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Marketing Digital para empreendedores: saiba como elaborar e aplicar

15/8/2018

Marketing Digital para empreendedores: saiba como elaborar e aplicar

O crescimento e expansão da internet repercutiu muito sobre os empreendedores, que hoje possuem oportunidades muito interessantes para alavancar negócios de todos os tipos e sem limitações geográficas. Entretanto, é fundamental entender como funciona o marketing digital para saber aplicá-lo à empresa.

Os novos consumidores possuem cada vez mais acesso a uma enorme quantidade de informações na internet, e esse ponto tem mudado completamente a forma como eles descobrem, pesquisam, aprendem, avaliam e recomendam produtos e serviços inseridos na internet. Nesse sentido, o avanço da internet e seu impacto desdobraram para os empreendedores oportunidades para alavancar negócios de inúmeras vertentes.

Diferente do outbound marketing, que trata-se domarketing tradicional, quando falamos sobre o marketing digital à nível de comparação é preciso ter em mente que o que mais se exige é cérebro e menos dinheiro. Neste conteúdo você vai compreender como o marketing digital para empreendedores é importante para seu negócio.

Vamos lá!

Leia também: Inbound Marketing: marketing de atração para novos consumidores

Como aproveitar o marketing digital para empreendedores

Marketing Digital para empreendedores: saiba como elaborar e aplicar

Aproveitando bem as oportunidades que surgem na internet, os empreendedores podem utilizar de forma estratégica o marketing digital para alcançar resultados. Englobam ações online que têm como objetivo atrair e se relacionar com sua audiência para então conduzi-los ao momento da compra.

O marketing digital vai te ajudar a construir uma empresa de alto impacto devido às ações incluídas nele. Um dos principais benefícios é que mesmo com baixo investimento é possível trabalhar com ações muito efetivas, que vão desde trazer mais visitantes para o site até alcançar a conversão desses visitantes em clientes. Diante desse tipo de vantagem que o marketing digital é indicado para empresas de médio e pequeno porte que almejam crescer de forma acelerada.

As ações envolvidas no marketing digital permitem que você crie uma boa posição de autoridade no mercado. Trabalhar no cotidiano com marketing digital trata-se de uma forma escalável, sustentável e previsível de relacionar-se com sua audiência. Você vai estar legitimando seu trabalho tendo seu público alvo mais próximo de seu negócio. Existe um alto público em potencial na internet, que torna mais fácil e barato atingir novos nichos.

Por outro lado, também positivo, é que na internet é possível mensurar o resultado de suas estratégias, sabendo exatamente o que funciona e traz resultados.

Saiba mais: Estratégia de Marketing Digital

Para alcançar resultados

Tenha em mente que, acima de tudo, marketing digital é conhecimento e para atingir resultados o passo número um é entender bem seu mercado, assim como aprender o caminho para disseminar esse conhecimento utilizando boas estratégias e ações na internet

O acesso à tecnologia é outro ponto fundamental, afinal, quanto mais possibilidades tecnológicas estiverem ao seu alcance, mais resultados você terá. As ferramentas da WebPeak, por exemplo, são ótimas para aplicar e mensurar resultados.

Tenha conhecimento das ferramentas WebPeak: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar a vender mais

Outro aspecto importante, que você deve levar em conta, é o tempo que vai investir e as pessoas irão executar as tarefas. De nada adianta querer adotar estratégias de marketing digital se você não tiver alguém que esteja se dedicando parte do tempo para realizar essas ações.

Tenha disciplina, pois o marketing digital exige muito trabalho e consistência. Em contrapartida você irá dedicar pouco investimento financeiro e irá construir um canal de vendas escalável, sustentável e previsível.

A última importância a ser destacada é que é preciso ter paciência. Ações como essas não funcionam do dia para noite. Os resultados levam um pouco de tempo para aparecer porque você está construindo um público fiel. Contudo, um trabalho de Marketing Digital bem feito tem resultados garantidos. Não deixe de ter paciência.

5 funções indispensáveis para um marketing digital para empreendedores

Uma empresa possui cinco funções essenciais dentro do marketing digital:

  • Atrair visitantes qualificados;
  • Converter potenciais clientes em leads;
  • Estar em relação com pessoas em todos os estágios do funil de vendas;
  • Fechar vendas;
  • Analisar dados para otimizar a performance e garantir o retorno.

Vamos destacar abaixo um pouco mais sobre essas funções e seus principais destaques.

1ª ação efetiva de marketing digital para empreendedores: Atrair

Marketing Digital para empreendedores: saiba como elaborar e aplicar

Fato é que sem uma boa atração de visitantes para seu site, nenhum outra etapa do funil irá fazer sentido. Ter o alcance de tráfego de qualidade é um dos principais objetivos de quem dá o ponta pé no investimento em marketing digital, e é também uma das maiores dificuldades.

Colocar em prática essa atração demanda produzir e otimizar conteúdo. Dessa forma, o marketing de conteúdo é muito importante para elaboração de uma boa estratégia de marketing digital para empreendedores. Esta é a forma mais eficiente para sua empresa se tornar referência no mercado, isso porque você não vai escrever somente sobre os seus produtos ou serviços. Você precisa oferecer conteúdos que as pessoas pesquisam e querem ler para ser encontrado, e não sobre o que você gostaria que elas pesquisassem.

Dessa forma, você estará revestindo sua presença na internet, educando pessoas a respeito de sua área de atuação, mostrando que elas têm um problema e que a sua empresa pode resolvê-lo a partir de uma solução eficiente. Tudo isso é tática, que você deve se apropriar para elaborar estratégias e táticas eficientes. Com o tempo, esse relacionamento fará toda diferença e trará resultados importantes, e melhor: você pode desenvolvê-lo em paralelo com uma estratégia de investimento em mídia paga para assim acelerar o início do processo que vai atrair leads.

Separamos mais um conteúdo para você: O que são Leads e por que sua empresa precisa tanto deles

2ª ação efetiva de marketing digital para empreendedores: Converter

Realizar de modo correto as atividades de atração, torna o tráfego questão resolvida e já pode passar para o próximo desafio. O objetivo neste ponto  é fazer com que esses visitantes se tornem Leads, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu negócio a ponto de oferecer o contato delas para sua empresa, seja através de um formulário, assinando uma newsletter, entre outras ações, o importante é deixar contato.

Uma dinâmica efetiva de geração de leads está em torno de três pilares: oferta (ofereça algo, como um ebook, em troca de seu lead inserir o contato), Landing Pages (página onde o lead irá preencher informações) e promoção (atrair e promover oferta).

Não deixe de ler: Ferramentas de marketing digital para você alcançar o sucesso  

3ª  ação efetiva de marketing digital para empreendedores: Relacionar

Se sua empresa já realizou estratégias de oferta, promoção e landing page, logo, já possui uma boa base de leads, agora chegou o momento de gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para aproximá-los e atingir o momento da compra. São três as grandes formas de manter seu lead próximo e ter um bom relacionamento com o potencial clientes, que são: email marketing, redes sociais e nutrição de leads.

Separamos mais um conteúdo para você: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

4ª ação efetiva de marketing digital para empreendedores: Vender

Marketing Digital para empreendedores: saiba como elaborar e aplicar

A equipe de vendas tem como missão tratar os leads gerados de forma diferente de como é tratado nas prospecções tradicionais. O motivo é porque muitas vezes esses leads ainda não estão prontos para comprar a solução oferecida. O ideal é que os vendedores mantenham uma postura que seja consultiva e ajudem o lead a enquadrar melhor este problema. Essa atitude colabora para desenhar uma solução aos poucos, encaixando o produto ou serviço da empresa.

No marketing digital, as áreas de marketing e vendas trabalham unidas, alinhadas, trocando dados e ideias constantemente.

5ª ação efetiva de marketing digital para empreendedores: Analisar

A capacidade de mensurar, como já dissemos neste conteúdo, é uma das grandes vantagens do marketing digital. Nesse sentido, a empresa consegue compreender bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados. As métricas do funil de vendas, como o número de visitantes, leads e oportunidades geradas, estão entre as mais importantes para serem analisadas.

As métricas vão mostrar de forma rápida quanto o investimento no marketing digital está oferecendo de retorno para o negócio. Após esse primeiro nível, o ideal é entrar em cada fonte de tráfego e, desse modo, você vai compreender o quanto cada canal tem contribuído para geração de leads.

Leia também: Dados estruturados para alavancar as vendas no e-commerce

Já sabe como começar a elaborar e colocar em prática o marketing digital para empreendedores?

As possibilidades são infinitas, logo, não é uma tarefa fácil, invista em conhecimento e comece agora mesmo! Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima!

Boa sorte :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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