NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Marketing e Publicidade são a mesma coisa? Entenda

5/12/2019

Marketing e Publicidade são a mesma coisa? Entenda

Se eu pedir para que você me responda rápido qual a diferença entre marketing e publicidade é bem provável que você tenha dificuldades. 

Pois é, nós falamos constantemente dessas duas áreas, porém, ainda não é fácil definir os limites entre elas.

Isso ocorre porque ambas envolvem mercado, público-alvo, vendas e estratégias de comunicação. Mas não se preocupe, neste conteúdo vamos te ajudar a entender bem as diferenças entre esses conceitos. 

Leia também: Teste A/B para conversão

O que é Marketing?

Marketing  e Publicidade são a mesma coisa?

Para compreender qual a diferença entre marketing e publicidade, penso ser muito bom começar pela definição de marketing

Marketing trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo criar valor para um público-alvo. Diante dessa tarefa, são envolvidas atividades relacionadas à comercialização, comunicação, promoção e distribuição, que têm como objetivo conectar a empresa aos clientes e ao mercado.

Ou seja, o marketing existe para identificar e satisfazer necessidades humanas, conduzindo as empresas ao compromisso de entregar valor às pessoas.

Diante disso, essa área atua como uma central de inteligência mercadológica, capaz de traçar os objetivos e estratégias para atingir o público-alvo, além de conquistar uma posição destacada no mercado.

O marketing é responsável por envolver todos os aspectos e processos que adequam as ofertas da empresa ao mercado, da escolha do portfólio de produtos até a tão consagrada fidelização dos clientes.

O que é Publicidade?

Publicidade engloba toda estratégia de divulgação paga que irá promover produtos, serviços e marcas em diferentes meios de comunicação. Sua função principal é propagar mensagens para atender aos objetivos estratégicos do marketing, de modo a atingir o público-alvo por meio de anúncios e campanhas capazes de alavancar as vendas.

Isso significa que a publicidade é uma ferramenta do marketing, e não o contrário, como o que muitos pensam. 

Se você quer entender a diferença entre marketing e publicidade, pense no primeiro como algo vinculado a estratégia, e depois como uma fórmula criativa.

Antes de qualquer coisa, vêm as estratégias de marketing, que definem o que a empresa pretende alcançar com suas táticas de comunicação e qual mensagem deve ser transmitida ao público-alvo.

Após isso, a publicidade entra em ação para cumprir os objetivos de vender produtos, divulgar ideias ou atrair mais visibilidade para a marca, esse é um exemplo.

Portanto, a publicidade age modo a elaborar um plano de comunicação e selecionar as melhores mídias para veicular a campanha, que é colocada em prática pela criação e produção.

Em resumo: por trás de todo anúncio que seja genial, há um plano de marketing bem definido.

Qual a diferença entre marketing e publicidade?

Marketing  e Publicidade são a mesma coisa?

A grande diferença entre marketing e publicidade já deve estar um pouco mais clara na sua cabeça, certo?

Para facilitar a compreensão, pense no seguinte exemplo: 

As agências de publicidade são contratadas pelas empresas e interagem diretamente com o departamento de marketing. Portanto, os profissionais de marketing são responsáveis por transmitir os objetivos e estratégias para que a equipe de publicitários crie uma campanha certeira.

Essa é a dinâmica! 

Separamos algumas diferenças ditas ‘’gritantes’’ em cada aspecto, dessa forma você não terá mais dúvidas.

1. Diferenças entre Marketing e Publicidade: Objetivos

Os objetivos de marketing são bem distintos dos objetivos de publicidade, apesar de que ambos possuem consenso para o sucesso da empresa.

No marketing, o propósito é mais amplo e está relacionado ao desempenho dos produtos e serviços no mercado, fazendo o uso de métricas que priorizam o ROI das campanhas e resultados financeiros para a empresa, por exemplo.

Certamente que um dos principais objetivos do marketing é vender mais e melhor. Além de fidelizar clientes, aumentar a visibilidade da marca, estreitar o relacionamento com os consumidores, entre outros aspectos.

Na publicidade, os objetivos são bem mais específicos e estão relacionados à divulgação de ideias, valores e soluções.

2. Diferenças entre Marketing e Publicidade: Atividades

As atividades do marketing e da publicidade tornam suas diferenças ainda mais evidentes.

É simples: basta pensar que o publicitário é um especialista em criar campanhas, anúncios e peças de comunicação.

Por outro lado, o profissional de marketing realiza pesquisas de mercado, estuda a concorrência, define o público-alvo e personas, analisa o mix de produtos, cria estratégias, e outras tarefas.

É da área de marketing também criar os KPIs para mensurar o desempenho e sucesso das ações, acompanhando de perto os relatórios do setor. Entretanto, tratam-se de atividades que se cruzam no momento em que o marketing necessita de uma campanha ou anúncio para atingir seus objetivos.

O publicitário irá elaborar estratégias de campanha para chegar até o público-alvo selecionado, adequando desde o estilo da criação até o plano de mídia. Outras tarefas em publicidade estão em torno da negociação de espaços nos veículos, cuidar de toda a produção e desenvolver todas as peças de comunicação necessárias, do mais simples folder até um comercial no horário nobre da TV, organização de eventos, ações de live marketing, campanhas de incentivo para colaboradores, ações de trade marketing, criação de promoções e concursos, e a lista vai longe. 

Com a era digital, esse cenário ficou ainda mais complexo, afinal, temos o marketing digital como principal aliado das empresas.

Frente a isso, muitas agências de publicidade tradicionais optaram por abrir um braço digital ou criar uma nova empresa focada no ambiente online. Ao mesmo tempo, muitas empresas passaram a contratar profissionais que estão dedicados ao marketing digital, que cuidam do processo de maneira qualificada.

Não deixe de ler: Site 24x7: Serviço de monitoramento de sites e aplicativos

3. Diferenças entre Marketing e Publicidade: Formação

Existem diversas possibilidades de formação para profissionais de marketing e publicidade.

Na área de marketing, há os cursos de graduação e tecnólogos específicos do campo, entretanto muitas pessoas vêm de outras áreas e optam pela pós-graduação.

Listamos algumas disciplinas essenciais das formações em Marketing:

  • Economia empresarial
  • Princípios de gestão
  • Comunicação integrada
  • Cultura empreendedora
  • Comportamento organizacional
  • Matemática para negócios
  • Antropologia do consumo
  • Desenvolvimento de produtos e marcas
  • Estatística e probabilidade
  • Marketing digital e mídias sociais
  • Gestão estratégica de marketing
  • Previsão de demanda e formação de preços
  • Pesquisa de marketing
  • Marketing e gestão de serviços
  • Neurociência aplicada ao marketing
  • Planejamento e gestão de vendas
  • Planejamento estratégico em marketing
  • Técnicas de vendas e negociação
  • Gestão de marca (branding)
  • Inteligência de mercado
  • Canais de distribuição

Em publicidade, há o conhecidíssimo curso de Publicidade e Propaganda ou os cursos de Comunicação Social que oferecem habilitação em jornalismo, publicidade, rádio e TV ou relações públicas.

Segue alguns exemplos de disciplinas de uma matriz curricular de Publicidade:

  • Ciências sociais (Antropologia, Política, Filosofia e Sociologia)
  • Língua portuguesa
  • Teoria da comunicação
  • Responsabilidade social e cidadania
  • Fundamentos da Propaganda e Marketing
  • História e teoria da publicidade
  • Economia
  • História contemporânea
  • História da arte
  • Administração em Publicidade
  • Redação publicitária
  • Realidade socioeconômica e política brasileira
  • Atendimento e planejamento de campanha publicitária
  • Direção de arte
  • Pesquisa e análise de dados quantitativos
  • Produção publicitária audiovisual
  • Marketing promocional & Merchandising
  • Ética e legislação publicitária
  • Criação publicitária
  • Design gráfico
  • Gestão de mídia
  • Gestão de produtos e marcas
  • Metodologia de pesquisa em propaganda

Só observando as disciplinas dá para entender como o marketing e publicidade se relacionam, certo?

Como você pode perceber, a publicidade tem um caráter mais “mão na massa”, por estar na ponta do processo, por outro lado, o marketing é a fonte de toda a análise e planejamento.

4. Diferenças entre Marketing e Publicidade: Mercado de trabalho

Marketing  e Publicidade são a mesma coisa?

No mercado de trabalho, há basicamente dois caminhos clássicos para o marketing e publicidade: departamento de marketing das empresas e agências de publicidade.

Partindo do modelo tradicional, o analista de marketing da empresa faz a interface com o atendimento publicitário da agência.

Porém, essa dinâmica mudou muito nos últimos anos, criando um cenário muito mais complexo. Para começar, muitas empresas também possuem suas células de publicidade internas, conhecidas como agências in-house, onde podem alocar uma equipe completa de planejamento, mídia, criação e produção para desenvolver suas campanhas.

Do mesmo modo que, agências podem incluir especialistas em marketing nas equipes para um serviço mais completo. Em empresas menores, é comum que analistas de marketing também sejam responsáveis pela criação de peças de comunicação.

No cargo de analista de marketing digital, sobretudo, é comum que o profissional cuide de toda a parte estratégica, conceitual e criativa das ações online.

Como pudemos ver, uma agência de publicidade tem inúmeros cargos e áreas de atuação possíveis, desde o atendimento de contas até o produtor RTV.

Leia mais: Pesquisa Competitiva passo a passo

5. Diferenças entre Marketing e Publicidade: Habilidades

Para finalizar, as habilidades necessárias para atuar na área de marketing e publicidade variam muito, como você pode imaginar.

Você deve ter notado também que alguns cargos são mais estratégicos e outros mais criativos, mesclando as competências técnicas e comportamentais. Porém, essas são as habilidades imprescindíveis para as duas especialidades:

  • Excelente habilidade de comunicação
  • Resiliência, iniciativa e dinamismo
  • Capacidade de gestão de recursos, tempo e pessoas
  • Pensamento estratégico e analítico
  • Criatividade e capacidade de transformar ideias em negócios
  • Amplo repertório cultural com atualização constante
  • Empatia e inteligência emocional para compreender a visão do outro.

Agora você sabe qual a diferença entre marketing e publicidade! O que achou do conteúdo? 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak