forma é possível ficar próximo do seu cliente e você o ensinará o que sabe para que seus clientes extraiam o melhor resultado de seu produto.

Conteúdo para retenção de clientes

Ao treinar seu cliente você já está aplicando a ação de retenção, porém, somente isso não é suficiente. Muitas vezes, quando não é marcada presença, fica extremamente difícil manter os clientes próximos, nesse sentido, é primordial possuir uma estratégia de conteúdo com o objetivo de reter clientes, pois é muito mais barato manter um cliente satisfeito do que conquistar outros a todo momento.

Leia também: Técnicas importantíssimas de conteúdos para e-commerces

Vamos falar sobre alguns materiais que cumprem, e muito bem, esse objetivo!

Conteúdos que esclarecem dúvidas específicas

Se em muitos momentos seus clientes estão em busca de encontrar respostas de modo rápido, que de fato resolvam o problema em questão, diante disso, conteúdos mais objetivos, que vão ao ponto da dúvida em determinado tema, facilita a utilização do produto ou serviço de modo estratégico para seu cliente e garante que ele veja valor no que foi adquirido, e vai em busca do que segue utilizando, sem desistências, ou seja, você de fato fideliza o cliente.

Conteúdos segmentados

Uma excelente forma de agregar ainda mais valor aos seus clientes é entregar conteúdos que sejam específicos para o negócio de seus clientes, pois eles atraem muito mais atenção do seu público específico e fazem com que o cliente note sua empresa, fale a mesma língua que ele. Desenvolva conteúdos de temas específicos para a boa experiência de seus clientes. Reflita sobre as dúvidas mais constantes e desenvolve conteúdos acerca do tema.

Webinars de temas de negócio

Nesta era informacional, onde todas informações são disseminadas de forma muito rápida, e pessoas valorizam conteúdos em formatos descontraídos, apostar em webinars é uma excelente forma de ajudar seu cliente a compreender melhor o valor do seu produto em uma estratégia específica, além de encaminhá-lo à uma absorção de conhecimento de modo que irá tirar mais proveito do seu produto para atingir metas e objetivos.

Saiba mais: Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

Conteúdo para upgrades e vendas novas para clientes

Uma coisa é certa: é mais fácil manter um cliente do que trabalhar a todo momento para conquistar novos, sabendo disso, um boa forma de alcançar ainda mais sucesso está em torno de realizar vendas recorrentes e grandes para quem já é seu cliente. Exemplos bons estão em torno de conteúdos que estejam focando no lançamento de novos produtos, serviços ou funcionalidades e estudo de caso, neste último em específico, é uma dica essencial para vendas complexas em que o cliente não consegue ver e pegar o que está comprando, e é por isso que é tão necessário apresentar o que é abstrato

Não deixe de fazer conteúdos com qualidade de modo que agregue valor aos seus clientes para que eles saibam que os materiais estão em mãos, disponíveis para consultas.

Nos mostre os resultados nos comentários! Boa sorte!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak