NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

11/3/2018

Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

O Marketing de Conteúdo tem sido uma das estratégias mais utilizadas para posicionamento de marcas de todos os segmentos. Saber aplicar o marketing de conteúdo no seu negócio pode ser a chave para o sucesso.

Na hora de fazer o planejamento do marketing da sua empresa lembre-se de destacar essa estratégia, pois ela irá ajudar e muito, tanto no rankeamento do seu site quanto trará mais visitas orgânicas, logo você estará educando seu cliente e fidelizando esses consumidores.

Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

Por que algumas empresas continuam ignorando o Marketing de Conteúdo?

Por mais que seja nítido os benefícios, grande parte dos empreendedores ainda possuem certa resistência quando se trata de investimento em Marketing de Conteúdo.

Explicações para essa escolha não faltam, incluindo a falta de orçamento disponível para esse tipo de investimento, ou então alegam que possuem dificuldades para compreender este conceito de marketing, e que não é tão simples colocar em prática.

Fato é que o Marketing de Conteúdo tem um prazo de resultados um pouco mais demorado, mas o que é preciso ter em mente é que essa estratégia nada mais é do que um investimento a longo prazo, uma vez que para começar a ter retorno os visitantes precisam se tornar leads, e o lead precisa passar por um funil estratégico até se tornar cliente.

Contudo, assim como a maioria dos investimentos a longo prazo, os riscos de dar algo errado são bem menores, e o lucro acaba sendo bem maior com relação ao tempo de investimento.

Embora haja esse tipo de resistência em algumas empresas, ou até por parte de alguns profissionais, uma coisa é certa: o conteúdo agora é rei, e veio para ficar.

Empresas que se mantém mais próximos dos desejos do público-alvo já compreenderam que precisam oferecer mais informação antes de pedirem algo em troca.

Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado?

Nos últimos anos o Marketing de Conteúdo se expandiu muito, inclusive no Brasil. Mas apesar do crescimento, o número de empresas que utilizam esse método ainda é muito baixo.

Não é só uma questão de produzir conteúdos, se formos pegar as empresas que aplicaram a estratégia, mas não fazem a análise correta dos dados, o número cai ainda mais.  Em outras palavras, já está na hora de investir em Marketing de Conteúdo e se destacar das demais empresas.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia essencial para quem quer se destacar utilizando plataformas digitais para o sucesso. Empresas que têm aplicado de forma correta essa estratégia tem tido grandes resultados, e os números com o passar do tempo tendem a aumentar.

Cada vez mais pessoas fazem pesquisas diárias nos mecanismos de busca, assim como a compra através de dispositivos móveis estão crescendo consideravelmente, e o mercado precisa se adaptar à esse novo perfil de consumidor. É aí que o Marketing de Conteúdo entra, toda vez que alguém tiver interesse em algo que sua empresa oferece, as chances de chegar até seu conteúdo aumentam.

como fazer marketing de conteudo

Como fazer Marketing de Conteúdo?

A estratégia do Marketing de Conteúdo tem que ser muito bem planejada, isso acaba sendo algo essencial para gerar o máximo de resultados. A metodologia possui resultados comprovados, contudo, é necessário investir um tempo para programar o modo que o Marketing de Conteúdo será aplicado.

Existem diversas maneiras de aplicar e executar uma excelente estratégia de marketing de conteúdo, e algumas delas são:

  • Blog;
  • Conteúdos Ricos;
  • Vídeos;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

Muitas pessoas acreditam que o Marketing de Conteúdo se baseia apenas em escrever textos para blog, ou então, criar posts para o Facebook, e ainda assim conseguirem resultados imediatos.

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar no que será escrito, quando e onde publicar, e quais formatos que serão necessários utilizar, além de identificar qual persona atingir e quais os resultados que pretende alcançar.

Ter as metas definidas com objetivos muito bem traçados é o primeiro passo para começar a esperar os resultados positivos que o Marketing de Conteúdo pode oferecer.

Não deixe de ler: Principais dúvidas de quem quer investir em Marketing Digital

Os 11 maiores erros do Marketing de Conteúdo

Se você está pensando em aplicar o Marketing de Conteúdo no seu negócio para se beneficiar das várias vantagens que ele tem para oferecer, então fique atento para não cometer os seguintes erros:

  1. Tentar falar sobre tudo: tenha um foco, não tem como abraçar o mundo com as mãos. Querer falar sobre vários assuntos vai acabar confundindo e dispersando a audiência, pois ela não conseguirá entender sua proposta, e nem de que forma se relaciona com seu negócio.
  2. Um erro muito comum é não escutar a audiência, ou então, não analisar o que os usuários estão procurando nos mecanismos de busca, ao menos os principais como Google, Yahoo ou Bing.
  3. Sabe o que são métricas de vaidade? Evite focar nestes resultados, números de curtidas, visualizações e seguidores não significa que atingiu o alvo, nem que terá mais vendas.
  4. Um conteúdo viral não pode ser visto como meta. Você até pode aplicar alguns princípios do Marketing Viral, mas com certeza não tem os mesmos resultados do Marketing de Conteúdo, a viralização não é 100% garantida.
  5. Exagerar na divulgação de conteúdo também não é uma boa ideia, isso causa saturação da audiência de modo geral ou em determinados canais como lista de e-mails ou redes sociais. Busque segmentar suas postagens, assim evita virar spam, ou então perder a audiência.
  6. É preciso entender que a audiência deve encontrar o conteúdo por conta própria, sem força-las a visualizar.
  7. Seja sempre um aprendiz. Achar que sabe tudo sobre seu nicho de mercado e sobre seus clientes pode ser um problema.
  8. Um erro clássico é acreditar que produção de conteúdos se resume a textos.
  9. Nunca esqueça sua audiência e comece a produzir conteúdos que agrade apenas a você, busque saber o que o seu público quer de você.
  10. O e-mail marketing também é um tipo de conteúdo, e ainda é muito válido, leve em consideração a produção de bons e-mails marketing, e construa uma lista de interessados.
  11. Calendário editorial não é estratégia de marketing de conteúdo, e sim uma ferramenta de organização de trabalho. Antes mesmo de criar um calendário editorial, é necessário definir quem você irá atingir com determinado conteúdo e como.

Aplicando Marketing de Conteúdo

Como pode ver o Marketing de Conteúdo é a estratégia do momento, que poderá te ajudar a atrair mais visitantes para o seu negócio, e consequentemente ter mais chances de vendas.

Aqui no blog temos um post que pode te ajudar a aplicar o Marketing de Conteúdo com excelência no seu negócio.

Caso sua intenção seja melhorar o posicionamento da sua marca, e gerar mais visitas vendas, basta ler: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Comece a utilizar a estratégia do Marketing de Conteúdo na sua empresa, e alcance os resultados desejados, com planejamento, informação e estrutura, tornando-se referência na sua área de atuação.

Esperamos que tenha gostado do artigo, e que ele te ajude nos próximos passos. Caso queira receber conteúdos exclusivos, basta assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak