Marketing de proximidade para SEO: não deixe de focar nessa estratégia

21/8/2018

Marketing de proximidade para SEO: não deixe de focar nessa estratégia

Se tratando sobretudo dos novos consumidores, o comportamento de consumo está em constante modificação. O surgimento de tecnologias novas e acesso rápido às informações são exemplos da transformação que está presente na sociedade hoje. As pessoas direcionam bem em quais locais irão gastar dinheiro, um exemplo é a forma como o Inbound Marketing surte bem mais efeito que o Outbound Marketing.

Com uma breve pesquisa no Google é possível perceber como a ferramenta de buscas se transforma em um portfólio de empresas, dessa forma apontando quais são as mais bem avaliadas e que estão próximas de você, se facilita assim o processo de decisão que o consumidor passa no momento que vai escolher um estabelecimento comercial ou prestador de serviço.

Nesse sentido, já que estamos falando de proximidade, a geolocalização é um dos grandes protagonistas de mudanças no marketing. O novo consumidor exige dinamismo, agilidade e almeja resolver os problemas que estão colocados de modo rápido e eficaz. Diante dessa situação, um novo critério é cada vez mais explorado e adotado no momento de escolher uma empresa, isso corresponde à estar ‘’perto de mim’’, e tem a ver com proximidade.

Ao ler este conteúdo sua empresa pode aproveitar o melhor dessa tendência do marketing de proximidade, vamos às informações para que você aplique esta estratégia de maneira correta!

Vamos lá! :)

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Marketing de proximidade para consolidar seu negócio

Marketing de proximidade para SEO: não deixe de focar nessa estratégia

O Google apontou que a quantidade de pesquisas que envolvem o termo ‘’perto de mim’’ cresceu 75% em 2017, o dado indica o motivo do crescimento vertiginoso do marketing de proximidade. Essa estratégia em específico tem foco no impacto de clientes a partir dos locais físicos. Estamos falando de uma dinâmica que por mais que a internet se consolide como um grande marketplace dos dias atuais, inúmeras pessoas ainda optam por consumir de maneira imediata, ou seja, realizar compra e retirar o produto no ato.

Conheça as ações de marketing de proximidade para você aplicar em seu negócio!

1ª ação de marketing de proximidade: celular na mão

Se você tem lá seus 25 anos para mais é bem provável que se recorde que antes da popularização de smartphones e tablets, quando o consumidor sentia necessidade de encontrar uma empresa na cidade que residia era necessário realizar uma pesquisa prévia em casa a partir das páginas amarelas das listas telefônicas, se recorda?

Conforme os smartphones e as redes móveis foram se estabelecendo e entrando na realidade cotidiano da população, as pessoas passaram a buscar os locais enquanto estão em movimento.

Não à toa, afinal, os celulares agilizam a tomada de decisão das pessoas, e o fator proximidade agiliza ainda mais a jornada de compra, sobretudo quando se trata do consumo de produtos alimentícios ou pequenos serviços.

Dica para aproveitar o crescimento do marketing de proximidade

Temos uma dica especial para você, através das tecnologias de geolocalização é possível exibir anúncios e se comunicar com pessoas que estão na proximidades. Reflita este ponto como a evolução da famosa plaquinha de ‘’estamos abertos’’.

A grande diferença é que em vez de se limitar às pessoas que passam em frente do estabelecimento, as estratégias de geolocalização permitem que seu negócio fique visível para pessoas em um raio de distância determinado. Dessa forma, amplia-se a visibilidade e influência da decisão do consumidor, principalmente para quem possui pressa e almeja resolver demandas de consumo em locais próximos a ele.

2ª ação de marketing de proximidade: anúncios geolocalizados

Marketing de proximidade para SEO: não deixe de focar nessa estratégia

O uso de anúncios geolocalizados é uma das grandes armas para potencializar visitas em lojas físicas. Dados apontam que os anúncios para plataformas móveis que se apropriaram em seus trabalhos recursos de localização geral geram aumento de 2,5x nas visitas às lojas físicas. Ou seja, é tendência a busca por locais próximos no momento de consumir.

Para a integração entre o mundo online e offline ser realizada de forma produtiva é essencial que a loja física mantenha os mesmos padrões de atendimento e comunicação com o cliente, para assim fortalecer a teoria do omnichannel, que aponta centralmente para necessidade de padronizar as formas de relacionamento em todos os canais de consumo, consolidando assim uma experiência uniforme e adequada.

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3ª ação de marketing de proximidade: aposte nos aplicativos de trânsito e mobilidade

Já que estamos falando de movimento é indispensável não falar dos aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze. Eles possuem recursos para anúncios geolocalizados que podem complementar a estratégia de anúncios na rede de pesquisa do Google.

Você pode apresentar seu negócio para uma pessoa que passar bem na frente, esta é uma excelente oportunidade para potencializar seus resultados. Forneça a informação certa no tempo certo e aproveite esta dinâmica realizada pelo consumidor, isso porque as ferramentas usam dados em tempo real, e devido a isso é possível saber os melhores horários para exibição dos anúncios e a quantidade de pessoas que estão transitando pelas proximidades, isso ajuda a maximizar seus resultados e ampliar a visibilidade para os consumidores.  

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4ª  ação de marketing de proximidade: explore a tecnologia Nearby do Google

Marketing de proximidade para SEO: não deixe de focar nessa estratégia

Sabendo a importância e espaço que a geolocalização está tendo no mercado consumidor, o Google desenvolveu um algoritmo para otimizar a relação entre empresas e consumidores próximos. “Nearby” permite que pessoas encontrem serviços e informações sobre os arredores num raio de 30 metros sem o uso de nenhum aplicativo adicional.

Para seu uso, basta ter o sistema operacional Android para efetuar algumas ações, como encontrar lojas, reservar uma mesa em um restaurante ou interagir com pessoas próximas.

A tecnologia permite três tipos de interação principais, sendo elas: Mensagens, Comunicação e  Notificações. Esses recursos permitem que empresas possam realizar ações como: Direcionamento de consumidores para conteúdos relacionados à negócios na proximidade, auxílio para explorar os produtos e serviços, envio de links de perfis em redes sociais e iniciar uma interação com consumidores.

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5ª ação de marketing de proximidade: o marketing de proximidade para a regionalização

Uma coisa é certa: o físico e o digital estão em fase de forte integração. Ao falarmos sobre estratégias omnichannel, estamos abordando justamente este ponto: oferecer a mesma experiência ao cliente na loja física e no universo virtual, independentemente do canal de venda que é utilizado.

É comum o consumidor querer pesquisar online por preços ou opiniões e ir até o ponto de venda para ter contato direto com o produto antes de chegar no ponto final da compra. Uma coisa que você pode deixar de levar em consideração é que as lojas físicas não tendem a desaparecer pois elas são necessárias e complementos fundamentais para o ambiente digital e fazem parte da estratégia de vendas como um todo. Nesse sentido, não podem ser ignoradas e, sim, merecem destaque quando se faz o planejamento comercial.

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Saiba a importância de otimizar o SEO local

Marketing de proximidade para SEO: não deixe de focar nessa estratégia

Quando se faz uma consulta em um buscador online para efetuar pesquisas sobre restaurantes, farmácias, supermercados, cinemas e outros lugares públicos, percebemos que os principais resultados que são apresentados são regionais.

A importância de trabalhar o SEO local que é como trabalhar focando no orgânico, porém, considerando a localização geográfica como ponto-chave. Grande parte das pessoas querem saber o que existe em suas proximidades e quando descobrem, se deslocam até os estabelecimentos para consumir produtos ou serviços.

Separamos uma lista com a importância do marketing de proximidade para SEO. Veja só!

Seu site importa

Otimizar o SEO do site facilita a comunicação do seu público-alvo com sua marca, são essas medidas que são essenciais para ser encontrado pelos buscadores de forma mais eficaz. Em resumo, trabalhe o SEO, não deixe de disponibilizar seus contatos comerciais, otimize o conteúdo para mobile, adicione um mapa e depoimentos de clientes. Com essas dicas são grandes as chances de você se destacar.

Seja visto

Após ter trabalhado no site e facilitado a comunicação, coloque sua marca onde as pessoas

estão. Ou seja: a presença é importante. Utilize as plataformas de avaliação como Google, My Business, TripAdvisor e o próprio Facebook.

Estar nas redes sociais é fundamental, mantenha a conta ativa, tire dúvidas, forneça respostas e poste com frequência. Dê atenção ao seu consumidor e fique disponível para atendê-lo. Entenda quais são as expectativas e necessidades do seu público, crie um planejamento de postagens a partir do que as pessoas esperam de sua marca.

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Regionalize

Estamos falando em SEO local, diante disso, certifique-se de tratar de temas do seu interesse que também sejam locais, porém, não generalize. Construa a audiência do seu conteúdo com links para páginas e blogs da sua região. Realize parcerias e estreite o relacionamento negócios que possam agregar valor à sua marca.

O marketing de proximidade está cada vez mais presente e consistente no mercado. Mas, desponta como um diferencial importante e competitivo para inúmeras marcas, sobretudo tendo em vista que muitos de seus concorrentes não adentraram neste universo. Acompanhar as mudanças que estão nos consumidores é fundamental para construção de novas oportunidades e alavancar resultados, nesse sentido, não se esqueça que estar próximo é um ponto positivo e deve ser explorado como estratégia pelas empresas.

Até a próxima

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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